Categories: Acre Notícias

Gladson Cameli lança Plano de Regularização de Multas Ambientais

Por
Agência de Notícias do Acre

Com 5 mil reais em multas, o agricultor Marivaldo Santiago, de 52 anos, foi o primeiro a receber a folha de cadastramento para o Plano de Regularização de Multas Ambientais “Fique Legal”. O lançamento foi realizado pelo governador Gladson Cameli, na manhã deste sábado, 3, no Auditório Rio Acre, do Galpão Institucional do Parque de Exposições, com a presença dos produtores rurais, agricultores e pecuaristas de todo o estado.


O plano é a concretização da promessa feita pelo governador durante a campanha eleitoral, que visa promover a regularização das multas ambientais, garantindo os direitos às politicas publicas de fomento, financiamento bancário e projetos futuros junto à área ambiental.


“Parece pouco, mas eu não podia pagar o valor dessa multa avaliada em 5 mil reais. Por enquanto, meu nome ainda não foi negativado, mas já vim atrás de participar do plano pra evitar que isso aconteça. Se pra mim que devo pouco o plano me deixou contente imagina pra quem deve muito. Agradeço a iniciativa do nosso governador”, disse Marivaldo Santiago.


O presidente do Instituto de Meio Ambiente (IMAC), André Assem, informa que o levantamento feito de 2012 a 2018 mostra que há pelo menos 6 mil multas aplicadas no estado por crimes ambientais e, nesta primeira fase, o plano vai alcançar 600 desses processos para a regularização administrativa de cada caso apresentado.


“Nossa intenção é chegar aos 6 mil processos, mas nesta primeira fase vamos iniciar pelo Baixo Acre, alcançando 600 famílias com situação irregular. Logo que esse agricultor, produtor ou pecuarista começar a participar dos programas de regularização ofertados pelo Imac, ficarão livre do Cadin e Serasa, tendo acesso às linhas de crédito e poderão trabalhar fomentando à economia do estado”, destacou André Assem.


Gladson Cameli chegou ao lançamento animado, disse estar feliz em poder olhar no rosto dos produtores rurais e dizer que cumpriu a promessa feita em campanha.


“Quero criar oportunidades, regularizar a situação das famílias, incentivar para que possam trabalhar na legalidade e cumprir com as leis ambientais. Foi uma promessa que fiz ainda em campanha e pedi para que esperassem pra pagar suas multas, pois eu ia lançar o Plano de Regularização e beneficiar nossos produtores rurais”, finalizou o governador.


Share
Por
Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

  • Acre

Homem morre ao receber descarga elétrica durante reparo em açude

Um homem chamado Mauricley Mendonça, mais conhecido como "Key", 40 anos, faleceu nesta sexta-feira (22)…

22/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

TCE/AC estuda viabilidade de concurso para conselheiro-substituto

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou nesta sexta-feira, 22, a Portaria…

22/11/2024
  • Acre
  • Notícias

No Acre, vereador convoca patriotas para reunião por “Anistia, Já!”

O vereador de Rio Branco, capital do Acre, João Marcos Luz (PL), publicou em suas…

22/11/2024
  • Televisão

Leandro Hassum diz por que aceitou viver Silvio Santos no cinema

Silvio Santos ganhará um novo filme sobre sua trajetória, um ano após a sua morte.…

22/11/2024
  • Juruá
  • Notícias

Fábrica de chinelos é inaugurada em presídio de Cruzeiro do Sul

O presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, ganhou uma fábrica de chinelos. A inauguração…

22/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Movimentação de advogados forma filas na eleição da OAB-AC na capital

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) estão bastante movimentadas na…

22/11/2024