Menu

Uma opinião acima de qualquer suspeita 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A entrevista da Juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos,  traçando um retrato sem distorção do cenário do quadro da violência na capital ao programa “Boa Conversa”, que apresentamos com o colega Astério Moreira, no ac24horas, não deve ser vista pelos falcões do governo, como uma agressão, como crítica política, mas como declarações sinceras, corajosas, de assuntos sobre os quais os que estão no poder devem se debruçar para buscar caminhos de  soluções. Quando uma das maiores autoridades da magistratura na área penal diz que, teme andar nos bairros periféricos por causa da violência, que a cidade continua sendo muito violenta, e que ao preso primário, aquele que pratica um pequeno furto, não resta outra opção ao não ser a de aderir a uma das facções que dominam o presídio Fernando de Oliveira Conde, é para se fazer reflexões. Não conheço ninguém que torça para que o combate aos grupos criminosos fracasse, porque se fracassar, a grande prejudicada será a população. A entrevista deve servir de combustível para os que comandam o sistema de segurança continuem avançando na luta contra o crime organizado. Não fica bem repetir os ataques de faniquitos dados na gestão anterior do PT, quando uma crítica era feita aos gestores da Segurança.


TEMPO ESGOTADO


O tempo, a partir de janeiro, está esgotado para o secretário de Saúde, Alysson Bestene, provar que a sua volta ao cargo foi uma medida acertada pelo governador. Terá de trocar as constantes reuniões, comentários sobre o SUS, por uma ação efetiva para mudar o quadro caótico.


DA MAIOR HIPOCRISIA


É da maior hipocrisia se dizer ser contra o Fundo Eleitoral e usar seus recursos na eleição.


BOLA DA VEZ


Pedi a um amigo, que é profundo conhecedor de cálculos eleitorais para traçar um cenário sobre quem assumiria na vaga do deputado Josa da Farmácia (PRB), caso a sua cassação seja confirmada pelo TSE e os seus votos sejam anulados. Resposta: suplente Pedro Longo (PV).


OLHOS VOLTADOS


Os olhos dos dirigentes do MDB, amanhã, estão todos voltados para o julgamento do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre. A torcida é porque, havendo a cassação, haveria nova eleição para a prefeitura daquele município.


SUPORTE DA DEFESA


A defesa do prefeito Ilderlei Cordeiro tem bons suportes. Em nenhum momento do entendimento para a compra de votos de um vereador comandado pelo ex-prefeito Vagner Sales, esteve presente. Tampouco na hora do pagamento. E as gravações apresentadas como provas do episódio foram conseguidas de forma ilegal, e sem a autorização judicial.


ANO ELEITORAL


Estamos poucos dias para a entrada do ano eleitoral. Com a chegada de 2020, não há mais como retardar decisões importantes, que pesarão no cenário da disputa da PMRB: a prefeita Socorro Neri disputará a reeleição e, com quais aliados? Quem o governador apoiará? O PT terá candidato próprio a prefeito da capital? Só com as respostas o jogo começará de fato.


ACHO QUE DISPUTARÁ


É apenas uma afirmação com base em indícios, nada calcado em bases sólidas, mas arrisco a dizer de que a prefeita Socorro Neri será candidata à reeleição. E que o PT tende a ter uma candidatura própria para a prefeitura da capital. Como o governador vai agir, é imprevisível.


 SÉRIAS DÚVIDAS


Tenho dúvidas que o ex-prefeito Angelim aceitará ir para o sacrifício sendo candidato à PMRB, num momento difícil do partido, numa situação de dívidas, com pedido de penhora de bens. E fora do poder, o que implica em uma série de dificuldades para financiar a campanha.


FOGEM TODOS


Quando se está no poder os empresários sempre estão dispostos a dar uma ajuda financeira para as campanhas majoritárias, mas quando se perde o poder os beneméritos fogem léguas.


COMO DEVERIA SER


A parceria firmada pelo secretário de Segurança, Coronel Paulo César, com a polícia boliviana de Cobija, está rendendo frutos. Uma quadrilha especializada em roubos de veículos no território brasileiro para venda na Bolívia foi presa, e carro e moto recuperados. Sem essa parceria ficaria difícil se combater o roubo de carros, que cresceu na capital nos últimos dias.


RECOLHIDO E OBSERVANDO


O ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) tomou uma posição correta, após a sua derrota ao governo, acerca da sucessão municipal. Ficar calado e observando, é o ideal. Não pode disputar a PMRB e não passa pela sua cabeça ser candidato a vereador. Hora de prudência.


COTA DOS NÃO QUEIMADOS


A derrota fragorosa do PT na última eleição foi um desastre para o partido. Da fogueira política escaparam das labaredas o próprio Marcus Alexandre, Jorge Viana e Raimundo Angelim, porque as suas imagens não ficaram coladas ao governo anterior. Quem colou virou tição.


NOTA DO ZEN


Nota pinçada da coluna do deputado Daniel Zen (PT): “A notícia de que a concentração de renda no Brasil só perde para o Qatar e que o país ocupa a 79º posição em ranking de desenvolvimento humano corrobora os dados econômicos que compartilhamos aqui na semana passada. 1/3 das riquezas do país estão nas mãos do 1% mais rico”.


NÃO SERÁ POR FALTA DE EMPENHO


Não será por falta de empenho se o advogado Luziel Carvalho não conseguir sedimentar a sua candidatura a prefeito de Rio Branco pelos PROGRESSISTAS, faz uma reunião atrás da outra.


NÃO SE PERDE O QUE NÃO SE TEM


Sobre o fato do deputado Fagner Calegário (PR) ter virado nos últimos dias um crítico feroz do governo na ALEAC, perguntei a uma importante figura do governo o que achava, já que ele andou se insinuando para compor a base do governo. Resposta: “não se perde o que não se tem”.


PAGANDO DÍVIDAS


Fora o pagamento atrasado do funcionalismo, herança do governo passado, o governador ainda teve de pagar um caminhão de dívidas com fornecedores. Este contexto deve ser analisado quando se for fazer uma análise de como se comportou o primeiro ano deste governo.


DESAFIO DE 2020


O atual governo tem 2020, onde a cobrança será maior por ser um ano eleitoral, precisará avançar muito na Segurança e muito mais na Saúde. Mesmo a eleição do próximo ano sendo municipal, as críticas ás ações do governo estadual não escaparão do debate eleitoral.


COM QUEM VAI O DEM


Com quem vai marchar o deputado federal Alan Rick (DEM), que tem nicho na capital? Na eleição passada o seu partido esteve coligado com o PSDB, que tem candidato á PMRB.


MAIOR INTERESSE


Ninguém tem maior interesse de que o presidente Jair Bolsonaro para que se acirre o seu confronto com o PT, porque isso deixa o eleitorado conservador ainda mais fiel à sua candidatura à reeleição. Quanto mais os petistas lhe batem, melhor para o seu projeto.


MELHOR NÃO PODERIA ACONTECER


Para o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), não existe situação melhor do que ter de enfrentar a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB), numa oposição polarizada. É que a Toinha vem de uma série seguida de derrotas para deputada e prefeita.


FECHANDO 2019


O senador Sérgio Petecão (PSD) vai fechar o ano com uma grande manifestação política, um ato de filiações na “Fazenda Boi Cagão”, no próximo dia 21. Entre os novos filiados deverão estar a sindicalista Rosana Nascimento, deputado Neném Almeida e o ex-deputado Ney Amorim. Já tem fechada uma chapa muito forte de candidatos a vereadores.


FRASE DO DIA


“A boca é um órgão que será tanto mais de confiança quanto mais silencioso se mantiver”. José Saramago, escritor.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.