Conecte-se agora

Antônio Morais é eleito presidente da Câmara de Rio Branco

Publicado

em

Deu o resultado previsto. O vereador Antônio Morais (PT) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco em eleição na sede do Poder Legislativo na manhã desta sexta-feira, 09, durante sessão extraordinária. O petista obteve 13 votos dos 16 vereadores presentes no plenário. José Carlos Juruna, do PHS, que enfrenta processo judicial, não foi à sessão desta sexta-feira. Ele alegou problemas de saúde.

N. Lima (PSL), que até a sessão desta sexta era candidato a presidente pela oposição, retirou seu nome da disputa para apoiar o vereador Emerson Jarude (sem partido), que concorria à presidência por um viés independente, segundo ele, porém de linha oposicionista. Jarude obteve 03 votos.

A eleição de Antônio Morais já era prevista. Entre seus pares, o petista foi o primeiro a se lançar candidato e conseguiu, inclusive, apoio da prefeita Socorro Neri.

Já eleito, Morais disse que vai pôr em prática a proposta de construção da sede própria do Poder Legislativo Municipal. “A proposta que a gente sempre almejou foi a construção da nossa Casa para que a gente tenha condições adequadas e melhores para atender a população de Rio Branco.”

O vereador petista destacou ainda que a eleição é uma conquista pessoal e política dele, que está em seu segundo mandato.

“É uma conquista que fica na história, no meu nome, no nome da minha família. E a construção da nossa sede é na nossa principal bandeira.”

Morais assume o lugar na presidência até então ocupada por Manoel Marcos (PRB). Ele vai comandar a Câmara de Vereadores de Rio Branco com um orçamento de R$ 26 milhões.

A nova Mesa Diretora ficou assim composta: Antônio Morais (PT), presidente; Lene Petecão (PSD), vice; Railson Correia (Podemos), secretário; Elzinha Mendonça (PDT), segunda-secretária; e Raimundo Neném (PHS), suplente.

Acre

Produtor rural sofre infarto e morre em bar da Baixada da Sobral

Publicado

em

O trabalhador rural Francisco de Araújo Lima, de 56 anos, sofreu um infarto e morreu na tarde desta segunda-feira, 20, enquanto estava dentro de um bar localizado na Avenida Sobral, situada no bairro Boa Vista, região da Baixada da Sobral em Rio Branco.

Segundo informações de populares, Francisco estava bebendo desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira e, por volta das 14 horas, a vítima caiu no bar e desmaiou.

Populares que estavam no bar chegaram a pensar que Francisco estava dormindo, mas por volta das 16 horas perceberam que Araújo não estava respirando.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, apenas constataram a morte de Francisco.

A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

Populares relataram à reportagem do ac24horas que Francisco era trabalhador rural e todo final de semana se deslocava de sua propriedade na Rodovia AC-90, na Transacreana, até ao bar.

Continuar lendo

Acre

Acre não registra mortes nem novos casos de Covid-19

Publicado

em

Em boletim divulgado nesta segunda-feira, 20, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que não houve registros de morte por covid-19 e nem novos casos nas últimas 24 horas. O número de infectados permanece em 87.932 e de óbitos em 1.817 em todo o estado.

Desde o início da pandemia, no dia 17 de março de 2020 no Acre, essa é a quarta vez que o Estado passa 24 horas sem registrar novos casos e mortes em razão da doença.

Até o momento, o Acre registra 247.851 notificações de contaminação pela doença, sendo que 159.879 casos foram descartados e 40 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 85.935 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 13 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Líder da bancada da bala quer Mara Rocha disputando o governo

Publicado

em

Se depender do deputado Capitão Augusto (PL-SP), presidente da Frente Parlamentar da Segurança, que está em Rio Branco para chancelar a ida da tucana Mara Rocha (PSDB) ao Partido Liberal, o bolo de candidatos ao governo do Acre poderá aumentar em 2022.

Em entrevista ao jornalista Itaan Arruda nesta segunda-feira, 20, o líder do PL na Câmara dos Deputados afirmou que o sonho do partido para 2022 é ver Mara Rocha disputando a cadeira de governadora do Acre.

A saída de Mara Rocha do PSDB deverá ser oficializada somente na janela partidária em 2022, mas nesta semana, pessoas ligadas a ela tomarão posse da diretoria estadual do Partido Liberal no Acre.

Atualmente, são pré-candidatos ao Governo do Acre, o senador Sérgio Petecão (PSD), David Hall (Cidadania), Jenilson Leite (PSB) e Gladson Cameli (Progressistas) candidato à reeleição.

O deputado Capitão Augusto afirmou que a votação de Mara Rocha em 2018 a credencia a disputar uma vaga majoritária, precisamente, a de governadora do Acre.

“Deixamos um convite também para que ela venha em 22 disputar uma eleição majoritária, preferencialmente, para governadora. Essa é a nossa intenção do Partido Liberal, que é o terceiro maior da Câmara dos Deputados, temos vereadores, senadores, tempo de televisão e somos um partido consolidado. No Acre, vimos que a deputada Mara Rocha poderia alçar voos maiores pela força que já demonstrou em 2018. Aguardamos, ansiosamente, a vinda dela ao PL e temos esse projeto ousado para Mara Rocha que já demonstrou sua força política”, salientou.

Continuar lendo

Acre

Golpe do nudes se espalha pelo Acre e polícia alerta para os perigos

Publicado

em

O número de ocorrências relacionadas ao “golpe dos nudes” está aumentando no Acre, segundo o delegado Emylson Farias, da 3ª Regional de Polícia Civil de Rio Branco. De acordo com ele, cerca de 90% dos casos de golpes que têm sido noticiados recentemente à polícia são os chamados crimes cibernéticos.

O chamado golpe dos nudes é o da moda, no momento, e tem feito vítimas em vários municípios do Acre. Em Xapuri, não tem sido diferente. A reportagem tomou conhecimento de pelo menos dois homens, um dos quais servidor público, que se viu em maus lençóis a partir de uma conversa pelo mensageiro do Facebook.

No segundo caso, o prejuízo foi de cerca de R$ 2 mil e mesmo depois de o dinheiro ser enviado, os criminosos seguiram pressionando a vítima por mais. Em ambos os casos, os alvos do golpe não querem se manifestar publicamente sobre os fatos em razão dos fortes efeitos psicológicos sofridos.

O enredo é quase sempre o mesmo. O internauta recebe um convite de amizade de uma garota muito bonita e sensual e, geralmente, menor de idade. Já no começo da conversa ela pede para que o bate-papo seja transferido para o WhatsApp. É quando o golpe começa a ser aplicado de fato.

Inicialmente, a suposta garota envia nudes à vítima e o incentiva a fazer o mesmo, o que na maioria das vezes acontece. Horas depois, um pesado jogo de chantagem e ameaças por meio de telefonemas e mensagens começa a acontecer para que o alvo do golpe envie dinheiro para a quadrilha.

Passando-se pelo pai da menor ou por um delegado de polícia, os criminosos enviam ao envolvido todos os prints das conversas mantidas no bate-papo e as fotos trocadas. Diante das ameaças de serem denunciados por crime de pedofilia e de terem os arquivos enviados à família, as vítimas costumam ceder.

Em alguns casos, a quadrilha passa dias tentando obter fotos eróticas das vítimas mais resistentes e, muitas vezes, elas passam a ser chantageadas sem sequer terem enviado imagens. Em algumas situações, a própria família da vítima é envolvida, sendo contatada por meio de seus perfis na rede social.

O delegado Emylson Farias vai apresentar um programa na rádio CBN todas as terças-feiras sobre assunto, intitulado “Cuidado! É golpe”, por meio do qual vai orientar as pessoas a evitar ser vítima do chamado “golpe do amor virtual”, entre outros tipos, como se prevenir e, se for vítima, como proceder.

“É impressionante como está acontecendo demais. Cerca de 90% dos casos dessa natureza que têm chegado à delegacia são os chamados crimes cibernéticos, eles estão tomando de conta, então a imaginação para os crimes dessa áreas é ilimitada. Eu tenho catalogado aqui, para iniciar esse trabalho, 38 casos diferentes de casos desse tipo aí”, disse.

Quadrilhas gaúchas

Outro fato que chama a atenção é que a grande maioria dos convites que são enviados aos internautas para que o golpe seja aplicado são oriundos do Rio Grande do Sul. Informações levantadas por meio de reportagens de outros veículos dão conta de que há uma quadrilha ou várias quadrilhas neste estado especializadas nesse tipo de crime.

Em agosto passado, em uma operação de combate ao “golpe dos nudes” efetuada pela Polícia Militar gaúcha, seis suspeitos de praticarem crimes dessa natureza foram presos preventivamente por extorsão sexual em Charqueadas e Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Nessa operação foram cumpridas 16 ordens judiciais, sendo sete prisões preventivas e nove mandados de busca e apreensão em Alvorada, Canoas, Viamão, Erechim e Charqueadas; e, ainda, na Penitenciária Estadual do Jacuí, Penitenciária Estadual de Canoas III e Colônia Penal Agrícola.

Segundo a polícia, entre janeiro e agosto desse ano, 87 pessoas foram indiciadas pelo crime de extorsão sexual no Rio Grande do Sul. Neste mesmo período, 24 pessoas foram presas, sendo que 12 permanecem na cadeia pela prática de extorsão sexual contra vítimas em vários estados do Brasil.

Dicas da Polícia Civil para não cair no golpe

– Desconfie de solicitações de amizade nas redes sociais de pessoas que você não conhece;

– Não converse por telefone com pessoas que utilizam prefixos e números desconhecidos;

– Não compartilhe fotos íntimas pela internet;

– Lembre-se: pedofilia é crime!

– Caso tenha sido vítima de algum golpe, procure a Polícia Civil e registre uma ocorrência policial.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas