Conecte-se agora

Professores da UFAC pedem ajuda para achar corpo de colega

Publicado

em

Um grupo de professores do Campus Floresta da Ufac, em Cruzeiro do Sul, divulgou um vídeo nas redes sociais, pedindo ajuda da população para encontrar o corpo do colega, Gleisson Oliveira, que se afogou na madrugada do último domingo, 7, no Rio Juruá.

Gleisson é coordenador do Curso de Engenharia Florestal da Ufac, de onde foi aluno. Desapareceu nas águas do Juruá ao tentar salvar uma mulher que estava com ele nas margens do manancial.

No vídeo o professor Marcelo Siqueira, do curso de enfermagem, pede que a população ribeirinha que mora no trecho da balsa em Rodrigues Alves até Cruzeiro do Sul, “fique atenta a qualquer sinal que indique a presença de um corpo”.

Siqueira diz que o objetivo “é garantir que a família tenha direito a um luto justo e necessário”.

Estão no vídeo, o sub-prefeito do Campus Floresta, Carlos Henrique, o professor da enfermagem, Marcelo Siqueira, Givanildo Ortega engenheiro florestal, ex coordenador do curso de Engenharia Florestal e Genivaldo Moreira professor de Matemática.

A Marinha do Brasil e a Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul também auxiliam nas buscas.

O Corpo de Bombeiros segue com um grupo de mergulhadores no local desde às 8h da manhã de segunda-feira, 9, verificando toda a área. O comandante da corporação , Capitão Oliveira, coordena as buscas.

[videopress NR2PuNmH]

Acre

Pela primeira vez, MPAC contrata profissional com autismo

Publicado

em

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população mundial tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição de saúde que pode levar a alterações na atenção, linguagem e habilidades de socialização nos mais diversos níveis, que aliados ao preconceito e pouca informação sobre o assunto, impõem muitos desafios à pessoa com autismo, entre eles, o de ingressar no mercado de trabalho.

Reconhecendo a importância de promover a inclusão e a diversidade, e tendo colocado o autismo como uma pauta prioritária, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) acaba de contratar a primeira profissional com TEA, a bacharel em direito e advogada Bruna Sampaio.

Bruna participa da campanha “Lugar de autista é em todos os lugares – Discriminação é crime, inclusão é o caminho”, lançada pelo MPAC no mês de julho, com o objetivo de promover a conscientização e disseminar informações acerca dos direitos das pessoas com autismo.

No vídeo, a advogada fala sobre dificuldades que enfrentou no decorrer de sua vida, como a falta de assistência e, inclusive, o diagnóstico tardio. O vídeo chamou a atenção para a importância da inclusão e dar visibilidade ao assunto.

“É com grande satisfação que faço a contratação da Bruna Sampaio, que tive a oportunidade de conhecer como aluna na UFAC. A Bruna foi uma aluna excelente e dedicada. Recentemente ela participou de forma voluntária de uma campanha do MPAC sobre o autismo e sua fala é muito emocionante. Tenho a certeza que o ingresso da Bruna no time do MP vai contribuir em muito na temática do autismo e servirá para estimular uma política de inclusão”, disse o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento.

Além da campanha, o MPAC instituiu este ano o Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), coordenado pela procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, onde Bruna passou a trabalhar.

“As pessoas com autismo apresentam dificuldades em encontrar um emprego e obter uma posição que corresponda a seu treinamento e expectativas. Dessa forma, pontua-se que é imprescindível a inclusão social do autista em todas as fases da vida, pois somente a partir disso é possível adquirir o desenvolvimento de sua autonomia. Assim, o doutor Danilo Lovisaro foi extremamente sensível em contratar uma pessoa do espectro autista”, comentou a procuradora.

Ao criar o GT-TEA, que tem atuação em todo o estado, o MPAC levou em consideração a necessidade urgente de atuação integrada, direcionada, planejada e resolutiva na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

O grupo atua no acompanhamento, na fiscalização e na implementação de ações necessárias para a defesa e proteção dos direitos das pessoas com TEA, trabalhando em conjunto com serviços e ofertas das políticas públicas, organizações da sociedade civil, órgãos e funções essenciais à justiça e academia.

video
Continuar lendo

Acre

Alan Rick se lança candidato ao Senado pelo União Brasil

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick acabou de informar à reportagem do ac24horas que será candidato ao senado pelo União Brasil. A decisão é para manter a palavra com o governador Gladson Cameli (Progressistas), uma vez que não poderá disputar a vaga de vice-governador devido a candidatura ao governo do senador Márcio Bittar, presidente do partido.

LEIA MAIS AQUI: Após ser destituído do União Brasil, Alan Rick diz que tomará medidas judiciais contra Bittar

Alan afirma que sua candidatura será feita de forma judicial, mas não explicou o motivo que possa garantir a decisão judicial a seu favor.

Mais informações a qualquer momento.

Continuar lendo

Acre

Acre tem mais uma morte por Covid e 744 novos casos da doença

Publicado

em

O estado do Acre voltou a registrar morte em decorrência da Covid-19 nesta quinta-feira, dia 4. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), também foram registrados 744 novos casos de coronavírus nesta quinta. Agora, o número de infectados notificados é de 145.474 em todo o estado.

Com mais um óbito, o número oficial de mortes por covid-19 subiu para 2.019 em todo o estado. O paciente D. C. F, de 93 anos, morador do município de Brasileia, deu entrada no Pronto-Socorro da capital no dia 24 de julho e faleceu no último dia 2 de agosto.

Até o momento, o Acre registra 351.261 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.765 casos foram descartados e 22 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 126.933 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 24 continuavam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Mulher dependente química é achada morta após sofrer agressão

Publicado

em

Uma mulher identificada como Maria Letícia, mais conhecida por populares como “Muda”, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira, 4, dentro de um apartamento localizado na Rua Baixa Verde, situada no bairro Cidade Nova, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo a polícia, Maria é dependente química e chegou em seu apartamento pela madrugada desta quarta sentindo fortes dores no abdômen, após sofrer umas agressões. A vítima deitou e pela manhã seu marido, que também é depende químico, a encontrou deitada na cama sem vida.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e ao chegar ao local médico apenas atestou a morte de Maria Letícia.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. Nas análises iniciais, o Perito constatou que a mulher não tinha marca de ferimentos por arma branca ou perfurações de tiros. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!