Conecte-se agora

Bloco Urubu Cheiroso faz o ‘esquenta’ de Carnaval na Capital

Publicado

em

Uma queima de fogos anunciou a chegada do bloco Urubu Cheiroso ao Mercado Velho, região central de Rio Branco. A festa deste domingo, 23, promoveu o esquenta da apresentação dos blocos pela avenida. O Urubu Cheiroso percorreu a Epaminondas Jácome e passou pelas duas pontes, Juscelino Kubitschek e Cel. Sebastião Dantas, em cortejo, arrastando dezenas de foliões.

A festa de bloco é duradoura. Consagrado como um dos mais antigos da cidade, o Urubu Cheiroso está completando 40 anos de tradição. Moradores da capital e do interior do Acre marcaram presença no desfile. Pais e filhos fantasiados, comerciantes animados, famílias reunidas, assim se estendeu a festa.

Às 21 horas, é a vez do grupo Clube Retrô e o Bloco do Iê Iê Iê apresentarem clássicos dos Beatles em ritmo de Carnaval. A noite de carnaval deste domingo encerra com a apresentação de Álamo Kário e banda.

Também tem a festa carnavalesca que prossegue com programações apoiadas pela prefeitura municipal nos bairros Manoel Julião, Procon, Cadeia Velha, Universitário, Aeroporto Velho e Cidade do Povo. A festa da prefeitura de Rio Branco nesses bairros começou às 18 horas e dura até a madrugada.

Veja o vídeo:

[videopress Ayvwt2pN]

 

Cotidiano

Cantor Tierry, do hit Cabeça Branca e Rita, abre 26° Festival de Praia de Boca do Acre

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 1, a prefeitura de Boca do Acre confirmou uma das principais atrações para a 26° edição do Festival de Praial da cidade.

O cantor Tierry, com vários sucessos nacional como as músicas “Rita”, “Hackearam-me” e “Cabeça Branca”, deve abrir a primeira noite do evento.

O prefeito do município, Zeca Cruz, falou sobre a novidade.

“Faremos, mais uma vez, um grande evento, com uma grande estrutura para o povo de Boca do Acre. Tenho certeza que será um show pra ficar na história”, abordou.

O festival de Praia vai iniciar dia 27 de agosto e encerra em 11 de setembro, na tradicional Praia do Gado, as margens do rio Purus.

Mais informações sobre a festividade devem ser divulgadas em breve.

Continuar lendo

Acre

Rio Acre está quase 1,5 metro abaixo da média histórica em agosto

Publicado

em

As plataformas utilizadas pelo Governo do Estado para medir o nível dos rios registraram redução de nível na leitura da manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, no Rio Acre em Rio Branco: o manancial começou o mês de agosto medindo 1,73 metro na capital.

Isso significa que o Rio Acre está 1,38 metro abaixo da média histórica para o dia 1º de agosto, que é 3,11 metros.

Em Brasiléia, o Rio Acre está medindo 1,43 metro. Não há leitura em Assis Brasil mas todas as demais plataformas registram vazante em relação às medições anteriores.

O maior acumulado de chuva no Estado do Acre neste 1º dia de agosto ocorreu em Santa Rosa do Purus, que registrou 6,0 milímetros de chuva.

Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico do Brasil, compilados pelo governo acreano.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura avança na recuperação de ruas e ramais de Porto Walter

Publicado

em

Em parceria com o governo do Estado, a prefeitura de Porto Walter avança na recuperação e melhoramento de ruas e ramais, o que tem garantido mudanças no cenário do município.

Na zona urbana os trabalhos são executados agora na Ruas Dom Luiz Herbert e da Escola Manoel Moreira. E nesta segunda-feira, 1° de agosto, o prefeito César Andrade acompanhou a intensificação das frentes de serviços que atuam nos bairros do município.

“Nosso objetivo é tapar todos os buracos recuperando as vias danificadas. Com as ruas e os ramais em boas condições a gente reduz os transtornos da população, valoriza o produtor rural e todo mundo sai ganhando. O apoio do DERACRE tem sido muito importante”, avaliou o prefeito.

Continuar lendo

Acre

Município de Feijó segue liderando ranking das queimadas no Acre

Publicado

em

Foram registrados 1.442 focos de queimadas segundo o satélite S-NPP, entre os dia 1 de janeiro e 31 de julho de 2022. Os números, até agora, são menores que igual período do ano passado. O satélite S-NPP é um dos que fornecem os dados utilizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Povos Indígenas (Semapi) para análise de desmate e queima no Acre.

O município de Feijó registrou 13,38% desses focos, com total de 193 focos. Em seguida vem Tarauacá com 188 focos -ou 13,04% do total – e Rio Branco (9,9%) com 144 focos.

Feijó é o líder do ranking de incêndios em 2022 em todos os boletins fornecidos pelos satélites utilizado pela Semapi. Só em julho foram 125 focos naquele município.

A detecção de focos de queima é feita a partir de imagens captadas por satélites. Cada satélite, seja ele polar ou geoestacionário, possui um sensor óptico. Os sensores de satélites polares, utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), são o AVHRR/3 dos NOAA-18, NOAA-19, METOP-B, MODIS dos NASA TERRA, AQUA, VIIRS do Suomi-NPP, NOAA-20 e os sensores dos satélites geoestacionários são o GOES-16, MSG-3.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!