Caetano saiu do governo magoado e não disputará a prefeitura

O secretário especial Thiago Caetano entregou ontem a sua carta de demissão ao governador Gladson Cameli, mas não será candidato a nada na eleição municipal. Deverá pedir de imediato a sua volta aos quadros do DNIT, órgão do qual engenheiro concursado. A gota de água que o levou a esta decisão foi ter sido chamado pelo chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade e ter recebido o pedido que se fosse ser candidato a prefeito de Rio Branco teria que deixar o governo. Thiago considerou isso uma humilhação, por até o momento o governador não ter se posicionado se o PROGRESSISTAS, seu partido, terá candidato à PMRB. “Como secretário esperava a consideração de ter sido comunicado pelo governador”, revelou a um auxiliar mais próximo. No pedido de demissão Thiago fez um relato da sua atuação, entregando cerca de 50 obras, e ter dado uma colaboração expressiva na campanha do Gladson, quando, ele passou 30 dias, recluso em um trecho da BR-364, para a estrada não fechar, porque se isso acontecesse seria usado como bandeira de ataques da oposição. Quem conversou com o Thiago depois do seu ato, diz que ele se encontra completamente decepcionado, magoado, com a forma como ele foi tratado, sem ao menos ser convocado pelo governador para uma conversa. Pela sua lealdade jamais esperava que sofresse a humilhação. Limitou-se a dizer sobre a sua saída, que vai continuar orando para que o governo dê certo.
MESMO DISCURSO
Quem também foi chamado ontem pelo chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, para ser cientificado que se quiser ser candidato tem de deixar o governo foi Luziel Carvalho. Não se sabe se tomará a mesma decisão do Thiago Caetano, que resolveu pedir demissão.
QUADRO CONTURBADO
É um quadro conturbado, que não é bom para a imagem do governo, já que passa a impressão de viver desencontros internos. Se o Gladson Cameli já tivesse dito que não vai apoiar ninguém para prefeito da capital, por certo esta situação desconfortável não estaria acontecendo.
O QUE PARA FAZER NÃO SE ESPERA
O grande problema do Gladson é que não toma as decisões que são para serem tomadas logo, posterga, e o quadro acaba virando uma confusão, como no caso do seu papel na eleição municipal. O Gladson está se especializando em transformar o governo numa fábrica de crises.
JOSA VAI DE HENRIQUE
O deputado Josa da Farmácia (PODEMOS), que tem uma base eleitoral cativa e foi bem votado em Cruzeiro do Sul, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que vai apoiar o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSD) para prefeito. A sua entrada na candidatura do Henrique a fortalece.
ELEIÇÃO DISPUTADA
Esta eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul deverá ser uma das mais disputadas.
É UMA FERA
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) é uma fera na política. Já conseguiu tirar a posição de protagonista do deputado Jenilson Lopes (PSB) na formação de uma frente política para disputar a prefeitura de Tarauacá.
PAGANDO O PREÇO
O presidente Bolsonaro está pagando um preço alto por ter quebrado a relação promíscua da troca de favores que existia entre o Congresso e quem ocupa a presidência, por isso a rebeldia de grupos políticos. Há um ditado que diz que, a parte mais doída do corpo humano é o bolso.
BALÃO NOS TUCANOS
O ex-prefeito Rodrigo Damasceno, que chegou a ser anunciado como a mais nova estrela do PSDB em Tarauacá, acabou dando um balão nos tucanos e voltou ao ninho do PT e PCdoB.
BRUXO APOSENTADO
Uma das figuras mais polêmicas do PT nos últimos 20 anos, Carioca, amado e odiado pelos aliados na mesma intensidade, recolheu-se e vive da UFAC, onde leciona, para casa e vice-versa, não fala de política. O Carioca é dos poucos da cúpula do PT, que não enricou no poder.
CHAPA DOS SONHOS
O deputado Daniel Zen (PT) sonha com uma chapa disputando a prefeitura de Cruzeiro do Sul formada pelo ex-deputado federal César Messias (PSB) e o professor Marcelo Siqueira (PT). Mas não encontra eco, procurado, César diz que perdeu a tesão para voltar a ser prefeito.
METER A MÃO NO BOLSO
César Messias conhece os caminhos da política e sabe que fora do poder teria que meter a mão no bolso para complementar uma campanha para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Uma coisa é ser o candidato do poder, e a outra é ser candidato por uma oposição sem cargos.
OUTRA HISTÓRIA
É bom o professor Marcelo Siqueira (PT), um quadro preparado, não ficar entusiasmado, em aparecer em terceiro lugar em recente pesquisa para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Já sentiu na pele o que é disputar uma campanha sem uma estrutura, que é fundamental na disputa.
UMA OBSERVAÇÃO
Um leitor comentou ontem ao BLOG de que, se ele tivesse cem cabos-eleitorais ferrenhos nas redes sociais, como a mulher do engenheiro Thiago Caetano, sairia candidato a governador.
FECHADO EM COPAS
O governador Gladson fechou-se em copas e está dando aos dirigentes do PROGRESSISTAS, seu partido, um castigo para penitente, ao não se posicionar sobre uma candidatura à PMRB.
NÃO TRABALHOU O NOME
Para o Gladson ter um candidato competitivo pelo seu partido para prefeito de Rio Branco, teria que ter preparado o cenário antes dos partidos aliados terem nomes na disputa da prefeitura. No quadro atual, não há mais condições de montar um amplo leque de alianças.
COMPOSIÇÃO SONHADA
O deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS) comentou ontem na ALEAC, que trabalha para ter na eleição para a prefeitura de Sena Madureira, uma chapa com ele para prefeito e Toinha Vieira (PSDB) vice. Á publicitária Charlene Lima seria destinado o espaço de ser cabo-eleitoral.
NÃO APOSTARIA MUITO
O deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS) está entusiasmado com uma enquete feita em Sena Madureira em que aparece à frente do prefeito Mazinho Serafim. Seria bom não ter isso como parâmetro. Enquete é altamente manipulável e não tem nenhuma base científica.
CRER EM PAPAI NOEL
Acreditar que uma enquete retrata uma situação política é o mesmo que crer em Papai Noel.
PREFEITO ARTICULADO
O prefeito Mazinho Serafim é extremamente articulado quando se trata de disputar eleição.
VER PARA CRER
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) mira em ser candidato a prefeito de Cruzeiro do SUL, como o BLOG deu em primeira mão. Mas ontem fez uma ressalva que, embora seu nome esteja à disposição do partido, não decidiu e prefere ver antes que estrutura contaria na campanha.
NA PINDAÍBA
O deputado Fagner Calegário (PL) parece que fez as pazes com o secretário de Educação, Mauro Sérgio, reclamou na tribuna da ALEAC que o secretário não tem atendido pela Fazenda os pedidos de suplementação orçamentária.
NOME DO PDT
O comentário circulante ontem nas rodas política era que o PDT deverá lançar Jeferson Barroso, que vem de várias derrotas eleitorais, para disputar a prefeitura da capital.
VELHA FÓRMULA
O PT foi desentocar o velho ex-prefeito Serraria para disputar a prefeitura de Capixaba.
LIMITE DA TOLERÂNCIA
O deputado Daniel Zen (PT) revelou ontem ao BLOG que o PT vai esperar até a véspera do registro das chapas pelo aceno por uma decisão da prefeita Socorro Neri. Temos tempo, diz.
QUEM SÃO OS TRÊS PORQUINHOS?
Era a pergunta que corria ontem nos meios políticos sobre uma nota enigmática de um parente do governador Gladson Cameli nas redes sociais, ameaçando com bala a quem estaria praticando o crime de “arapongagem”, os quais denominou de “três porquinhos”.
FRASE MARCANTE
“O pior governo é o mais moral. Um governo composto de cínicos é frequentemente mais tolerante e humano. Mas quando os fanáticos tomam o poder, não há limite para a opressão”. Henry Louis Mencken.

QUEM PENSOU e apostou que a bancada federal do Acre, toda formada pelos bolsonaristas Antônia Lúcia (Republicanos), Socorro Neri (PP), Gérlen Diniz (PP), Meire Serafim (União Brasil), Eduardo Veloso (União Brasil), Zezinho Barbary (PP) – alguns, inclusive, da ala mais extremista, como os deputados Roberto Duarte (Republicanos) e Ulysses Araújo) – iriam viver a pão e água no governo Lula, perderam a aposta. Pelo contrário, terão mandatos nababescos com recursos milionários em emendas parlamentares no governo petista, para conseguir apoio nas votações de interesse do Planalto. Nada imoral e nada condenável, assim funciona a política. Foi o que a VEJA desta semana retratou, e o BLOG transcreve um trecho da matéria: “O primeiro gesto (do governo Lula) mirou os deputados recém-chegados. Três bilhões de reais foram separados para os cerca de 200 congressistas que, por terem assumido os seus mandatos neste ano, não participaram da elaboração do Orçamento definido em 2022. Cada um deles terá direito a enviar 14 milhões de reais para a realização de obras em suas bases eleitorais. O governo também ampliou o valor das emendas individuais, recursos que os parlamentares destinam todos os anos aos seus estados e municípios. São 21 bilhões de reais (o dobro em relação ao ano passado). Antes, cada congressista recebia uma média de 18 milhões de reais. Agora serão 32 milhões para cada deputado….”. Como diz o velho ditado, quando alguém foi bafejado financeiramente: “Estão por cima da carne seca, com os burros amarrados na sombra”. Espera-se que estes recursos não sejam destinados a obras eleitoreiras.
PARA NÃO ESQUECER
Cada um dos três senadores do Acre, Márcio Bittar (União Brasil), Sérgio Petecão (PSD) e Alan Rick (União Brasil), terão em média 59 milhões de reais para cada um gastar em obras no estado e municípios. Também estão montados na bufunfa.
PÉSSIMO PROFESSOR
O EX-PRESIDENTE Bolsonaro passou boa parte do mandato sustentando a tese idiota de que as urnas eleitorais eram fraudáveis, e que por isso não aceitaria o resultado. Pois, não é que a idiotice fez escola no Acre! É o que se viu no horário do PCdoB na televisão, duvidando da lisura da eleição do Gladson e colocando em xeque a justiça eleitoral, por supostamente não coibir supostos abusos eleitorais. Não se segue os maus professores, Edvaldo Magalhães!
UMA SÉRIE DE FLANCOS
O governo do Gladson tem uma série de flancos na gestão, menos o de ter sido eleito de forma fraudulenta. O jogo jogado na eleição pelo Gladson foi o jogo jogado por todos os demais candidatos, não tem nenhum santo nesta história, ora, pois!
CHUPANDO O DEDO
ESSE Jorge Viana, é malvado quando pode! Além de vetar a nomeação do presidente do PT, Cesário Braga, no INCRA, continua lhe deixando chupando o dedo, sem um outro cargo federal no estado.
CONVERSA DE TRANCOSO
NÃO me lembro nem da conta das reuniões e pressões de governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, para baixar os preços das passagens áreas para o Acre. Ficou tudo no protocolo das boas intenções. E não creio que será agora que um parlamentar acreano reverterá o quadro dos preços extorsivos das passagens.
TUDO PASSA, TUDO PASSARÁ
ESSA onda de solidariedade política aos que foram atingidos pela última cheia do igarapé São Francisco, e agora do Rio Acre, não demora para cessar. É só as águas baixarem. Os pontos de alagamento vão continuar sem solução e esperando pelas próximas enchentes.
MUNDO DOS SONHOS
AQUELE projeto do senador Márcio Bittar (União Brasil), que prometia milhões de reais para solucionar o problema das cheias no igarapé São Francisco, ficou apenas no mundo dos sonhos.
NO CAMINHO CERTO
O senador Alan Rick (União Brasil) mudou aquele caminho trilhado por bolsonaristas radicais, nos primeiros dias de mandato, para fazer um mandato propositivo, com idas aos ministérios na busca de solução dos problemas acreanos. Na política tem que ser pragmático, colocando o coletivo em primeiro plano. O Alan agora está no caminho certo. A ideologia fica para os palanques eleitorais.
NÃO CONSEGUIU SE ACERTAR
O governo do Lula não conseguiu dar aquela decolada econômica, que foi projetada na campanha. O que se vê são brigas públicas entre os ministros sobre como conduzir a economia do país.
FAZENDO O QUE CRITICAVA
O Bolsonaro foi um presidente tosco, sem educação, e grosseiro no tratamento com jornalistas. E vem agora o ministro Paulo Pimenta, da SECOM, pelo mesmo caminho de desqualificar uma jornalista da CNN. Estão fazendo o mesmo que criticavam. O poder cega algumas pessoas.
NINGUÉM LEVOU A SÉRIO
BASTA se pegar as projeções ambientais do Friale para ver que vinha advertindo para a chegada de chuvas torrenciais no estado. E tudo se comprovou.
ALÉM DAS LAMENTAÇÕES
Solidariedade aos que perderam tudo na recente cheia do igarapé São Francisco. O que se espera agora é que por parte do poder público não se fique apenas nas declarações de lamento, mas que venham políticas públicas para atacar os pontos que causam alagação. Ou tudo vai se repetir.
FRASE MARCANTE
“O uísque é o melhor amigo do homem: é um cachorro engarrafado”. Vinicius de Moraes, poeta, cantor e compositor.

QUAL será o cenário para a disputa da prefeitura de Rio Branco, no próximo ano? É uma grande pergunta ainda sem resposta. Com que candidato o governador Gladson Cameli vai para o jogo? É importante saber, tem a máquina estadual. Seu partido, o PP, tem dois nomes postulando seu apoio, o prefeito Tião Bocalom e a deputada federal Socorro Neri. Ficará com qual? O senador Sérgio Petecão (PSD) estará no mesmo palanque do Gladson ou no da candidatura da oposição? O Petecão vai romper ou não com o Bocalom? Qual será o papel do líder do PT, Jorge Viana? O Marcus Alexandre volta ao PT? Será candidato a prefeito? Se não voltar ao PT, irá para qual partido? O Jenilson Leite (PSB) conseguirá unir os partidos de esquerda, em torno de uma candidatura sua? Enquanto as perguntas não forem respondidas, as pedras não estiverem todas assentadas no tabuleiro da eleição, fica impossível hoje prever como estará o quadro sucessório no próximo ano.
FREGUÊS DA GUILHOTINA
O ex-secretário da SEFAZ, Rômulo Grandidier foi a figura que mais vezes foi levado à guilhotina neste governo. Lhe incentivaram ser candidato a Federal, e foi guilhotinado. Incentivaram ele ser candidato a vice-governador, e uma nova guilhotina. Prometeram que voltaria chefiar o gabinete civil, guilhotina novamente. E agora, sem nenhum pedido do STJ, foi afastado da SEFAZ. Foi o maior freguês da guilhotina deste governo. São fatos.
VIADUTO NÃO É PRIORIDADE
COM a chuva intensa atípica, não havia como segurar a desastrosa cheia do igarapé São Francisco. Mas, o desastre ambiental trouxe uma lição: mais importante que construir praças, viadutos, obras de embelezamento, e atacar os principais pontos de alagamento da cidade.
RISO AMARELO
LENDO a coluna da amiga Angélica Paiva, fui me debruçar nas fotos do encontro do Gladson com o Jorge Viana. As lentes de fato registraram uma cara de paisagem do JV, e no máximo um riso amarelo do petista. Se pudesse, ele evitaria o encontro.
SE APEQUENA
A PF, que não é política, mas um órgão policial do Estado, junto com o MP descobriu e desbaratou um plano do PCC para sequestrar o senador Sérgio Moro e família, numa investigação séria e com prisões. O Lula se apequenou quando denominou o fato comprovado como “armação do Moro”. O Lula se apequena quando destila vingança.
REPETINDO O BOLSONARO
TODA vez que o ex-presidente Jair Bolsonaro abria a boca era um desastre, uma torrente de abobrinhas. O Lula está indo no mesmo caminho.
NÃO HÁ LUGAR PARA POLÍTICA
NESSA repentina enchente, que destruiu vários lares em Rio Branco, não há lugar para se fazer política. Não se faz política com a desgraça alheia.
TODO DIREITO
A VICE-GOVERNADORA Mailza Gomes tem todo direito de projetar uma candidatura ao governo em 2026, quando o Gladson se afastará para disputar o Senado e ela assumirá. Só que tem de combinar com o eleitorado do povão, onde não transita bem. Precisa burilar seu perfil. O voto evangélico é mais quebrado que arroz de terceira.
NISSO CONCORDO
CONCORDO pouco com as ideias de extrema direita do deputado federal Ulysses Araújo (União Brasil), mas concordo com ele de que, a leniência de muitas leis penais favorecem a impunidade e desmotivam a polícia. É comum um policial prender um bandido e ver ele liberado em seguida na Audiência de Custódia. Isso só desmotiva.
A SER ESTUDADO
COM toda a artilharia do STJ e PF contra o governo do Gladson e ao próprio, não houve abalo na sua popularidade, pelo que se nota nas redes sociais. Seu carisma falou mais alto, o Gladson é um político ainda a ser estudado, por nada o abalar.
NÃO CONSEGUIRAM
QUANDO vereadores, a Michelle Melo (PDT) e o Emerson Jarude (MDB), foram disparados destaques na Câmara Municipal de Rio Branco. Mas ainda não conseguiram como deputados o mesmo protagonismo nos debates da ALEAC.
O CPF É DELE
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném, está correto ao submeter à apreciação do TCE antes de pôr em pauta, o reajuste salarial para os vereadores, prefeito e secretários municipais. Se o ato for ilegal, o CPF que vai para o espaço é o seu.
OS MELHORES ATÉ AQUI
SILVÂNIA PINHEIRO e Rutemberg Crispim, foram sem dúvida, os melhores secretários de Comunicação até aqui, que conseguiram bem projetar o governo do Gladson, e isso em plena pandemia, que foi um momento delicado.
IMPRENSA NÃO JULGA
VEJO muitas cobranças à imprensa de não ter ido mais além ao esmiuçar a operação Ptolomeu. A imprensa não julga, quem julga é a justiça. Enquanto esta se pronunciar não se pode denominar ninguém de condenado. É do Direito.
VAI DAR PROBLEMA
VAI dar problema a denúncia nacional de que times acreanos entregaram resultados para casas de apostas, nos jogos do estadual e da Copa Verde.
SÓ SERVE PARA ISSO
NOVA sessão solene na ALEAC, na última quinta-feira. É como gazetar os debates na tribuna. Sessão solene só serve para massagear o ego do proponente e dos que são homenageados.
QUEM MELHOR DOMINA
PELAS sessões que tenho assistido, o deputado Afonso Fernandes (PL) é a grande surpresa da tribuna dos novos parlamentares, com bom domínio e boa oratória. E faz a defesa do governo com serenidade, mas firme nas convicções.
FRASE MARCANTE
“Todo sapato bonito um dia se torna chinelo velho”. Ditado chileno.

ONZE vereadores e cinco vice-prefeitos do PSD, começaram a receber a partir de hoje e com prazo para se defenderem em três dias, das acusações de infidelidades partidárias na campanha do senador Sérgio Petecão (PSD) ao governo. É o começo do processo de expulsão.
O professor Coelho, que trata da articulação política do PSD, falou ontem ao BLOG que após responderem a notificação e se defenderem, não comprovando a fidelidade, serão expulsos do partido por traição política. “Em todos os casos foram juntadas provas de infidelidade ao PSD”, revelou Coelho. Na fase seguinte será pedido na justiça o mandato dos onze vereadores.
O PSD prepara também uma remodelação completa nos quadros dos diretórios regional e municipais, sacando os integrantes que não entraram na última campanha. O PSD vai fazer uma depuração completa nos seus quadros para servir de exemplo, enfatizou o professor Coelho.
TEM QUE SER ASSIM
UM político que está filiado em um partido não pode apoiar um candidato de outro partido, porque comete infidelidade partidária. Essa ação do PSD deveria ser feita por todos os partidos.
NOME EM PAUTA
QUEM vai disputar uma vaga de vereador em Tarauacá, em 2024, é o engenheiro Hiago Aragão, que vem de uma família com tradição política. A política não vive só de medalhões, precisa de novos nomes para se renovar. Com novos nomes no parlamento, sempre vêm novas ideias.
RESQUÍCIOS DE CAMPANHA
“PARA quem conhece as entranhas do PT, não é novidade o veto do Jorge Viana à ida do presidente do PT, Cesário Braga, para o INCRA. É o troco. Cesário foi um dos que defendeu a candidatura do Ney Amorim ao Senado, que culminou num abraço dos afogados com o Jorge”. Comentário enviado por um amigo do PT, que preservo o nome.
NÃO É MOMENTO DE TEÓRICOS
“NEM se discute nesta quizumba dentro do PT, a capacidade técnica do engenheiro Márcio Alécio para comandar o INCRA. Indicação do Jorge. Só que o PT, no fundo do poço no estado, precisa mais de alguém que faça política do que um intelectual e teórico. E, se tem algo que o Cesário faz é política”. Comentário da mesma fonte ao BLOG.
MEU COMENTÁRIO
O GRANDE problema do PT hoje é que existem muitas bocas para o pirão de poucos cargos federais no estado. Sempre terá descontentes.
NÃO COMENTOU
MANDEI perguntas ao ex-senador Jorge Viana sobre este episódio desgastante do PT, mas até o fechamento do BLOG não tinha se pronunciado.
É ACREDITAR EM PAPAI NOEL
É mais fácil acreditar em Papai Noel, que vai nevar no Acre em pleno mês de agosto; do que duvidar de que o governador Gladson e o Jorge Viana não tenham conversado sobre política partidária, no encontro de ontem. Claro que fez parte do menu.
APENAS UM COMENTÁRIO
NÃO tenho nem um dado concreto para fazer a afirmação. É apenas uma ilação. Mas não duvido que em 2026 possa ter uma chapa com Jorge Viana ao governo, Gladson e Sérgio Petecão ao Senado.
NÃO APOSTEM CONTRA
TAMBÉM não apostem contra o Gladson e o Petecão estarem no mesmo palanque em 2024, apoiando um candidato a prefeito da capital. E não descarto que possa ser até o Marcus Alexandre. Em política tem o improvável, não o impossível.
FIM DA LUA DE MEL
PELO que se viu na reunião de ontem da Comissão de Orçamento da ALEAC, com cobranças de deputados ao secretário de Saúde, Pedro Pascoal, dá para dizer que, acabou a lua de mel com o secretário, que ocupa uma das pastas mais difíceis de gerir. A Saúde é uma máquina de moer perfis.
SEM POLITICAGEM
Tem deputado que, ao cobrar a contratação de concursados do Cadastro de Reserva, sem que antes os que foram aprovados sejam todos contratados, faz politicagem. O carro não anda adiante dos bois. Estão jogando para a plateia.
OUTRO JOGO
O PREFEITO Bocalom tinha no vereador N.Lima (PP) no comando da Câmara Municipal de Rio Branco, um aliado. Já o atual presidente Raimundo Neném, mostrou não rezar na sua cartilha.
FERIDA EDUCACIONAL
O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) tocou numa ferida educacional, a alta evasão escolar no estado, acima da média nacional. É um assunto que comporta um amplo debate. Não basta só construir escolas e dar reajuste aos professores. Foi positivo o deputado levantar o tema na ALEAC.
COMO APANHA, A ROSANA!
É LIGAR o Gazeta Alerta, na TV-GAZETA, e os vídeos enviados pelos moradores de Senador Guiomard são só de chicotadas na prefeita Rosana Gomes. Ontem, foi a vez do SINTEAC lhe acossar na prefeitura. Precisa dar uma guinada urgente na gestão, se quiser ainda ter chance na reeleição.
MUITO MAIS CHANCE
A ex-deputada federal Vanda Milani (PROS) cometeu um erro em não disputar a reeleição. Por certo, teria mais chance de reeleição, do que seu filho Israel Milani se eleger; o que acabou se comprovando nas urnas. Na política, errar é fatal.
FRASE MARCANTE
“Nenhum mal de sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos…” Salmos 91

“Quero saber. Tenho o direito de saber o motivo pelo qual o Jorge Viana vetou o meu nome para comandar o INCRA, no estado. Não gostar de mim, sei que não gosta, mas não é argumento. Aceitaria sem contestar que fosse escolhido um Sibá, uma Nazaré Araújo ou qualquer outro companheiro. Mas onde estava o servidor do INCRA indicado pelo Jorge Viana, na luta pela soltura do Lula, nas campanhas do PT, na última eleição? Ao lado do PT não estava”. Foi o desabafo feito ontem pelo presidente do PT, Cesário Braga.
Conversei com outro importante membro do PT sobre o caso, e me explicou o veto: “O Jorge Viana não gosta do Cesário, esse foi o principal ponto. E não gosta por ser o Cesário uma voz que contesta dentro do PT”. Há um movimento dentro do PT para que a Executiva Regional coloque este assunto em discussão com a presença do Jorge Viana, para esclarecer o veto.
O Cesário, segundo um ex-parlamentar do PT, pode ser comparado à figura mitológica de Sísifo, que foi condenado pelos Deuses como castigo a carregar uma pedra até o alto de uma montanha. Só que ao chegar ao cume a pedra escapole, e Sísifo tem que refazer todo o esforço. Cesário foi condenado a só carregar pedras dentro do PT. Uma comparação com sentido.
AFONSO FERNANDES
UM novato que começa a se destacar na ALEAC é o deputado Afonso Fernandes (PL), com boa oratória, e levantando bons temas. Entre eles o que o atendimento na Saúde seja mais humanizado já no primeiro contato com o paciente, pois quem procura uma unidade de saúde chega fragilizado emocional e fisicamente. O debate foi feito ontem na reunião da Comissão de Saúde da ALEAC, com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Tocou num tema que sempre é alvo de reclamações por quem procura socorro médico.
PARA REGISTRO
NÃO é para agradar, mas quem deu o pontapé inicial da Reforma Tributária que vai entrar em debate no Congresso, foi o então deputado federal Alan Rick (UB), no seu relatório sobre o projeto.
NÃO TEM QUE ABRIR
TODOS com os quais converso sobre o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, dizem ser ele um gestor sério no trato com a coisa pública. Tem que então que ir para o enfrentamento, sem ceder, com os vereadores que querem lhe cassar. Se fizerem essa besteira, a justiça derruba em Liminar.
ANTECIPAR ELEIÇÃO
ESTE movimento para lhe cassar não tem a menor base jurídica, na verdade é uma antecipação da eleição municipal, desencadeada por adversários.
DADO COMO CERTO
ALIADOS do senador Sérgio Petecão (PSD) dão como certo que, o ex-prefeito Marcus Alexandre vai se filiar ao partido para disputar a prefeitura da capital, no próximo ano. O PSD não tem um nome forte no seu quadro para entrar na disputa.
JACA MADURA
MARCUS não falou nada até o momento se será ou não candidato à PMRB. Mas, a uma dedução pode-se chegar: fora do PT, ele será um nome muito competitivo; no PT, desaba como jaca madura no eleitorado, devido ao desgaste da sigla.
PODE PREPARAR O PLANO B
CASO a deputada federal Socorro Neri (PP) assuma o diretório municipal do PP, o prefeito Tião Bocalom pode preparar o Plano B de outro partido, para disputar a reeleição, pois, será brecado no PP.
UM BOM MENINO
O ALYSSON BESTENE é um figura cordata, boa índole, bom menino, mas lhe falta empatia com o eleitorado para disputar a prefeitura da capital.
MESMO PERFIL
ALYSSON BESTENE tem o mesmo perfil político da vice-governadora Mailza Gomes, inatacável, mas ambos não têm carisma que os afine com o povão.
PRATOS LIMPOS
O deputado André da Farmácia (PDT) colocou ontem em pratos limpos, na ALEAC, a questão do DNIT e da BR-364. Só existem 200 milhões em caixa, E, se vierem os 600 milhões, o órgão só tem previsão de movimentar 300 milhões. Traduzindo, : Vai mais uma vez se enxugar gelo com paliativos, e no próximo inverno voltará o mesmo problema.
PONTO IMPORTANTE
O DEPUTADO André ainda tocou num ponto sobre o qual os bolsonaristas radicais ficam calados: o Bolsonaro não destinou um centavo furado para a 364. E, mesmo assim explodiu de votos no Juruá.
VIRANDO CABO-ELEITORAL
NÃO tem a velha história do fale mal, mas fale de mim? Pois é, o Lula e seus ministros estão virando os maiores cabos-eleitorais do Bolsonaro. Toda entrevista, ou discurso, citam o seu nome.
ÚNICO NOME
O único nome posto declarado até aqui como candidato a prefeito de Brasiléia na eleição do próximo ano, é o ex-vereador Joelson Pontes (PP).
Á MARIA O QUE É DA MARIA
NINGUÉM mais do que a deputada Maria Antônia (PP) tem mérito na implantação do IML em Brasiléia. É uma defesa que fez em vários governos, e não somente no atual.
FRASE MARCANTE
“Só o inimigo não trai nunca”. Nelson Rodrigues, escritor.
-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
Destaque 6
Asfalto cede entre as 4 Bocas e Rio Branco e BR-364 é interditada
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
OPORTUNIDADE
Correios abre processo seletivo com 14 vagas de Jovem Aprendiz para o Acre
-
O OUTRO LADO
Motoqueiro levado por correnteza tentava salvar família ilhada
-
Destaque 2
Em meio à correnteza no Acre, pai salva filhos gêmeos e comove internet
-
ILHADOS
Fit e Renegade ficam “presos” em ponto inundado ao lado da Havan
-
MAIS UM FORA
Jogador acreano assina com time da 2ª divisão da Croácia