Sete universidades brasileiras estão entre as 20 melhores da América Latina, segundo a consultoria QS Quacquarelli Symonds, empresa de referência mundial em ensino superior. Duas instituições integram o Top 3: aUniversidadede São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que perdem apenas para a Pontifícia Universidad Católica (PUC) de Chile.
Segundo a consultoria, o Brasil é o país com mais instituições presentes na lista. Estão entre as melhores universidades do Brasila Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), a Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Critérios e pontuações
Para elaborar o ranking universidades, a consultoria QS considerou oito requisitos: Reputação Acadêmica (30%); Reputação do empregador (20%); Proporção de Professores / Estudantes (10%); Citações em pesquisas (10%); Número de professores com doutorado (10%); Rede Internacional de Pesquisa (10%); Trabalhos por docente (5%) e Impacto na Web (5%).
Instituições avaliadas
Por ter 90 instituições de ensino superioravaliadas, o Brasil teve o maior número de amostras, seguido pelo México (com 63 universidades analisadas), Colômbia (53), Chile (40), Argentina (39) e Peru (20).
Divulgado na noite desta terça-feira (30), o rankinginclui ainda quatro universidades do Chile; quatro da Colômbia; duas do México; e, com uma instituição cada, a Argentina, Costa Rica e Cuba. Confira abaixo:
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…