Menu

Provas do Enem PPL e da reaplicação do Enem regular continuam hoje (12)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio que sofreram com problemas logísticos durante a aplicação das provas do Enem regular, nos dias 04 e 11 de novembro, realizam as provas do segundo dia nesta quarta-feira (12). Cerca de 2,7 mil pessoas solicitaram a reaplicação do Enem em 16 municípios. Também hoje, haverá a aplicação do exame para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade. O Enem PPL será realizado em 1.436 unidades em todo o Brasil para cerca de 41 mil solicitantes.


Os participantes responderão 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza, a partir das 13h30, no horário de Brasília. Serão 4h30 de avaliação. Ontem (11), as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação foram aplicadas em 5h30 minutos. Considerado o maior vestibular brasileiro atualmente, o Enem serve para acessar ao ensino superior por meio de vários programas do Governo Federal. Confira abaixo:

Publicidade

Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – Cerca de 130 instituições públicas de ensino disponibilizam vagas no SiSU 2019.1, que adota a nota do Enem como critério de seleção. As inscrições no SiSU devem ser realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019, mas o quantitativo não foi divulgado. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21 de novembro.


Programa Universidade para Todos (Prouni) – As inscrições no Prouni acontecem entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, no site do programa, segundo o edital divulgado recentemente. O Prouni oferta bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) e também adota a nota do Enem entre os critérios de seleção, mas exige limite de renda e estudo em escolas da rede pública ou da rede privada, desde que o candidato tenha sido bolsista integral.


Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – Devem ser ofertas 100 mil vagas no Fies 2019, a juros zero, por meio do Governo Federal. A informação foi publicada no DOU de 23 de novembro. Os estudantes utilizam a nota do Enem para financiar cursos de graduação não-gratuitos em instituições privadas de ensino.


 


Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido