Menu

Conheça os programas de acesso ao ensino superior que aceitam a nota do Enem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado a maior avaliação de estudantes da educação básica de todo o Brasil. O Enem 2018 recebeu 6.774.891 inscrições e, destas, 5.513.662 receberam a confirmação para as provas, realizadas em 04 e 11 de novembro. Em dois dias de avaliação, são 180 questões objetivas respondidas e uma redação que podem mudar definitivamente os caminhos a serem percorridos pelos estudantes no ano seguinte.


Entre todas as faixas etárias permitidas, os participantes de 21 a 30 anos respondem pelo maior percentual de inscritos: são 1.865.292 pessoas que representam 33.83%. Embora a base seja fornecida antes mesmo do término do ensino fundamental, é no ensino médio que o estudante consolida os conhecimentos e realiza o exame “para valer”. “Eu gostei bastante dos dois dias da prova. Caíram assuntos que eu tinha visto na escola e que estavam bem ‘frescos’ na minha memória”, conta a estudante Camila Amorim, de apenas 16 anos.

Publicidade

Amorim é uma das 190.361 pessoas que têm até 16 anos de idade e que realizou o Enem este ano. Apesar da idade, a estudante finalizou o 3º ano do ensino médio em 2018 e já está decidida quanto à graduação que fará em breve: “Quero cursar Medicina e farei o Enem até conseguir. Esse ano, eu fiz a prova apenas para treinar e confesso que gostei bastante da experiência”, ressalta.


A divulgação do resultado está prevista para 17 de janeiro de 2019. Confira quais são as oportunidades disponíveis para os estudantes que participam do Enem:


SiSU 2019


O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um dos processos seletivos adotados para ingresso no ensino superior brasileiro. O SiSU 2019 já tem data definida: as inscrições acontecem entre 22 e 25 de janeiro. São 130 Instituições de Ensino Superior que garantem o ensino público e gratuito por meio de milhares de vagas.


Fies e P-Fies


O Novo Fies é o nome dado ao financiamento estudantil reformulado pelo Governo Federal para o ano de 2018. Atualmente, o estudante pode contratar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que ofertará 100 mil vagas em 2019 por meio do Ministério da Educação; ou o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), contratado junto às instituições financeiras.


É importante destacar que o Fies e o P-Fies adotam critérios de renda para a seleção e que se tratam de formas de empréstimo. Portanto, todo o valor deverá ser pago após a graduação, com acréscimo de juros em determinados casos.


Prouni


O Programa Universidade para Todos (Prouni) é o programa do Governo Federal implantado para conceder bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições privadas de ensino. Para ter direito, o candidato precisa estar enquadrado nos critérios de renda familiar pré-estabelecidos.


Seleção em faculdades

Publicidade

Existem faculdades que adotam a nota do Enem independente dos programas citados anteriormente, o que dispensa os candidatos do vestibular tradicional. A pontuação necessária é estabelecida pela faculdade, no entanto, a maioria usa a média mínima utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) em seus programas.


Graduação em Portugal


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmou convênio com 35 universidades portuguesas para que a nota do exame pudesse ser adotada como critério de seleção. Mais de 1,2 mil brasileiros já foram beneficiados desde abril de 2018. A primeira universidade a participar do convênio foi a Universidade de Coimbra (UC), em 2014.


Bolsa de estudo


Existem instituições de ensino que ofertam bolsa de estudo sem a obrigatoriedade da participação no Enem. O Educa Mais Brasil disponibiliza até 70% de desconto em graduações por meio de instituições parceiras em todo o território nacional. O estudante pode optar por cursos presenciais e a distância (EAD).


 


Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido