Edvaldo: “a conta de luz é feita para a pessoa não entender, porque se ela entender, ela não paga”

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) foi o convidado do Bar do Vaz desta semana. Profundo conhecedor dos meandros do parlamento, já que presidiu a Aleac por dois mandatos, o comunista tem sido fundamental nas vitórias que a oposição tem provocado no governo Gladson Cameli. Uma delas, foi a criação da CPI da Energisa.
O comunista não esconde que “foi eu quem encaminhei a votação para o reajuste de ICMS na época do Jorge Viana”. Para ele, naquela época o reajuste cabia no bolso da população. “Mas o governador pode baixar esse imposto; é só mandar o pedido para a Assembleia que aprovamos”, alfineta. Magalhães diz que “a conta de luz é feita para a pessoa não entender, porque se ela entender, ela não paga”.
Mesmo sabendo que a CPI da Energisa não tem poder para mandar baixar a tarifa de energia no Acre, Edvaldo Magalhães explica como a comissão pode contribuir para brecar os abusos na conta de energia do acreano.
Na mesma entrevista, o deputado comentou como anda a relação com a prefeita Socorro Neri depois da saída de Márcio Batista da secretaria de educação e do vereador Eduardo Farias da liderança na câmara. Assista o Bar do Vaz:


Após o grande volume de chuvas desde a madrugada desta quinta-feira (23) em Rio Branco, a Prefeitura por meio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, presta assistência às famílias que tiveram suas residências atingidas pela chuva.
De acordo com o tenente cel. Cláudio Falcão, 20 ocorrências foram atendidas. Dez bairros foram atingidos.
“A partir de 1h da manhã desta quinta-feira (23) até o presente momento as chuvas estão intensas e não cessaram. Nós estamos entre 145 a 150 milímetros de chuva, o que equivale a cada hora chovida a dois dias do mês de março. Nesse momento podemos dizer que já choveu o equivalente a 18 a 20 dias do que é esperado para todo o mês”.
A Defesa Civil emitiu alerta amarelo, pois a previsão para os próximos 3 dias é de 50 milímetros de chuva por dia, o equivalente a todo o mês de março, o que acarretará aumento dos níveis dos igarapés, córregos, sistemas de drenagem, atingindo cada vez mais famílias que estão sendo abrigadas na Escola Álvaro Rocha.
A equipe da Defesa Civil já esteve nos bairros Placas, Calafate, Belo Jardim II, da Paz e Hélio Melo.
Uma equipe da SMCCI está auxiliando com a remoção das famílias.
“A situação pode evoluir e precisar de mais apoio ainda de todas as secretarias municipais para fazer frente a esse momento de dificuldade que passamos”, disse Falcão.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está responsável pela montagem dos abrigos e o suporte necessário após a remoção das famílias.
“Dar agora a acolhida, o abrigo que nós já montamos e a retirada deles. A gente vai continuar dando todo o suporte no abrigo que está na que é o abrigo”, disse Sandra Maria, gerente do Departamento de Gerencia dos Cras.

Um grupo de crianças resolveu cantar pedindo para que o nível da água baixasse numa região do bairro Vila Maria, em Rio Branco, na tarde desta quinta-feira (23). O local foi um dos vários afetados pela enxurrada que durou mais de 12 horas na capital acreana.
O vídeo foi gravado por uma equipe da Defesa Civil Municipal que percorre a cidade para atender as famílias que tiveram suas casas invadidas pela água.
No Vila Maria, o Corpo de Bombeiros resgata e transporta pessoas, uma vez que dezenas de imóveis foram atingidos após córregos e igarapés transbordarem.
De acordo com a Defesa Civil, foram mais de 12 horas de chuva e 172 milímetros de água, um volume três vezes maior do que o esperado.
VEJA VÍDEO:
Extra Total 2
Equoterapeuta diz que pretende usar substancia da cannabis para tratamento do autismo no Acre

O médico equoterapeuta, Marcelo Godinho Cordeiro, 33 anos, participou na tarde desta quinta-feira, 23, do programa Bar do Vaz e revelou a importância do tratamento com cavalos para crianças com síndrome do espectro autista e demais transtornos.
De acordo com o especialista, a equoterapia é um tratamento que emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Segundo ele, no Acre, o valor do tratamento é baixo em comparação a outros estados. “Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Esse tratamento tem trazido resultados extraordinários. Para gente o mais importante é atender. No Acre trouxemos a um valor de R$ 500 com 4 sessões”, ressaltou.
Marcelo destacou ao jornalista Roberto Vaz que o tratamento traz resultados positivos às crianças “autistas”. “Quando falamos da equoterapia, ela traz interação da criança autista”, disse.
O profissional destacou que no decorrer do tempo, muitas crianças acabam rejeitando o animal no início do tratamento. “Muitos rejeitam e hoje vários começam a ter confiança e passa a dominar esse cavalo de 600 kg. Quando eu coloco essa criança em cima do cavalo”, revelou.
Em um gesto emocionado, Godinho demonstrou carinho e respeito às crianças com autismo. “Eu tenho 134 filhos autistas, pois todos os praticantes do Eu Acredito são meus filhos”, mencionou.
Ao abordar um tema polêmico, Cordeiro falou dos possíveis benefícios da cannabis e seu principal componente não intoxicante, o canabidiol (CBD), para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O especialista garantiu que uma equipe jurídica busca autorização para realizar o plantio no Acre. “Eu ainda não produzo no Acre, mas consigo com os produtos que são produzidos em São Paulo com os médicos para introduzir no tratamento das crianças que pratiquem a equoterapia”, explicou.
Estudos preliminares apontam um possível uso do CBD para ajudar com diversos sintomas, de problemas do sono a hiperatividade e raiva. O médico conta que assim que conseguir a autorização deverá plantar e repassar aos pacientes. “Tudo isso é muito judicial, então advogados estão pedindo autorização para que possamos ter autorização para ter hectares plantados para se feito a retirada e dar a medicação de graça”, garantiu.
Marcelo fez duras críticas pela falta de políticas públicas dos gestores do Estado para incentivar o tratamento das crianças. Além disso, o profissional deixou claro que os cavalos são treinados para realizar as atividades. “São cavalos especiais sim e com mais de 10 anos fazendo equoterapia. Investimentos em saúde não são gastos e sim solução. Nossos ramais estão lá sem acesso, muitos gestores acham que o tratamento não é terapia”.
Ao criticar o prefeito Tião Bocalom, Godinho elogiou o apoio dos parlamentares Roberto Duarte e Emerson Jarude ao projeto “Eu Acredito”. “São gestores preocupados com a causa”, disse.
ASSISTA A ENTREVISTA:


Após a Polícia Civil cumprir um mandado judicial e prender Marcelo Rodrigues de Oliveira, de 37 anos, nesta quarta-feira, 22, no bairro Castelo Branco, suspeito de estuprar e agredir brutalmente uma mototaxista de 44 anos, no último sábado , 18, cerca de 50 mototaxistas se reuniram na tarde desta quinta-feira, 23, na frente da Delegacia de Flagrantes (Defla) situada na rua Omar Sabino no bairro Estação Experimental, em protesto para cobrar às autoridades competentes a pena máxima ao acusado e mais segurança para toda a categoria.
“A nossa reivindicação é chamar a atenção das autoridades para que deem a pena máxima pra esse delinquente que fez uma barbaridade com a nossa colega de trabalho, que aos olhos de nossa população de Rio Branco, isso foi uma grande barbaridade, de ele levar uma trabalhadora, uma mototaxista e chegar lá fazer o que fez com ela, roubar, espancar. Todo mundo sabe do que esse delinquente fez com nossa amiga é até constrangedor falar aqui o que ele fez com nosso colega motaxista”, disse Franceildo.
Uma motaxista que não quis se identificar, disse ainda que a cada dia está mais difícil trabalhar nas ruas para levar o sustento para sua família e pede para que as autoridades olhem para a categoria.
“A gente veio pedir para que as nossas autoridades olhem pra nossa categoria, porque a cada dia fica mais difícil, a gente sai de casa e não sabe se volta. Viemos pedir segurança, somos mulheres e vivemos nas ruas levando o pão de cada dia para os nossos filhos, nossa família” concluiu a trabalhadora.
Durante a manifestação que durou pouco tempo na frente da Delegacia de Flagrantes nenhuma autoridade compareceu ao local para falar com a categoria dos mototaxistas.
-
PRESENTE DE GREGO
No Acre, mulher é presa após ganhar motocicleta furtada de presente do namorado
-
BOA AÇÃO
No Acre, entregador de bike chora ao ganhar cesta básica e botija de gás em serviço
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com problemas desde o nascimento, garoto João Paulo precisa de ajuda para ter casa própria
-
Destaque 6
Bueiro cede na BR-364 e deixa o Acre isolado por terra
-
TRAGÉDIA
Vigilante tira a própria vida dentro de carro no Arena da Floresta
-
Acre
Homem sequestra, estupra mulher e rouba moto da vítima
-
Destaque 4
Acusado de tráfico de mulheres no Acre é preso no Ceará por atuar ilegalmente como médico
-
FINAL DOS TEMPOS
Filha fica em estado grave ao ser esfaqueada pela própria mãe