Menu

Mesmo com proibição, motoristas de Uber vão continuar trabalhando normalmente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um vídeo enviado à redação do ac24horas mostra uma áspera discussão protagonizada por um motorista de Uber e um agente da Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBTrans) na noite desta terça-feira, 09, no Aeroporto Internacional de Rio Branco.


Os dois batem boca porque o motorista estaria incomodado com uma suposta filmagem a outro colega, também motorista do aplicativo.

Publicidade

“O meu colega quando chegou ao aeroporto, um taxista correu e avisou ao agente da RBtrans que começou a filmar disfarçadamente. Eu fui falar que ele não podia tá filmando ninguém e foi quando começou a discussão”, afirma Rodrigo Vale, motorista de Uber.


A discussão é só uma prévia do que pode acontecer na próxima semana. É que a partir da segunda-feira que vem, dia 15, começa a valer a portaria que regulamenta os aplicativos de mobilidade urbana em Rio Branco. A lei é resultado da queda de braço entre motoristas de aplicativos e taxistas e estabelece as mesmas regras entre as categorias.


O problema é que, segundo informações, apenas três aplicativos regionais estão regularizados. Os nacionais, como o 99, e o Uber, que é internacional , não se regularizaram.


Em um comunicado enviado aos motoristas que estão preocupados com o início da vigência da portaria, a Uber diz que não é uma empresa de transportes. Que é apenas uma empresa de tecnologia e que conecta motoristas parceiros a usuários que desejam se movimentar pelas cidades. Reiterou também que não emprega nenhum motorista e não é dona de nenhum carro.


“Todos que forem pegos correndo pela Uber terão seu carro preso e a empresa multada. Mas estamos tranquilos. Em todo lugar que isso aconteceu a própria Uber tira o carro, entra com uma liminar e esse motorista nunca mais vai poder ter seu carro apreendido”, afirma Rodrigo que, inclusive, deve ser o presidente de uma associação de motoristas de Uber que está sendo criada.


“Isso é revoltante. Em um estado onde não tem indústria, não tem emprego, a gente só quer trabalhar. Creio que tenhamos cerca de 2 mil motoristas que usam a Uber e que nessa atividade a sua única fonte de renda para sustentar suas famílias, como é o meu caso“, diz Rodrigo Vale.


O ac24horas conversou com outros motoristas que usam o aplicativo e confirmaram a orientação da Uber de que devem continuar trabalhando normalmente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido