Menu

Número de trabalhadores com ensino superior é maior do que oferta de vagas

Youre fired. Unhappy bearded business man going out with cardboard, looking at camera and feeling looser. Outdoor
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cerca de 4 milhões de pessoas estão ocupando funções inferiores


Aproximadamente 4 milhões de brasileiros com Ensino Superior completo não estão ocupando funções pertinentes à sua graduação, isso significa que essas pessoas estão em vagas com menor exigência na qualificação ou desempregadas. A taxa de desemprego chega a 6% entre a população com nível superior.

Publicidade

Essas informações foram analisadas por meio da consultoria iDados, com base no levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Ainda segundo o estudo, atualmente, o Brasil tem 18,3 milhões de pessoas que terminaram a faculdade para 14,5 milhões de ocupações com exigência de curso de Ensino Superior.


Esse fato começou a ocorrer nos primeiros meses de 2014, quando houve a fase inicial da crise econômica no Brasil. 


Apesar do cenário esboçar uma realidade negativa, cursar uma faculdade ainda traz vantagens e torna o graduado mais competitivo no mercado no mercado de trabalho. No país, a taxa de desemprego é de 6% entre a população que tem ensino superior completo, mas ela sobe para 14% no grupo que cursou apenas até o Ensino Médio


Nesse caso, pensando em investir na educação, é possível contar com o apoio de bolsas de estudo. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, oferta bolsas de até 70% para quem quer iniciar uma graduação em qualquer instituição parceira do país. O processo é bastante simples. Basta acessar o site do programa e conferir as oportunidades disponíveis.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido