Conecte-se agora

Disparidade: estudantes da rede privada são mais do que o dobro dos ingressantes no ensino superior, sinaliza IBGE

Escolas particulares aprovam 79% dos alunos; a rede pública, apenas 36%

Publicado

em

Os comparativos entre os números das redes pública e privada de ensino revelam um abismo entre ambos. Enquanto 79,2% dos alunos das escolas particulares ingressam na faculdade, o índice cai para 36% entre as escolas públicas. O diferencial entre as redes de ensino foi mantido para as pessoas de 18 a 24 anos e de 25 a 44 anos de idade – e foi cerca de 2,4 vezes maior.

Os dados são parte da Síntese de Indicadores Sociais 2018, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na compilação, é considera como “taxa de ingresso” o percentual da população com pelo menos o ensino médio completo que iniciou o ensino superior.

Quando a análise é associada à rede de ensino, à cor ou raça há também diferenças na taxa de ingresso: nas escolas privadas, 81,9% dos brancos começaram a faculdade e, nas públicas, apenas 42,7%. Entre os pretos e pardos, 71,6% dos estudantes de escolas privadas entraram no ensino superior e, nas públicas, 29,1%.

Trabalho x Falta de dinheiro

A Síntese de Indicadores Sociais 2018 também analisou as pessoas de 18 a 29 anos que não estudavam e que concluíram o ensino médio, mas não o ensino superior. O trabalho é a principal justificativa para as pessoas não estudarem – seja por estarem empregadas, por estarem a procura de uma colocação ou por iniciarem em breve uma nova ocupação. Este motivo abarca 48,9% dos homens e 33,6% das mulheres.

Entre as mulheres, 18,5% apontaram que a falta de dinheiro para pagar as despesas – tais como mensalidade, transporte, material escolar, entre outros – era o principal motivo para não dar continuidade aos estudos. Entre os homens, a taxa cai para 15,8%. Neste ponto, equilibrar as contas da faculdade com o orçamento familiar é um desafio.

“Nossos gastos principais são com saúde, alimentação e com a educação das crianças. Eu ainda preciso arcar com os gastos da minha graduação”, explica a estudante de Gestão Comercial, Sheila Alme. Para diminuir o impacto financeiro, a graduanda conta com bolsa de estudo viabilizada pelo Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país.

Para o primeiro semestre de 2019, são mais de 400 mil oportunidades para o ensino superior com até 70% de desconto na mensalidade. O desconto favorece as famílias que, em grande parte, no Brasil têm renda per capita de R$ 1.268 mensais. No caso de Alme, em que a renda da família é de R$ 837.42 por mês, a bolsa de estudo alivia o peso das contas.

“Somos sete, sendo que apenas quatro trabalham. A maioria das pessoas aqui em casa são autônomas e recebem o equivalente a um salário mínimo, mas isso não acontece em todos os meses, o que dificulta um pouco, já que as nossas despesas são mensais”, desabafa.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil atua há 15 anos no país e já beneficiou mais de 900 mil pessoas com bolsas de estudo em todos os níveis: educação básica, curso técnico e profissionalizante, pré-Enem, ensino superior e outros.

Para ter acesso as bolsas de estudo de até 70% basta acessar o site do programa, escolher a modalidade de ensino, colocar a sua região e conferir as oportunidades. Você pode conseguir bolsas de até 70% e não perder a chance de investir em uma educação de qualidade.

Anúncios

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco começa remoção de árvore em escola do Bosque

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou nesta sexta-feira (22), a remoção de uma árvore na Escola Dom Giocondo, no Bosque.

Segundo a Prefeitura, há muito tempo foi solicitado que a árvore fosse retirada porque vinha prejudicando a estrutura da escola, fazendo com que muro e parede fiquem rachados.

“O muro foi pintado. Essa semana a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, soube da situação e atendeu a solicitação da escola. A secretaria municipal de Meio Ambiente, prontamente atendeu a solicitação”, informa a PMRB.

Uma foi da Secretaria de Meio Ambiente foi enviada para o serviço. Como a árvore é grande, a remoção deverá durar alguns dias.

Continuar lendo

Cotidiano

Jovem é ferido com um tiro nas nádegas enquanto caminhava em rua do Belo Jardim I

Publicado

em

Alisson Aragão de Almeida, de 18 anos, foi ferido com um tiro na noite desta sexta-feira, 22, em frente ao mercado 2 Irmãos, no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim I região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Alisson estava caminhando na rua, quando um homem não identificado se aproximou em uma motocicleta modelo XRE, de cor preta, e efetuou vários tiros na direção da vítima, que foi atingido com um tiro nas nádegas que transfixou o corpo na região do abdômen.

Populares que passavam pelo local colocaram o ferido em um veículo e acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que interceptou o carro. Os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam a vítima ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde grave. Segundo a Médica do SAMU, o tiro deixou as víscera de Alisson exposta.

A Polícia Militar esteve no local, e após colher as características do autor do crime, fez patrulhamento na região em busca de prendê-lo, mas o criminoso não foi encontrado.

O caso segue sob investigação dos Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia acredita que o crime foi motivado pela guerra entre facções, por disputa de território e o domínio de tráfico de drogas.

Continuar lendo

Cotidiano

Em fase vermelha, Brasiléia adota medidas para conter avanço de casos de Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia e a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado soluções para tentar conter o avanço do novo coronavírus, o número de casos, internações e mortes pela doença que nos últimos dias ligou o alerta em todo o Acre, fazendo com que a regional do Alto Acre regredisse para a faixa vermelha. 

A mudança de faixa foi anunciada em uma coletiva pelo governador Gladson Cameli na sexta-feira, 22, segundo os dados do Comitê Especial de Acompanhamento da pandemia no estado. 

Na fase vermelha, o município de Brasiléia terá que seguir as medidas cautelares e preventivas, conforme publicada no Diário Oficial do Acre na próxima segunda-feira (25), para evitar a proliferação do vírus, protegendo e salvando a vida dos munícipes, permitindo apenas o funcionamento das atividades essenciais. 

Entre as ações de contenção e combate ao coronavírus a equipe da Vigilância em Saúde estará realizando uma blitz de conscientização na cidade, verificando se os estabelecimentos estão seguindo os protocolos de saúde e segurança no trabalho conforme a Organização Mundial de Saúde.

Durante a entrevista para à rádio CBN de Rio Banco, o secretário municipal de Saúde, Joãozinho Melo, destacou que o sistema de saúde e o Hospital Regional do Alto Acre estão com uma grande demanda de casos.

“Tudo que for necessário para diminuir o alto índice de contaminação nós iremos fazer. Tenho certeza que todos os municípios da regional vão fazer sua parte também para conter a pandemia, é muito importante que a população tenha consciência e faça a sua parte, essa não é apenas uma responsabilidade do poder público e sim de cada cidadão”, afirmou.

O Secretário de saúde alertou ainda para a importância do uso de máscara em todos locais de acesso público que é obrigatório, o respeito ao distanciamento entre as pessoas, lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações.

Continuar lendo

Cotidiano

Câmara realizará Sessão Extraordinária para aprovar nomes de nova diretoria da Emurb

Publicado

em

A Câmara Municipal de Rio Branco terá sua primeira Sessão Extraordinária da 15° Legislatura, a sessão será realizada nesta segunda-feira (25) às 9h através da plataforma zoom.

O objetivo da sessão é a deliberação das nomeações para composição da Diretoria da Empresa Municipal de Urbanização – EMURB.

Os vereadores deverão avaliar as indicações dos engenheiros José Assis Benvindo, Engenheiro Civil, para ocupar o cargo de Diretor Presidente, Aluízio Antônio Veras, Engenheiro Elétrico, para o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro e o Engenheiro do Petróleo, Civil e de Produção, Alex Plácido da Costa, para o cargo de Diretor de Operações.

A mesa diretora da Câmara já enviou a convocação a todos os vereadores, bem como os currículos para melhor apreciação da biografia e diplomas de cada profissional.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas