Menu

Pesquisar
Close this search box.

Duarte quer atos na Ageac e Acreprevidência anulados

O deputado Roberto Duarte (MDB) defende que é preciso o governo rever todos os atos praticados pela presidente da AGEAC, Mayara Cristine, e pelo Superintendente do ACREPREVIDÊNCIA, Alércio Dias, pois, como estão nos cargos de forma ilegal, todas as decisões que tomaram são nulas de pleno direito. “Terão até que devolver os salários recebidos,” argumentou Duarte. O deputado Evaldo Magalhães (PCdoB), também, segue a mesma linha de raciocínio. “Assinaram nomeações, demissões, de maneira ilegal, tudo isso tem que ser revisto pelo governo”, assinala Magalhães. Sobre a apreciação do nome de Alércio Dias ambos têm a mesma opinião de que deverá ser rejeitado, porque se enquadra no mesmo critério usado para vetar a nomeação da presidente da AGEAC. Teriam que antes serem aprovados pelos deputados. Para não virar uma bola de neve são dois problemas que o governo tem de resolver urgente, postergar, é aumentar um debate que está sendo desgastante á sua imagem.


NO MÍNIMO 15 DIAS


A votação sobre a indicação de Alércio Dias para o ACREPREVIDÊNCIA deverá levar no mínimo 15 dias para acontecer em plenário. Precisa ser lida na sessão da próxima terça-feira, depois formada uma comissão especial, que expedirá um Relatório, para ser submetido ao voto. O governo já pediu a entrada em pauta, em documento enviado ontem à ALEAC.


PARA NÃO FAZEREM CONFUSÃO


Na votação que aconteceu da AGEAC e que vai ocorre no caso do ACREPREVIDÊNCIA, é preciso deixar um ponto claro: não entra na votação a qualificação dos indicados. Nos dois casos, competentes para as funções. O que é julgado é o erro formal de atropelar o Legislativo.


ASSESSORIAS ESPECIAIS VÃO VIRAR DIRETORIAS


Na mini-reforma a ser enviada à Assembléia Legislativa as assessoriais especiais existentes no governo vão perder o status e serão transformadas em diretorias. A informação é do chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade. Os salários cairão dos 19 mil reais para 16 mil reais bruto.


ACREPREVIDÊNCIA ENTRA NA PAUTA


O governo refez ontem um ofício enviado anteriormente á ALEAC, desta feita pedindo que a apreciação do nome de Alércio Dias para a superintendência do ACREPREVIDÊNCIA seja colocada na pauta de votação. Conversei ontem com vários deputados e a tendência é de rejeição. O critério, segundo os oito deputados ouvidos, será o mesmo usado na AGEAC.


NÃO SE DECIDIU


Segundo o chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, não chegou ainda a decisão da ALEAC que rejeitou a indicação de Mayara Cristine para a presidência da AGEAC. Só depois de chegar é que será avaliado se poderá ou não ser enviado novamente para nova apreciação.


AGEAC


Para início de conversa, antes de qualquer decisão, se puder ser reenviado, ela deveria ser exonerada. E por uma razão jurídica: a rejeição do seu nome não foi por falta de qualificação, mas que, para ser aprovado teria que antes, a nomeação ser chancelada pela ALEAC. Ponto.


BACIA DAS ALMAS


O governo comete outro equívoco ao enviar o nome do Alércio Dias para apreciação da ALEAC empossado no cargo. Está mandando para a bacia das almas. É pedir que os deputados rejeitem. E a rejeição não será por incompetência, mas por ferir a autonomia do Legislativo.


DESGASTE DESNECESSÁRIO


Tanto a Mayara Cristine como o Alércio Dias estão por amadorismo no olho do furacão de uma pauta negativa, porque são competentes para os cargos. Se antes de suas nomeações, os seus nomes tivessem sido apreciados pelos deputados, como manda a lei, seriam aprovados.


ERRO QUE SE REPETE


Há um erro que vem sendo cometido quando se comenta sobre o presidente do ACREPREVIDÊNCIA, Alércio Dias: não tem condenação por improbidade administrativa.


FALANDO DE LAUDOS


Estão fazendo uma confusão maluca sobre a emissão de laudos. Um laudo feito em um determinado ponto de uma rua e que aponte má qualidade do asfalto do trecho, isso não pode, por exemplo, ser generalizado, para todas as obras da EMURB. Laudo é específico.


ALGO SURREAL


Vamos pegar um exemplo fictício. Vamos dizer que foi feito um laudo chegando à conclusão que uma obra feita pela EMURB no Vitória o asfalto é de má qualidade. Como é que com este laudo você pode afirmar que em uma obra da EMURB no Bairro da Paz, sem verificar, o asfalto local também é de má qualidade. Vira surreal. Não se pode generalizar.


VAMOS PARA O REAL


Sobre a querela toda na Câmara Municipal de Rio Branco acerca de haver ou não um laudo que aponta má qualidade do asfalto aplicado nas ruas pela EMURB, veio ontem a direção da FUNTAC dizer de público que desconhece qualquer laudo emitido. Virou política. E diz a direção que, o documento mostrado como laudo é apenas um relatório. E fim de conversa.


OPERAÇÃO TAPA-BURACOS


Vamos ao que interessa mais à população neste momento: os muitos buracos nas ruas. A prefeita Socorro Neri deve lançar, oficialmente, no próximo dia 22, a Operação Verão, com várias frentes da EMURB de tapa-buracos nos bairros. É esperar para ver a sua abrangência.


NÃO SE QUEDAR


O que a prefeita Socorro Neri tem de fazer é não se quedar. E dar a resposta neste verão.


CAÍDA DO CÉU


Em outros governos a liberação das emendas coletivas dependia da boa vontade do governo federal. E quase sempre eram podadas. O Gladson Cameli teve a sorte de que, este tipo de emenda parlamentar agora a liberação será impositiva. Em três anos cairá 1 bilhão de reais nos cofres do Estado. Dará para deslanchar em obras e chegar ao fim da gestão em boa avaliação.


NÃO CHEGOU AO POVO


Os números mostram uma diminuição da criminalidade se comparado ao mesmo período do ano passado. Mas é uma redução tímida, não conseguiu transmitir para a população uma sensação de tranqüilidade. Tanto é que a pesquisa do DATA-CONTROL aponta que o povo não reconhece nenhum avanço no setor, mas, que piorou. É reforçar ainda mais as ações policiais.


EM BOAS MÃOS


Dá para se notar tanto no comandante da PM como no secretário de Segurança um esforço para combater a criminalidade. Na noite já se vê um maior número de policiais nas ruas.


PORTA-VOZ DA INSATISFAÇÃO


O áudio é real. E o Bestene não fez nada mais e nada menos de que ser o porta-voz da insatisfação dos aliados com nomeações de petistas no governo. É bombardeado todos os dias com reclamações. A pesquisa do DATA-CONTROL mostra a rejeição à chamada petização.


FOGO NADA AMIGO


Quanto a divulgação do áudio foi fogo nada amigo, dizem, de um candidato a deputado federal derrotado. Usaram uma conversa para tentar lhe jogar contra o governador.


BELO ATO


E falando no deputado José Bestene (PROGRESSISTAS), ele fez ontem na ALEAC um belo ato de
solidariedade aos portadores de autismo. Uma sessão solene daquela magnitude, se justifica.


MANDOU EM FRENTE


O deputado Daniel Zen (DEM) disse ontem à coluna que no governo passado cessaram as parcerias com a ACREAVES e Dom Porquito. E que a Fábrica de Tacos foi dada por concessão à iniciativa privada e está funcionando. Legal. Agora, neste governo, é privatizar o resto.


QUEBROU A CORRENTE


É um aspecto que deve ser ressaltado na presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento: foi ela que, quebrou a corrente do peleguismo sindical com o PT, ao trombar com a administração passada.


BOLA ROLANDO


A Cidade do Povo vai ganhar um campo de futebol com grama natural, torres de iluminação, calçamento e outras benfeitorias. Será um dos melhores campos da cidade, fruto de uma emenda de 580 mil reais do deputado federal Alan Rick (DEM). A inauguração será na sexta-feira às 16 horas. A execução foi feita pela prefeita Socorro Neri, com muito esmero.


FOI UM MASSACRE


Alan Rick, até agora, foi o único da bancada federal que se mexeu na questão da chacina no Seringal São Domingos, na Ponta do Abunã, onde vários posseiros foram executados por pistoleiros. A maioria dos moradores é de Acrelândia. Alan foi ao INCRA e Ministério de Meio Ambiente pedir providências.


PERDEU O GOSTO


O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) diz que vai trabalhar para uma frente única de oposição contra a prefeita Marilete Vitorino (PSD), na eleição do próximo ano. A cidade está abandonada. Na sua avaliação, a prefeita perdeu o gosto de governar e deixa o tempo passar.


NADA ENCAMINHADO


Na eleição para a prefeitura da capital não existe nenhuma definição de candidatura a prefeito no grupo do governador Gladson Cameli. Há apenas especulações como os nomes do secretário Thiago Caetano, deputada federal Mara Rocha (PSDB) e deputado federal Alan Rick (DEM). E poderia ser incluído no debate o Minoru Kinpara, se aceitar o convite do MDB.


MAIS QUE MERECEDOR


Conheço o Pádua Bruzugu de muitos carnavais. Se tem alguém que teve a nomeação justa neste governo foi o Pádua, porque sempre foi um lutador pela oposição, nunca se rendeu. A citação do seu nome no laudo da FUNTAC foi uma ironia ouvida, sem desmerecê-lo. Ponto.


NÃO DEVERIA TER NOMEADO


Não foi legal. Nomear o Élson Santiago em um dia e dois dias depois lhe demitir do cargo de assessor especial do governo, foi muito desgastante. São atos que não podem acontecer. Foi uma agressão gratuita que o nomeado e demitido em tempo recorde não merecia. Não o nomeasse então.


PARA O BEM OU PARA O MAL


Quem deve mais se preocupar como vai evoluir o combate ao crime e a diminuição da sensação de insegurança na população é o vice-governador Major Rocha, porque a sua bandeira sempre foi de que a Segurança não melhorava por incompetência e abandono pelo governo passado. O governador Gladson Cameli está investindo e lhe deu carta branca para indicar os que comandam o sistema de Segurança. Se não houver até o fim do governo a prometida melhora, isso atingirá, com certeza, a sua imagem, em uma candidatura majoritária. O resultado da pesquisa do DATA-CONTROL que aponta o povo insatisfeito é um alerta.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.