Menu

Procissão do Cristo Morto leva 25 mil fiéis às ruas de Rio Branco na Sexta-Feira da Paixão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma multidão emocionada de católicos percorreu nesta Sexta-Feira, dia 19, as ruas de Rio Branco, durante a procissão do Senhor Morto, tradicional da Sexta-Feira da Paixão. A caminhada foi dirigida pela Diocese de Rio Branco, e contou com pelo menos 25 mil fiéis.


A peregrinação saiu da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, onde dom Joaquím Pertiñez, bispo da Capital, celebrou a Liturgia da Paixão no final da tarde, encerrando pela noite, nas escadarias do Palácio Rio Branco, no Centro.


Pertiñez destaca que a data é lembrada anualmente, e que o dia é marcado por intensas atividades da Igreja, com oração e agradecimento. “Esse é o momento em que lembramos e assistidos, pessoalmente, como foi sofrida a morte de Cristo. Ele deu a vida por nós, mas ressuscitou ao terceiro dia. Hoje é um dia muito importante, também de reflexão”, comenta.

Publicidade

Dom Joaquím Pertiñez também convidou a população para prestigiar a Missa do Alvorecer, no domingo, dia 21, páscoa, a partir das 5 horas, com concentração iniciando às 4 horas, no Palácio Rio Branco. “No domingo estaremos também aqui, unidos, adorando Jesus, e lembrando que Ele ressuscitou”, destaca.


A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que não há Eucaristia e o altar fica descoberto, sem nenhuma decoração no presbitério. A sexta-feira santa, curiosamente, é um dia em que se comemora a morte e a paixão de Jesus, ocorrida, segundo a história, há cerca de 2.000 anos.


A Semana Santa expressa o momento mais forte da fé cristã. Iniciada com o Domingo de Ramos, o período é marcado pela instituição da eucaristia, o lava-pés, a Paixão de Cristo e a ressurreição. Os fiéis são chamados a vivenciar a experiência da conversão ao participar das celebrações que revivem o testemunho de Cristo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido