Internada há 45 dias, idosa pede “misericórdia” a Gladson Cameli

A aposentada Maria Magalhães de Souza, internada há 45 dias no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) com o braço quebrado, fez um desabado e pediu “misericórdia” ao governador Gladson Cameli para que possa passar por cirurgia e receber alta médica.
Maria, que está internada no leito 124 da Enfermaria Cirúrgica do Huerb, diz que está há semanas pedindo aos profissionais que seja colocada na lista dos pacientes que passam por cirurgias, mas que nunca é incluída. Já recorreu à Direção, mas não adiantou nada. A paciente está comprando medicamentos e materiais hospitalares.
Procurada, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que iria averiguar as denúncias feitas por Maria Magalhães, e que, se confirmadas, todas elas seriam resolvidas. Maria conta que tem falta até esparadrapo dentro do maior hospital de urgência e emergência do Acre.
“Aqui nesse hospital falta de tudo. Eu estou tendo que comprar até o esparadrapo, os medicamentos. Não tem mais remédios para a gente aqui, nem a dipirona tem aqui mais hoje. Eu já fui lá pedir esse mapa, mas eu nunca estou nele. Eu não aguento mais esperar, eu quero que me deixem ir embora”, diz a mulher.
Ainda segundo Maria Magalhães, os profissionais da unidade de saúde já a tentaram dopar após a tentativa de falar com a imprensa. “Ontem eles queriam me dopar, me dar remédio. Eu chamei a imprensa aqui, e quando eu fui falar com eles, trancaram todas as portas para eu não falar com o repórter”, completa.

O Acre registrou nas últimas 24 horas 110 novos casos de infecção por coronavírus. Nesta segunda-feira, 25, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que do total, 60 casos foram confirmados por exame de RT-PCR e 50 testes rápidos. O número de infectados subiu de 46.429 para 46.539.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), mais 4 notificações de óbito foram registradas nesta segunda, sendo 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 854 em todo o estado.
Até o momento, o Acre registra 131.925 notificações de contaminação pela doença, sendo que 84.145 casos foram descartados e 1.241 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 39.335 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 166 pessoas seguem internadas.

Durante esse período, o Estado recebeu no total mais de 50 mil doses do imunizante viral [Coronavac e Astrazeneca/Oxford].
Desembarcou nesta segunda-feira, 25, no Aeroporto Internacional de Rio Branco, o segundo lote da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo em parceria com o laboratório chinês Sinovac. No lote de hoje, são 4.800 doses que serão usadas exclusivamente em profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19.
A vacina foi distribuída pelo Ministério da Saúde (MS). No domingo, 24, o Estado recebeu pouco mais de 5 mil doses da farmacêutica AstraZeneca/Universidade Oxford, produzida pelo laboratório Serium.
Na última terça-feira, 17, o Acre recebeu o primeiro lote de 41 mil doses da CoronaVac. Oficialmente, esse é o terceiro lote do imunizante que chega ao Acre. No total já foram dois lotes da CoronaVac e uma da Astrazeneca/Oxford.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), os imunizantes deste lote da CoronaVac serão despachados proporcionalmente para todos os 22 municípios. As doses serão, exclusivamente, para trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia.
O governador Gladson Cameli encontra-se em Brasília nesta segunda e deverá cumprir agenda em São Paulo nesta terça-feira, 26, com o governador de São Paulo, João Doria. O chefe do executivo acreano busca junto ao governo paulista a compra de cerca de 1 milhão de doses da CoronaVac.
Assista ao vídeo:

Na manhã desta segunda-feira, 25, o videomaker do ac24horas, Whidkennedy Melo, registrou uma movimentação intensa na agência da Caixa Econômica Federal, situada na região central de Rio Branco.
A fila reúne dezenas de pessoas, desde jovens a idosos, que chegavam à esquina da Rui Barbosa e da Marechal Deodoro [Senadinho]. A extensa fila é apenas para usar os caixas de atendimento.
A quantidade de pessoas era tanta que uma servidora da Caixa teve que distribuir senhas para o atendimento na agência.

A segunda etapa do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi aplicada em 17 cidades do Acre, em 148 locais de prova com 1.677 salas neste domingo (24).
Dos 40.674 inscritos, 54,8% não foram fazer o exame, confirmando abstenção recorde nesta edição do Enem.
Na primeira prova, aplicada em 17 de janeiro, dos 40.674 acreanos inscritos apenas 19.721 compareceram para fazer as provas. Ou seja: 51,5% deixaram de participar da 1a fase, mesma abstenção nacional.
Assim, a abstenção cresceu 3,3% entre uma prova e outra.
No País, 2.470.396 participantes realizaram a segunda prova da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 neste domingo, 24 de janeiro. O número representa 44,7% dos 5.523.029 inscritos no Enem impresso, considerando todos os locais onde houve prova.
Os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados.
-
Cidades
Acre vai decretar toque de recolher das 22h às 6h da manhã na segunda
-
Destaque 2
Nova mutação do coronavírus encontrada em Manaus já está em Cruzeiro do Sul, alerta médica
-
FALOU BESTEIRA!
Sargento diz que vai praticar tiro ao alvo na cabeça de “esquerdopatas”
-
Cotidiano
Bocalom erra ao não analisar currículo e indica engenheiro sem experiência para Emurb
-
ATO DA ESQUERDA
Carreata pró-impeachment de Jair Bolsonaro chama atenção em Rio Branco
-
Acre
Acre poderá decretar toque de recolher das 22h às 6h, diz Gladson
-
SERVIÇO ESSENCIAL
Academias podem voltar a fechar após inconstitucionalidade apontada pelo MPAC
-
Acre
Gladson embarca para SP em busca de comprar mais vacinas