Menu

“Os políticos fracassaram”!

Congresso Nacional.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A senadora Kátia Abreu (PDT/GO), que foi vice de Ciro Gomes na última eleição presidencial, disse numa entrevista à jornalista Andreia Sadi, da Globo News, que os políticos brasileiros (de todos os partidos) fracassaram.


Segundo ela, tudo vai muito mal: Principalmente segurança, educação, saúde e a economia com mais de 27 milhões de brasileiros desempregados e outro tanto abaixo da linha de miséria. A culpa é de todos, mas principalmente da política por que “sem política não há salvação”, querendo dizer que a solução dos problemas da nação vem da política. Ela se referia ao Congresso Nacional, senadores e deputados federais. O mais grave é que o Congresso continua falhando.


O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de criar a mais nova lei. A que considera crime de racismo a homofobia. (Ainda bem que existe o Supremo!) No texto da decisão dos ministros está frisado: “até que o Congresso resolva criar uma nova lei que puna os crimes de homofobia”. Mais uma vez o STF legisla no vácuo de um Congresso omisso, ocioso, perdulário. Tem sido assim por vários anos.


A legislação eleitoral é recheada de resoluções do STF porque o Congresso não tem a competência de mudar o sistema eleitoral-partidário do presidencialismo de coalisão que só favorece a corrupção. As deliberações dos ministros do Supremo não deixam senadores e deputados federais envergonhados, não? Sei que muitos eleitores sentem o constrangimento, a vergonha.


Dois presidentes sofreram impeachment, um está preso. Outro, o Michel Temer, acaba de sair da cadeia. Senadores, deputados federais, ministros de Estado, empresários, líderes de partidos na Câmara, no Senado e dirigentes partidários foram processados enrolados no mensalão, no Petrolão e em dezenas de operações da Polícia Federal porque o sistema político-eleitoral apodreceu.


Aécio Neves, José Serra, Zé Dirceu, Cabral, Pezão, Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira e, o mais emblemático, o ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha. Isto sem falar nos governadores, deputados estaduais, secretários, centenas de prefeitos e vereadores, afastados, processados e presos diariamente. A Kátia Abreu tem toda razão: os políticos falharam. Mas ela disse que tem esperança. Talvez a esperança na Caixa de Pandora não seja um bem, mas um mal como os demais flagelos. Se os políticos fracassaram, como nação fracassamos todos!


. Abro o espaço da coluna para reforçar a preocupação do presidente de Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Forneck (PT), com a campanha de vacinação da gripe H1N1 e mais dois subtipos.


. Ele propôs a Mesa Diretora da Câmara que faça também a sua parte desenvolvendo uma campanha com recursos da mídia do próprio Legislativo.


. A inquietação de Forneck deve ser levada a sério porque pessoas já morreram.


. As crianças devem ser vacinadas.


. Quem ama, cuida!


. Os vereadores Lene Petecão (PSD), N. Lima (PSL) e Marcos Luz (MDB) largaram o pau na Segurança Pública do Estado.


. Os três são parlamentares de oposição ao PT, mas ninguém é de ferro.


. Como diz a dona Joana lavadeira:


. “Ninguém é de ferro, fíe, além do mais ano que vem tem eleição”.


. Cinco vereadores de Rio Branco querem migrar para o PSB, estão sem legenda em seus partidos de origem.


. Vai ser a chapa da morte!


. Faz dois, ficam três de fora a exemplo do que aconteceu na disputa de deputado estadual na eleição passada.


. Por isso essa briga toda no Tribunal Regional Eleitoral.


. Se juntam na maior alegria para formar uma chapa, depois vão brigar por mandatos na Justiça.


. Ainda bem!


. Já pensou se fosse na bala!


. Deusulivre!


. Que fique bem claro:


. Apoio a Lava Jato, mas não aceito como cidadão comum, mortal os excessos cometidos pela Operação.


. “A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”.


. Do barão de Montesquieu, um velho amigo do ex-deputado João Correia.


. O problema é o cara que acha que é o próprio Estado, que está acima das leis!


. Já pensou: “Eu sou o Estado”!


. Coisa do rei da França, o Luís XIV, um déspota!


. Xô, satanás!


. Dias de verão!


. Saudade da adolescência, quando Rio Branco tinha 70 mil habitantes e havia um pequeno manancial de águas onde é a Caixa Econômica/Igreja Universal, no Bosque!


. “Nada é permanente a não ser a mudança”.


. Bom dia!