Na “ecológica” Xapuri, sucatas de máquinas de xerox são descartadas em via pública

Na cidade natal de Chico Mendes, terra que em razão da luta e do ideal defendido pelo líder seringueiro ficou conhecida em todo o mundo como a “meca do ambientalismo”, alguns moradores dão péssimo exemplo de consciência ecológica.
Uma mostra disso foi registrada na rua Amadeo Dantas, que dá acesso ao conjunto habitacional que tem o mesmo nome, onde três máquinas fotocopiadoras (xerox) foram descartadas em plena via pública, na manhã da última quarta-feira, 25.
No decorrer desta quinta-feira, 26, as sucatas continuavam no local sem que se soubesse de onde vieram ou por quem foram ali jogadas. No local, é comum que os moradores se desfaçam de diversos tipos de equipamentos, como geladeiras e fogões velhos.
Chama a atenção o fato de sujeira ser feita em um bairro onde os índices de notificação de casos de dengue foram altos neste ano. Em janeiro passado, foram mais de 70 casos suspeitos no conjunto Amadeo Dantas e contornos.
Não se sabe, no entanto, se as máquinas de xerox foram descartadas por moradores do bairro. Pessoas com que a reportagem do ac24horas conversou não tinham conhecimento de como a parafernália foi parar ali.
A assessoria de comunicação do gabinete do prefeito Ubiracy Vasconcelos afirmou que a prefeitura não foi comunicada do descarte e informou que a Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) seria comunicada imediatamente para fazer a retirada das máquinas.

A família de Natiele Batista Vieira está inconformada com o atendimento da Maternidade Bárbara Heliodora. Grávida de gêmeos, com nove meses de gestação, Natiele deu entrada na unidade de saúde às 9 horas da manhã desta terça-feira, 2.
Além da gestação, a mulher, moradora da Transacreana, de 26 anos, é portadora de necessidades especiais e testou positivo para Covid-19. No entendimento da família, todas essas condicionantes eram motivos para agilizar o atendimento à Natiele. O que ocorreu, segundo a família, foi totalmente o inverso.
De acordo com a tia da paciente, Jocimar Silva dos Santos, que acompanha Natiele, após quase 12 horas na Maternidade, um médico não identificado disse que a cirurgia só seria realizada na quarta-feira. “A minha sobrinha está sem comer e sem beber água desde de manhã. O médico alegou que como ela tava com Covid a cirurgia ia ficar só para amanhã, já que se fizesse a cirurgia da minha sobrinha ia ter que desinfectar a sala. Era para ser o contrário, por ela tá doente, tinha que ter prioridade”, afirma.
O ac24horas procurou a direção da Maternidade Bárbara Heliodora na noite desta terça, mas não conseguiu contato para um posicionamento da unidade de saúde.

O secretário de segurança Paulo Cézar, explicou em entrevista à jornalista Lilia Camargo nesta terça-feira, 02, pontos acerca do lockdown que entrará em vigor aos sábados, domingos e feriados, em todo o território do Estado do Acre.
Segundo ele, as igrejas poderão funcionar em razão que não consta nenhum objeto no decreto que as impeça de abrir aos finais de semana, já que elas não são consideradas uma atividade comercial, portanto, poderão funcionar durante o final de semana.
Já em relação aos motoristas de aplicativo, o secretário destacou que eles não poderão funcionar devido estarem enquadrados em atividade comercial.
“Não. Pois trata-se de uma atividade comercial e toda atividade comercial está suspensa aos fins de semana e feriados, com exceção das farmácias, hospitais, postos de combustíveis, delivery e funerárias”, encerrou.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Quase um mês depois de deixar mais de 10 bairros atingidos pela alegação neste mês de fevereiro, o Rio Acre saiu da cota de transbordamento neste sábado (27). Confirme última medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 9 horas, o manancial registrava 13,84 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros em Rio Branco.
Entretanto, o nível do Rio Acre ainda está acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros na capital acreana. Até o momento, 78 pessoas continuam desabrigadas na cidade.
Cerca de 2.740 famílias foram atingidas pela enchente na Capital. Quase 20 mil pessoas no total foram afetadas pela cheia. Destas, 600 tiveram de ser realizadas para outros locais fora de risco.
A Defesa Civil Municipal alerta que ainda há previsões de muita chuva na capital do Acre, o que deve fazer com que o Rio Acre possa elevar novamente o nível das águas.

Nesta segunda-feira, 22, o nível do Rio Acre permanece em vazante. Na medição realizada às 6 horas da manhã, a cota era de 15,31 metros, o que significa 49 centímetros a menos do que o maior nível alcançado nesta enchente quando o Rio Acre chegou a 15,80 metros.
Em razão da subida, o número de desabrigados e desalojados não teve alteração nas últimas 24 horas. Aproximadamente 630 moradores de diversos bairros na capital acreana estão atingidos pela cheia, sendo que 68 famílias estão nos abrigos montados pela prefeitura e outras 132 foram levadas para casa de familiares.
Mesmo com a redução do nível do rio, a Defesa Civil continua trabalhando com a previsão de nova cheia. “Infelizmente ainda é essa a nossa expectativa, já que temos um volume muito grande vindo dos municípios. Em Assis Brasil o rio baixou dois metros e essa água vai chegar aqui. A boa notícia é que o Riozinho do Rola teve uma vazante de meio metro e não tivemos impacto em Rio Branco”, afirma Major Falcão da Defesa Civil Municipal.
-
Extra Total 2
Com inauguração prevista para 18 de março, ponte do Rio Madeira está em fase de conclusão
-
Extra Total 2
Mais de 20 idosos do Lar Vicentinos vacinados com a 2ª dose estão com Covid-19 e 2 morreram pela doença
-
Cotidiano
Mesmo estendendo tapete preto, Gladson abre comércio e determina lockdown aos finais de semana
-
PROMOÇÃO
Companhia lança passagens aéreas de ida e volta por R$ 606 de Rio Branco para São Paulo
-
QUE SITUAÇÃO!
Mãe morre por Covid-19 enquanto filhos enterravam o pai
-
Na rede
Jovem é morta com 11 facadas em Cruzeiro do Sul
-
Cotidiano
Ex-servidor do Idaf que legalizava furtos de gados é preso em operação no Acre
-
NA JUSTIÇA
Perícia vai reconstituir acidente que matou a jovem Maicline Costa