Menu

Pesquisar
Close this search box.

Meire quer programa para cuidados de pessoas com Fibromialgia e exames para trombofilia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada estadual Meire Serafim (MDB) apresentou dois projetos de Lei na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira, 10, que ampara pacientes com Fibromialgia e trombofilia. O primeiro busca criar o Programa Estadual de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia. O outro pretende dar o direito à realização de exame para detectar trombofilia, precedente à prescrição de anticoncepcional.


Segundo a parlamentar, o programa de apoio a pacientes com Fibromialgia irá “oferecer serviços para o diagnóstico e tratamento da fibromialgia, melhorando a qualidade de vida das pessoas com a doença”. A ideia é ampliar o acesso das pessoas que sofrem com a doença, qualificando o atendimento no SUS, para esse grupo.

Anúncios


Com o programa, equipes de saúde, familiares e toda a rede de convivência da pessoa com fibromialgia receberiam capacitações através de atividades de Educação Permanente.


“Visamos a garantia de acesso e de qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar, com
os atendimentos: Reumatologista; Psicólogo; Fisioterapeuta e Assistente social”, afirmou a deputada.


A deputada alertou que a dor da fibromialgia é real e não se deve pensar que o paciente está manifestando um problema psicológico através da dor. “Pela sua magnitude, transcendência e por representar uma importante causa de perda de capacidade laboral, a Fibromialgia merece ter acompanhamento, prevenção e tratamento”.


Já o projeto que abrange a trombofilia, pretende fazer um histórico pessoal ou familiar de tromboembolismo venoso, com a criação de “mecanismos de concepção, implementação, monitoramento e avaliação das políticas, estratégias e meios de prevenção, cuidados para garantir a efetivação desta Lei, através de parcerias com órgãos estatais e instituições privadas”, explica Serafim.


Segundo a parlamentar, o objetivo é diminuir os casos de tromboembolismo decorrentes do uso de anticoncepcionais femininos no Acre. “Nesse contexto, o projeto visa fazer com que, todas as prescrições de anticoncepcionais femininos por médicos no Estado do Acre sejam, obrigatoriamente, precedidas de exames para a detecção de trombofilia”, afirma Meire.


Sobre a Trombofilia

É uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue, que favorecem a formação de coágulos (trombos). A doença não pode ser hereditária ou adquirida, sendo a primeira causada por fatores genéticos, e a última por consequências de outras condições clínicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido