Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aldeias do Acre são as que mais sofrem com as bebidas alcoólicas, mostra relatório do Cimi

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em 2018, dos 11 casos de disseminação de bebida alcoólica e outras drogas quatro ocorreram no Acre. A informação consta do relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil, produzido pelo Conselho Missionário Indigenista (Cimi).


O estudo do Cimi relata que lideranças Ashaninka denunciaram, em ofício, a venda ilegal de bebida alcoólica a indígenas nos bares de Feijó. “Elas afirmam que a bebida alcoólica está prejudicando a comunidade, e pedem providências às autoridades”, diz o relatório.

Anúncios


Além do Acre, a disseminação de álcool e drogas foi registrada também no Maranhão, com um caso; Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (2) e Tocantins (1).


O uso de bebidas alcoólicas tem se tornado cada vez mais frequente pelos indígenas nas aldeias e cidades, mesmo sendo proibida a venda a eles. “Algumas vezes a comercialização é feita dentro da aldeia, de modo disfarçado; aparentando vender gelinho e outros produtos, por exemplo”, diz o Cimi.


Mais grave é o envolvimento com o tráfico de drogas. Na Reserva de Dourados, no Mato Grosso do Sul, crianças Guarani Kaiowá são recrutadas a partir de 8 anos por traficantes. Eles fornecem drogas gratuitamente, viciam as crianças e depois começam a cobrar a dívida. Os menores são ameaçados e passam a cometer roubos para quitar a dívida; as meninas passam a se prostituir para ter dinheiro para pagar. De acordo com membros do Observatório de Direitos Indígenas, após às 18 horas aumenta a movimentação de veículos para entregar e fomentar o tráfico no interior da área indígena. A comunidade vive amedrontada porque traficantes e outros criminosos fazem ali os seus esconderijos. As famílias sofrem, pois perdem tudo para quitar dívidas de drogas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido