Conecte-se agora

Filme acreano é bem recebido pela crítica e agita festival de cinema em Minas Gerais

Publicado

em

O documentário Empate, do acreano Sergio Carvalho, colocou o cinema da Amazônia em evidência no fechado circuito Sul-Sudeste do audiovisual brasileiro. O documentário foi exibido neste sábado (20) no Largo das Forras, palco da tela Cine-Praça da 22ª Mostra de Tiradentes.

Inteiramente produzido e rodado no Acre, o longa de Sérgio de Carvalho traz uma análise interna de um dos embates mais trágicos de todo o território nacional: o conflito por terras na região do Xapuri, localizado no Acre e na Floresta Amazônica, entre posseiros e seringueiros (aqueles que ocupam as terras e nelas vivem) e os fazendeiros locais (aqueles que as desejam desmatar para aumentar seus gados). Resgatando a memória do ambientalista Chico Mendes, assassinado há 30 anos por agropecuaristas, Empate explora as atuais lutas dos companheiros do ativista ecológico e lança luz sobre estes personagens, que compõem uma parcela historicamente sub-representada e marginalizada do Brasil na mídia.

“Para além de preservar os ideais propagados por Mendes para o futuro, o filme ainda é uma plataforma que dá voz a estes trabalhadores que seguem perdendo espaço para os interesses da indústria do desmatamento, que acabou com mais de 5 mil hectares de floresta entre 2016 e 2018”, diz Renato Furtado, da coluna Adoro Cinema, do portal Terra. “No entanto, mais do que fielmente retratar uma resistência histórica através dos ´empates´ — estratégia idealizada por Mendes que consiste em formar cordões humanos para proteger a mata —, o documentário também encapsula o atual panorama nacional: ´O que está acontecendo no Acre é uma pequena área de estudo do que está acontecendo no Brasil”, declarou a roteirista Beth Formaggini, durante o debate pós-sessão de Empate”, relatou Furtado.

“Ninguém solta a mão de ninguém e ‘vambora’, vamos fazer arte que esse é o nosso papel”, disse Sergio de Carvalho a coluna no Terra.

Anúncios

Cidades

Brasiléia acumula 24 óbitos e tem 10 pacientes internados por Covid-19

Publicado

em

Xapuri e Assis Brasil superam 11 casos por grupo de 100 pessoas

Reclassificada para a faixa vermelha (emergência) pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, a regional do Alto Acre segue apresentando números altos relacionados ao avanço da epidemia provocada pelo novo coronavírus.

O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) indica que o acumulado de casos positivos em Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil é de 5.299, o que representa mais de 10% do total registrado em todo o estado.

Xapuri é o município com o maior número de casos (2.176) e de maior incidência por grupo de 100 mil habitantes (11.104,3/100.000). Com 831 casos, Assis Brasil tem taxa de incidência um pouco menor (11.030,0/100.000).

Com a menor taxa de incidência da regional (3.968,8/100.000), o município de Epitaciolândia tem 742 casos confirmados de Covid-19 e registra 18 óbitos em decorrência da doença, a maior taxa de letalidade entre os quatro vizinhos (2,4%).

Brasiléia é o município que possui o maior número de mortes – 24 óbitos para 1.550 casos confirmados. Quanto à incidência, são 5.804,8 para cada grupo de 100.000 habitantes. Até o último boletim havia na cidade 10 pessoas internadas.

Medidas

Não há medidas relacionadas a fechamento de atividades comerciais em Brasiléia, mas a equipe da Vigilância em Saúde está realizando trabalho de conscientização e verificando se os estabelecimentos estão seguindo os protocolos de saúde e segurança no trabalho conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Xapuri foram tomadas medidas mais rígidas, com imposição de normas por meio de decretos municipais. Na cidade, os bares, restaurantes e similares só podem funcionar até as 9 horas da noite e está proibida a circulação de pessoas nas vias públicas entre as 10 horas da noite e as 5 horas da manhã seguinte.

Já em Assis Brasil, além de baixar decreto disciplinando horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais, a prefeitura instalou uma barreira sanitária na travessia do Rio Acre para monitorar a entrada de estrangeiros no município e orientar os barqueiros sobre as medidas.

Em Epitaciolândia, o prefeito Sérgio Lopes se dedicou, nessa segunda-feira, 25, a distribuir cestas básicas para cerca de 40 famílias que necessitam de auxílio em razão da pandemia. “É uma ajuda importante nesse momento em que a economia das pessoas enfraquece”, disse o gestor durante as entregas.

Continuar lendo

Cidades

Internauta que divulgou fake news contra esposa de Gladson é condenada a pagar sacolões

Publicado

em

Em audiência de conciliação realizada através de videoconferência, no dia 21 de janeiro, no 2º Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco, ficou estabelecido, como for de reparação de fake news divulgada indevidamente em suas redes sociais, a internauta Jennyfer Nayane Silva a fazer uma retratação por criação e divulgação de fake news contra a imagem da primeira-dama do estado do Acre, Ana Paula Correia da Silva Cameli.

O crime foi confessado pela própria internauta, que durante a audiência afirmou desconhecer qualquer fato que desabone a conduta da primeira-dama.

Acompanhada do seu advogado, Cristopher Capper Mariano de Almeira, Ana Paula Cameli abriu mão de pagamento de indenização para si própria e converteu a pena para doação de sacolões destinados à mulheres em situação de vulnerabilidade social.

No acordo judicial, restou estabelecido ainda, que a retratação fosse feita nos mesmos grupos de WhatsApp nos quais houveram a divulgação das notícias falsas anteriores, dando-se de forma imediata e devendo ser anexada aos autos os print´s comprobatórios da referida retratação.

A audiência foi realizada pela conciliadora Cristiane Brunoro e diz respeito a ação de Queixa-Crime impetrada pela primeira-dama do Acre após ser atacada de maneira leviana, sem qualquer fundamento, com o intuito de denegrir sua honra diante da sociedade, familiares e amigos.

No dia 26 de outubro, Ana Paula Cameli tomou conhecimento da mensagem de fake news que circulava em grupos de WhatsApp acusando-a de atos totalmente inverídicos sobre supostas tentativas de incriminar terceiras pessoas, envolvendo seu esposo, o governador do estado do Acre, Gladson de Lima Cameli.

A fake News (notícia falsa) chegou a ser divulgada em um site acreano, que em seguida, tirou o conteúdo do ar e divulgou pedido imediato de desculpas uma vez que observou o crime de difamação, injúria e calúnia cometido pela internauta.

Continuar lendo

Cidades

Número de casos e internações por Covid-19 cresce muito em Sena e preocupa autoridades

Publicado

em

Houve aumento no número de casos de Covid-19 3.453 casos e cresceram as internações em Sena Madureira: 8 pessoas estão internadas no hospital de campanha nesta segunda-feira (25) -5 a mais que a média da 2a semana de janeiro.

A população deve redobrar os cuidados sanitárias de modo a precaver ao máximo o contágio. O fator principal é evitar aglomeração e usar sempre máscara, além de manter as mãos limpas com água e sabão ou álcool em gel.

A situação preocupar a Secretaria de Saúde de Sena Madureira que pede aos moradores adotarem efetivamente postura de prevenção.

Continuar lendo

Cidades

Saúde de Tarauacá anuncia médico em dois turnos no Corcovado a partir de hoje (25)

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Tarauacá diz que uma de suas unidades básicas começa a atender em dois turnos a partir desta segunda-feira (25).

“Estive na quinta-feira, dia 21, juntamente com nossa equipe da Semsa, dando posse ao novo coordenador do posto do Corcovado. Na oportunidade fizemos a entrega de materiais permanentes como TV, impressora e cafeteira, e como melhor notícia, informamos que a partir de segunda terá um médico atendendo pela manhã e a tarde”, disse o secretário de Saúde de Tarauacá, Aderlândio França.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas