Conecte-se agora

Pós-graduação: segundo pesquisa cresce a procura por cursos 

Publicado

em

A pesquisa foi realizada com base nos dados da PNAD

De acordo com o levantamento do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Instituto Semesp), a quantidade de alunos que frequentam cursos de pós-graduação, no Brasil, vem aumentando desde 2016 e a maioria (88%) são instituições privadas. Considerado inédito no cenário dos cursos de pós-graduação nas instituições de ensino superior públicas e privadas, traz, ainda, um perfil dos alunos matriculados nesses cursos.

Aproximadamente 45% dos alunos que frequentam um curso de especialização de nível superior têm entre 25 e 34 anos. Na modalidade de ensino a distância (EAD), a média de idade dos alunos é de 36 anos. Para o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Campelato, uma das razões que explica o crescimento da área é a crise econômica. “O desempregado faz a especialização para se recolocar no mercado de trabalho e também a pessoa pode estar ameaçada de ser demitida, então ela busca a especialização para ter mais chance de empregabilidade, além de se atualizar”, opina.

Antônia Borges Correia, 33, é jornalista, e a pós-graduação foi necessária para ela se atualizar no mercado da comunicação. Com a especialização em Mídias Sociais, ela descobriu novas oportunidades no segmento. “Com a pós, me senti mais confiante e finalmente tive a coragem de mudar de emprego e encarar um novo desafio. Continuo fazendo o que gosto, comunicação, porém em um segmento que me identifico mais”, afirma. 

A pesquisa foi realizada com base nos dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Dados) divulgados pelo IBGE, referentes ao segundo trimestre dos anos 2016 a 2019. Também foram consideradas informações contidas no site do e-MEC e no Guia do MBA 2019 do Estadão. 

Perfil dos estudantes de pós-graduação no Brasil:

– Maioria frequenta modalidade presencial (68%);

– O rendimento médio mensal é de 4,6 mil reais;

– Maioria declara ser responsável pelo domicílio em que reside;

– Quase dois terços são compostos por mulheres;

– Um quarto vive em São Paulo.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Acre

Avião que transporta Gladson desvia rota para Porto Velho devido forte chuva em Rio Branco

Publicado

em

O voo Latam 3388 que estava programado para chegar em Rio Branco às 13h desta segunda-feira, 18, teve que desviar a rota devido a forte chuva que assola o Acre desde o final da manhã. O mal tempo fez com que o avião que transporta o governador Gladson Cameli, o secretário de Saúde, Alysson Bestene, e seus assessores, fosse para Porto Velho, a capital de Rondônia.

O ac24horas apurou que enquanto a forte chuva perdurar, o avião ficará em Porto Velho para logo em seguida seguir viagem para Rio Branco. À caminho de Rio Branco, o piloto da aeronave ainda tentou ganhar tempo ao circular por duas vezes em território boliviano, mas como as condições climáticas não melhoraram, achou melhor seguir para Rondônia.

Gladson e sua comitiva participaram na manhã de hoje, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de uma agenda com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que entregou oficialmente o primeiro da vacina CoronaVac aos Estados. O Acre receberá nesta primeira leva mais de 41 mil doses que estão sendo transportadas pela Força Aérea Brasileira e que devem chegar ao Estado ainda nesta segunda.

Continuar lendo

Cotidiano

Inscritos no Enem com suspeita de Covid-19 devem enviar laudo entre 25 e 29 de janeiro

Publicado

em

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que apresentaram sintomas da Covid-19 terão que solicitar a participação na reaplicação do exame entre os dias 25 e 29 de janeiro. O pedido também é válido para quem estava com suspeita de outra doença infectocontagiosa.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a solicitação deverá ser feita na Página do Participante, na internet. A recomendação é que esses estudantes não compareçam aos locais de prova.

As provas do Enem começaram a ser aplicadas neste domingo (17) e seguem no próximo, dia 24. O Inep informou que recebeu os primeiros pedidos e comprovantes da condição entre 11 e 16 de janeiro. No entanto, às 12h deste domingo, o sistema foi fechado para que as solicitações fossem avaliadas e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação.

No Acre, mais de 20 mil candidatos não compareceram ao primeiro dia de provas. Um índice de mais de 50% dos inscritos.

Continuar lendo

Acre

Sessões na Câmara permanecem online, informa N. Lima

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador N.Lima, informou que as sessões e reuniões de comissões, que retornam suas atividades dia 02 de fevereiro, devem permanecer de forma remota até que a população esteja devidamente imunizada.

Nesta segunda-feira (18), o Acre receberá 41 mil doses da vacina CoronaVac e iniciará a primeira fase do Plano Nacional de Imunização.

N. Lima comemorou a notícia da aprovação da vacina parabenizando os esforços do governo para aquisição das doses e ressaltou que essa é uma grande vitória para a população “Com certeza, unindo os esforços do, governo federal, estadual e câmaras municipais, seremos mais fortes para combater esse vírus”, comentou.

Sobre manter as sessões online, o presidente foi enfático “A Câmara sempre se posicionou nas ações de combate à Covid19, aprovando leis para garantir o cuidado com a saúde da população rio-branquense, por isso para segurança de todos e até que seja concluído o plano de imunização do estado e município, optamos por permanecer com os trabalhos de forma remota, seguindo as orientações do Pacto Acre sem Covid”, disse N. Lima.

A decisão do presidente N. Lima se justifica, o Brasil já ultrapassa a marca de 209 mil mortes, no acre 44.621 mil pessoas foram infectadas e 835 pessoas morreram em decorrência das complicações causadas pela Covid-19.

Continuar lendo

Destaque 4

Vacinação contra à Covid-19 no Quinari terá pontos de atendimento móvel e fixo

Publicado

em

Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira, 18, a prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (Progressistas) garantiu que toda a estrutura de saúde municipal está pronta para iniciar a vacinação contra o coronavírus.

Neste domingo, 18, a vacina do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira do consórcio Astrazeneca/Oxford, obtiveram o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação dos imunizantes no Brasil.

Com 23 mil habitantes, a prefeita Rosana Gomes explicou que a equipe da saúde municipal passou por cursos de capacitação para realizar a aplicação do imunizante. A prefeita explicou que nesta 1º fase serão vacinados os idosos acima de 80 anos e os trabalhadores da saúde do município.

Entusiasmada, Rosana parabenizou o governador Gladson Cameli (Progressistas) pelo empenho em garantir a vacina para a população acreana. “O governador Gladson é um grande líder e um gestor muito acessível que está fazendo esse trabalho em parceria com os municípios. Já estamos com tudo pronto, todos os profissionais de saúde preparados para atender a população e todos serão vacinados”, destacou.

A coordenadora da Atenção Básica de Senador Guiomard, Dayane Reis explicou que o município ofertará atendimentos em pontos móvel e fixos. “No Quinari, nós vamos trabalhar com pontos de atendimento móvel e fixo. Temos quatro unidades disponíveis para atender a população e também teremos uma estratégia para ir até aqueles que não têm condições de ir até os postos. É muito importante que a população esteja consciente de quais grupos vão receber a vacina nessa fase, para que não haja tumulto ou aglomeração”, explicou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas