Menu

Saúde Itinerante superou 1.000 atendimentos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A edição do programa Saúde Itinerante, realizada em Xapuri, no último fim de semana, superou o número de 1.000 atendimentos realizados, somando-se consultas e realizações de exames.


Foram realizadas 566 consultas médicas, sendo 230 atendimentos em clínica geral, 106 em pediatria, 100 em ortopedia e 88 em ginecologia/obstetrícia.

Publicidade

Foram feitos também 302 exames de apoio e diagnóstico, sendo 54 preventivos do câncer de colo de útero (PCCU), 93 ultrassonografias, 55 raio-X, 27 ecocardiogramas, 51 eletrocardiogramas e 22 endoscopias digestivas alta, realizados no Hospital Epaminondas Jácome.


Ao todo foram realizados 188 exames laboratoriais, 35 atendimentos de serviço social, 298 dispensação de medicamentos.


Durante os atendimentos, 20 pacientes que necessitavam do exame de ressonância já saíram com o agendamento regulado para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre).


O programa Saúde Itinerante atua em parceria com as prefeituras e contribui com a oferta de médicos especialistas, exames, serviços e ações de prevenção, promoção, tratamento e recuperação da saúde, com ênfase na continuidade e resolutividade das demandas.


Nesta edição de Xapuri atuaram 22 profissionais entre médicos especialistas, enfermeiros, assistentes sociais, biomédicos e farmacêuticos. Para a enfermeira Rosemary Ruiz, coordenadora do programa, o objetivo da ação foi o de levar o atendimento para “a casa do paciente”.


“Além da economicidade para o estado tem a questão social do paciente ser atendido in loco. Essa é a visão do Saúde Itinerante, de que o paciente seja atendido na sua residência, recebendo a efetiva atenção dos especialistas, realizando os exames necessários e recebendo a medicação para dar início ao tratamento”.


Há quase duas décadas o Saúde Itinerante leva atendimento médico especializado e ações de saúde para todos os municípios, principalmente às comunidades de difícil acesso e com carência de oferta assistencial. Mais de 300 mil atendimentos foram realizados ao longo desses 19 anos.


Com informações da Agência de Notícias do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido