Conecte-se agora

Hospital de Mâncio Lima recebe aparelho de eletrocardiograma e desfibrilador

Publicado

em

O Hospital Dr. Abel Pinheiro Filho de Mâncio Lima (que segue em obras há quase dois anos), recebeu equipamentos que poderão salvar vidas: um aparelho de eletrocardiograma e um desfibrilador.

Em caso de urgência cardíaca, os pacientes tinham que ser transportados para Cruzeiro do Sul, situação que deverá mudar com o funcionamento dos aparelhos.

O diretor da unidade hospitalar, Josianis Araújo, diz que apesar das dificuldades devido ao espaço reduzido por causa da obra, os atendimentos prosseguem. “Pode sim haver uma certa demora, mas em 2019 contabilizamos cerca de 100 mil procedimentos. E agradecemos ao governo do Estado pelo eletrocardiograma e o desfibrilador, muito importantes pra nossa cidade”.

Os aparelhos

O eletrocardiograma, também chamado de ECG é o exame que detecta se existe alguma falha no funcionamento do coração. Usado para detectar arritmias, taquicardias, bradicardias ou indícios de infarto.

O ECG é simples e rápido e o gráfico gerado mostra se o ritmo e intensidade dos batimentos cardíacos estão dentro do normal – entre 60 e 100 bpm. O eletrocardiograma também é capaz de monitorar se dispositivos como marca-passo, estão funcionando.

O desfibrilador é o aparelho que restabelece o ritmo cardíaco do paciente em casos de parada cardiorrespiratória. Emite uma carga elétrica moderada no coração que está sofrendo algum tipo de arritmia. Este choque reorganiza as células do organismo e estimula o órgão a bombear o sangue e voltar ao seu funcionamento normal.

Na rede

Mâncio Lima retoma aulas presenciais na rede municipal

Publicado

em

Fechadas desde de 18 de março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, as 31 escolas da rede municipal de Mâncio Lima têm data prevista para retomarem às aulas presenciais na segunda-feira, 11 de outubro.  O retorno gradual acontecerá em três etapas e começa em um momento de melhora dos indicadores epidemiológicos na cidade, com o avanço da campanha de vacinação. 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – SEMEC, a primeira fase da retomada parcial das aulas e demais atividades presenciais será para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e Educação Infantil (turmas de 05 anos da Pré-escola) com um terço de cada turma. 

Como o retorno não é obrigatório, as divisões feitas por equipes das próprias escolas vão considerar “a quantidade de alunos que os pais autorizaram e a quantidade de profissionais imunizados”.

A segunda fase inicia 21 dias após a data do início da primeira fase, nesta etapa será permitida a retomada parcial dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e Educação Infantil (turmas de 04 anos) também com um terço das turmas, considerando as mesmas condições citadas anteriormente. 

Já a terceira e última fase deve ter início em 11 de dezembro, na qual será permitida a volta dos demais anos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, considerando as mesmas condições e critérios citados anteriormente.  A rede municipal de ensino conta atualmente com 3.102 estudantes matriculados.

Paralelo a definição dos critérios e de retomada das aulas, a Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o SENAC, realizou uma capacitação para os servidores da educação referente aos protocolos sanitários e boas práticas no combate a covid-19 nas escolas. A capacitação, que teve uma carga horária de 16 horas, trouxe noções básicas de cuidados e segurança tanto para os pais, quanto para o corpo docente das unidades escolares, bem como o uso correto da máscara e álcool em gel.

O boletim epidemiológico mais recente aponta que Mâncio Lima soma 3.588 casos, 3.547 curados e 41 óbitos provocados pela Covid-19 desde o início da pandemia. Por outro lado, a cidade já vacinou 98,42% da população com a primeira dose, 51,40% com as duas e dose única.

Protocolos

Além das restrições de capacidade, alunos e professores precisarão seguir também outras medidas de prevenção ao contágio da Covid-19:

Uso de máscara cobrindo boca e nariz e o protetor facial será obrigatório para todos os profissionais, visitantes e estudantes das faixas etárias recomendadas pelas autoridades de saúde;

Aferição de temperatura;

Uso de álcool em gel;

Não utilização de bebedouros, exceto para encher garrafinhas;

Distanciamento entre carteiras e nas demais áreas compartilhadas (internas e externas);

Pactuar as rotinas para a frequência aos banheiros e uso dos equipamentos coletivos, de forma que seja exequível a apropriada higienização e que se evitem aglomerações em tais ambientes;

Sinalizações sobre boas práticas nas unidades de ensino;

Alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe não deverão ir, e a família deverá comunicar a escola imediatamente;

Os funcionários que se encontram no grupo de risco devem ter suas jornadas de trabalho redirecionadas para o cumprimento de atividades que possam ser realizadas de maneira remota.

A retomada das atividades presenciais exigirá a adoção de estratégias de ensino que privilegiem o papel do aluno como sujeito de processo de aprendizagem. A retomada das escolas da zona rural obedecerá aos mesmos critérios, porém, em função do número de alunos por sala de aula o percentual de presença em sala de aula será definido pela SEMEC. 

Na primeira semana de aulas, os estudantes receberão informações sobre o que é uma pandemia, como se transmite a doença, práticas sobre distanciamento físico, higiene das mãos e procedimentos gerais. Isso será adaptado à idade dos estudantes (design gráfico, vídeo explicativo, música, representação da distância de um metro, etc.).

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter começa a pagar salário de servidores nesta quarta-feira; veja o calendário

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter inicia nesta quarta-feira, 22, o pagamento do  salário relativo ao mês de setembro dos servidores municipais. O pagamento prossegue quinta, 23 e sexta, 24, quando receberão todos os servidores  efetivos, provisórios e  comissionados.

O prefeito Cézar Andrade destaca que mesmo se tratando do cumprimento  das obrigações constitucionais, a antecipação é possível graças ao esforço da gestão para cumprir seus compromissos.

“Pagamento antes do final do mês significa cumprir a nossa obrigação de gestor, tendo respeito pelos servidores, zelando pelo funcionamento da máquina pública e tendo preocupação com a economia do município, que fica aquecida”, enfatiza.

Veja o calendário

Dia 22/08

Sec.  de Assistência Social;

Sec. de Meio-Ambiente;

Gab. do Vice-Prefeito;

Sec. de administração;

Sec. de Planejamento;

Sec. de Agricultura;

Sec. de Finanças;

Gab. do Prefeito;

Conselho Tutelar;

Procuradoria;

Sec. de Obras.

Dia 23/08

Sec. de Educação: Professores Efetivos;

Sec. de Educação: Apoio Efetivos;

Professores Temporários.

Dia 24/08

Agentes de Endemias;

Técnicos em Enfermagem;

Agentes Comunitários de Saúde;

Sec.de Saúde – Efetivos;

Sec. de Saúde – Comissionados;

Servidores da equipe COVID-19.

Continuar lendo

Na rede

Cidades do Juruá são alvo de operação da PF contra o tráfico

Publicado

em

A Polícia Federal de Cruzeiro do Sul deflagrou nesta quarta-feira, 22, a Operação Seabra com objetivo de  desarticular organização criminosa que atua no tráfico de drogas em  Cruzeiro,  Mâncio Lima e Tarauacá.

Foram cumpridos 16 mandados judiciais da 2 ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, sendo 9 de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva, na cidade de Mâncio Lima, com aproximadamente 35 policiais.

A  investigação é  realizada em parceria com as polícias Civil e  Militar. Os mandados foram cumpridos a fim de encontrar mais indícios da participação dos envolvidos nas condutas descritas nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas).

Seabra (da operação) era o nome antigo de Tarauacá, fundada em 1907.

Continuar lendo

Na rede

Tiroteio acaba com um baleado na cabeça e outro foragido em Mâncio Lima

Publicado

em

Um tiroteio entre a Polícia Militar e criminosos no Ramal do Pentecoste, situado em Mâncio Lima, acabou com Jhonatas Silva Rocha, de 18 anos, baleado na cabeça. Outros dois comparsas também foram presos e um terceiro conseguiu fugir pelo matagal. O caso aconteceu no final da manhã desta terça-feira (21).

Segundo o comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, coronel Evandro Bezerra, a motocicleta que o trio mantinha havia sido roubada do Bairro Aeroporto Velho. “A moto foi  roubada no estacionamento do Hospital do Juruá, dias atrás”, citou o militar.

Jhonatas Silva chegou ao Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul consciente e se comunicando. As buscas seguem pelo fugitivo, identificado como Babá.

Coronel Evandro Bezerra cita que Jhonatas se feriu enquanto tentava fugir de moto e que a perícia vai apurar se o tiro que o atingiu partiu da arma dos policiais.

Segundo ele, a guarnição PM do Posto Rodoviário Igarapé Preto foi verificar denúncia de ataques de roubo e furto na Comunidade Alto Pentecostes, se deparando  com três criminosos, sendo dois deles em  uma motocicleta. Ele conta que os mesmos  tentaram fugir e atiraram contra os policiais, que revidaram.

“Os policiais revidaram a  injusta agressão. Os dois criminosos caíram da motocicleta, onde um ficou ferido com um corte na cabeça, sem aparente risco, sendo presos. O terceiro agente se evadiu pela mata. Foi solicitado o  Samu e perícia para os procedimentos cabíveis. Na ação foram presos três criminosos – entre eles o receptador dos produtos de crime e recuperados uma motocicleta, roçadeira e peças de fios, produtos de delitos. O ferimento na cabeça pode ter sido do disparo, mas também pode ser queda. Só a aguardar a perícia”, relata.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas