Menu

Mercadoria fora da prateleira 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os deputados prometeram ao governador Gladson Cameli uma mercadoria que, eles não tinham na prateleira: rever a derrubada dos vetos. A decisão do plenário da ALEAC derrubando os vetos colocados pelo governador foi terminativa. É o que estabelece claramente o artigo 58 da Constituição Estadual. Não tem brecha para a mudança. O que o governo ainda pode derrubar na justiça são alguns dos vetos que possuem vício de inconstitucionalidade, o que não é o caso da LDO. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS) está cumprindo fielmente o que determina a legislação pertinente, que é a da promulgação do que foi decidido em plenário pelos parlamentares. Em todo este processo o presidente Nicolau tem agido como um magistrado. E tem que ser assim: como presidente do Legislativo, não pode prevaricar. E depois ter que e explicar na justiça.


UMA VIRTUDE


O governador Gladson Cameli tem uma virtude, a de reconhecer quando erra. Disse na conversa com os deputados que jamais poderia ter demitido os que estavam trabalhando


MAIS PRESENTE NO CONTATO


Essa derrubada dos vetos deve servir de parâmetro para uma tomada de ação do governo. O governador Gladson Cameli tem que estar presente nas discussões dos projetos mais importantes que enviar para a ALEAC, o deputado prefere se reportar sempre a quem decide.


DA MAIOR IMPORTÂNCIA


A base do governo tem que estar afinada quando chegar em breve na ALEAC o projeto que pede autorização para a negociação da dívida do Estado, que trará uma economia de mais de 100 milhões de reais aos cofres estaduais. Colocar em votação no atual clima é um risco.


ALIANÇA DESFEITA


Não esperem na eleição de 2020, em Brasiléia, uma aliança da ex-deputada Leila Galvão (PT) e seu grupo com a prefeita Fernanda Hassem (PT). O desfecho da greve dos professores azedou de vez as relações entre ambas. Aliás, as relações estavam esgarçadas desde a última eleição.


GRANDE INTERROGAÇÃO


Não sei qual será o posicionamento político da ex-deputada Leila Galvão, se deixará o PT; se entrará no PSDB, se será candidata à prefeita de Brasiléia (no que não creio) ou se vai apoiar o candidato da oposição. Acho que, o que está bem claro é que não apoiará a prefeita Fernanda.


ANOTEM PARA CONFERIR


Anotem para conferir na próxima janela eleitoral: o deputado Jonas Lima (PT) não disputará um novo mandato pelo PT. Seu destino deve ser o PDT, onde já se encontra o ex-deputado federal Taumaturgo Filho, ex-petista. Quando se trata de política, a família Lima é unida.


APENAS O ZEN


O PT pode chegar na eleição de 2022, com apenas o deputado Daniel Zen na ALEAC.


PAUTA NEGATIVA


Mesmo com algumas tomadas de posições equivocadas, não tenho temor de afirmar que numa pesquisa o governador Gladson ainda apareceria com bom índice de popularidade. Mas é bom ficar atento ao que está acontecendo na Saúde, que não engrenou, e pode prejudicar com o tempo a sua imagem. Os comentários médicos não são nada positivos à atual equipe.


DESCOBRINDO UM SANTO


Converso com amigos médicos, muitos que não precisam de política. E a pergunta que ouço é uma só: o que leva o Gladson a manter no cargo a secretária Mônica Feres, que só lhe trouxe problemas, confusões, é não deu um passo para tirar a Saúde do caos da gestão passada?


NÃO SOUBE RESPONDER


Fui sincero: não sei responder. Mas sei que, os novos gestores não disseram a que vieram.


 NÃO COMPREM BRIGA


Com mais de quatro décadas de jornalismo político posso falar de cátedra: não tomem partido, não se esgoelem; na defesa de um lado, nesta briga entre os deputados e o governo. E por um motivo: acabam se entendendo e vai sobrar para quem meteu a colher de pau no meio.


O DITO PELO NÃO DITO


É só o governo voltar todos os que foram demitidos que ficará o dito pelo não dito e terá uma base fiel nas votações, porque é desta maneira quem funciona o parlamento. Todos.


DOIS EXEMPLOS


Pensei que a Segurança fosse ser o principal calo do governo Gladson Cameli. Os que dirigem o setor pelo menos demonstram esforço de resolver os problemas. Existem ações visíveis. Mas, sejamos sinceros, isso não ocorre na Saúde, onde não se nota uma luz no fim do túnel.


ACERTOU EM CHEIO


O governo acertou ao mandar fazes pesquisas para saber quais são os órgãos de comunicação mais lidos e pagar as peças publicitárias que for publicar dentro do critério de maior número de leitores. Porque neste caso fica um pagamento incontestável e legal. Evita o desperdício.


FORJADO NO ANTIGO PP


Não creio que o deputado José Bestene (PROGRESSISTAS), mesmo em rota de colisão com o governo vai deixar o partido pra se filiar ao MDB. O Bestene tem a militância forjada no antigo PP. No seu partido é Coronel, no MDB o máximo que conseguiria chegar era a cabo da guarda.


ESTICOU A CORDA


O governador Gldson Cameli esticou a corda com o deputado José Bestene (POGRESSISTA), ao dizer na última reunião com os deputados que vai procurá-lo para uma conversa e saber o que quer, mas não aceitará “joguinho” e que o parlamentar chora de barriga cheia.


NEM SABER


O deputado Jenilson Lopes (PSB) disse ontem ao BLOG DO CRICA estar fora de cogitação vir a disputar a prefeitura de Rio Branco no próximo ano. E que já manifestou esta sua posição à prefeita Socorro Neri (PSB). Jenilson trabalha para uma disputa majoritária em 2022.


CUIDADO COM O CPF


O secretário Thiago Caetano, da SEINFRA, não tem que ficar preocupado com este ou aquele vereador zangado por não ver o pedido atendido por obra. Fazer um serviço sem licitação só para ser agradável aos políticos é uma fria. O CPF é seu e não do político que pressiona.


BAQUE NO INTERIOR


O baque do PT não foi só no nicho da capital. Em Feijó, perdeu o ex-prefeito Francimar Fernandes, sua principal liderança no município; e, em Tarauacá, o médico Rodrigo Damasceno. E foi graças aos dois municípios que o PT ganhou as últimas eleições ao governo. 


VITÓRIA DE PERSISTÊNCIA


Quando aprovado o projeto que fixa a realização do exame Revalida duas vezes por ano e a continuidade do programa “Mais Médicos”, serão conquistas que o deputado federal Alan Rick (DEM) terá o direito de comemorar. Ninguém mais que ele na bancada acreana lutou por isso. 


LUTA ANTIGA


Alan é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Médicos Brasileiros Formados no Exterior, e luta desde 2015, quando chegou na Câmara Federal, pela regularização dos profissionais em Medicina formados na Bolívia e outros países da América do Sul.


CONQUISTA DE MANDATO


O prefeito Ilderlei Cordeiro vai enviar à Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, o Plano de Cargos Carreiras e Remunerações dos servidores da Saúde. Era uma aspiração da categoria, ter os seus direitos garantidos em lei específica. Tudo acordado com os servidores.


PREFEITURA ENXUTA


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Codeiro, conseguiu enxugar a máquina municipal e manter o equilíbrio fiscal, o que tem lhe garantido honrar todos os compromissos assumidos.


QUEM É QUEM


Com o fim das coligações proporcionais vamos saber quem é quem na política acreana.


AUDITAGEM COMPLETA


O prefeito de Senador Guiomard, André Maia, está com auditoria em todas as secretarias municipais, para saber como recebeu a prefeitura do seu antecessor e adversário político, vereador Gilson da Funerária. Deve enviar ao MP tudo o que for apurado de errado.


ÚNICA PREOCUPAÇÃO


O senador Petecão (PSD) me disse ter uma preocupação no momento, a de formar as chapas que vão disputar vagas nas Câmaras Municipais em 2020. Sobre candidaturas para prefeito só conversa no próximo ano. E em cima de um ponto: o PSD estará em uma chapa majoritária.


FRASE DO DIA


“Qualquer tolo pode dizer verdade; para mentir é preciso imaginação”. Jaume Perich, cartunista espanhol.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.