Conecte-se agora

Saiba quais são as melhores universidades particulares do Brasil segundo o RUF

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior

Publicado

em

Saiba quais são as melhores universidades particulares do Brasil segundo o RUF

A cada dez instituições de ensino superior no país, nove são particulares. E, ao contrário do senso comum, a história de que a universidade pública oferece formação melhor que a privada não é verdadeira. De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, no Brasil, das 93 universidades privadas existentes no país, nove delas lideram o ranking do RUF (Ranking Universitário Folha), que faz uma avaliação anual do ensino superior desde 2012.

No ranking de universidades estão classificadas as 196 universidades brasileiras públicas e privadas que são analisadas a partir de cinco indicadores, entre eles pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Cada indicador gera uma pontuação baseada na soma de valores conquistados pelas instituições.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação são coletados pela Folha de São Paulo – responsável pelo RUF – nas bases do Censo da Educação Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, Fundações estaduais de fomento à Ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

De acordo com o RUF, a PUC do Rio Grande do Sul é uma das melhores universidades privada brasileira. A instituição conta com mais de 25 mil alunos e oferece 72 opções de curso, entre eles Filosofia, Turismo e Medicina. Em atividade desde os anos 30, em 1948, a instituição foi transformada em uma universidade e, depois disso, se firmou como uma das mais tradicionais e completas universidades de pesquisa e extensão do Brasil.

As outras universidades que se encontram no ranking, são: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade do Vale do Rio dois Sinos, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Católica de Brasília, Universidade Nove de Julho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Mackenzie, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ranking de Cursos

O RUF também possui um ranking de cursos, onde é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil de acordo com o último Censo da Educação Superior, a exemplo de Administração e Direito, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Nos rankings de cursos são avaliadas universidades, centros universitários e faculdades

O nome desses cursos, porém, não é padronizado. Cada instituição dá um nome diferente para cursos semelhantes. Por isso, o site do ranking mostra como esses nomes estão agrupados nas 40 áreas do RUF. Entre as áreas analisadas se encontram: Biologia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Economia, Geografia e Letras.

Educa Mais Brasil

A Universidade Católica do Paraná é parceira do Educa Mais Brasil – maior programa de inclusão educacional do país. Já pensou que você pode ter a oportunidade de estudar em uma das melhores universidades particular do Brasil e ainda conseguir uma bolsa de até 70% de desconto? Acesse o site do Educa Mais Brasil e faça sua inscrição. É gratuito. E, caso você não more perto dessa universidade, não precisa se preocupar. São mais de 25 mil instituições parceiras em todo país.

Acre

Acre pode cancelar a compra de 700 mil doses de vacina da Sputnik V

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) declarou, nesta terça-feira (15), que pode cancelar a inclusão do Acre para a compra de 700 mil doses da vacina russa Sputnik V, por meio do acordo realizado pelo Consórcio de Estados do Nordeste.

De acordo com Cameli, o cronograma do Ministério da Saúde prevê um aumento no envio de imunizantes. Segundo ele, a autorização de uso da Sputnik V foi em caráter excepcional e deve atinge apenas 1% da população do nordeste. “Pelo planejamento de vacinas que deva chegar eu acredito que não será preciso comprar”, ressaltou.

Cameli acredita que até o fim de julho a população acima de 18 anos deverá ser imunizada em Rio Branco. “Se não criarem dificuldades, até julho a população de 18 anos deve estar vacinada”, argumentou.

A aquisição das vacinas para o Acre faz parte do acordo realizado pelo Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano Russo para a compra de um total de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou, para combater a Covid-19. Já para os estados do norte, foi realizado um acréscimo de 10 milhões de doses.

Continuar lendo

Cotidiano

Campeonato Acreano de futebol sub-17 começa nesta terça-feira com oito clubes

Publicado

em

A garotada de oito clubes começam nesta terça-feira, 15, a disputar mais uma edição do Campeonato Acreano Sub-17.

São competições de base que costumam revelar talentos para o futebol. Esta a expectativa de centenas de jogadores dos oito clubes que disputam a competição deste ano.

Estão em busca do título, Atlético Acreano, Galvez, Adesg, Andirá, Vasco, Plácido de Castro, Rio Branco e Independência.

A primeira rodada da competição acontece nesta tarde no Estádio Florestão. Às 14 horas, se enfrentam Independência e Atlético. Na partida de fundo, acontece as estreias de Atlético e Andirá.

O campeão ganha o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da categoria.

Continuar lendo

Destaque 2

Exército e Mapa fazem operação na fazenda de Jorge Moura e pecuarista se revolta

Publicado

em

Pecuarista Jorge Moura se revolta com presença do Exército em sua fazenda durante fiscalização do Mapa e do Idaf

Raimari Cardoso

Uma fiscalização realizada por volta do meio-dia desta terça-feira, 15, por funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/AC) na fazenda Campo Esperança, no município de Capixaba, de propriedade do pecuarista Jorge Moura, resultou em desentendimento entre o produtor e os servidores.

De acordo com as informações apuradas pelo ac24horas, o trabalho dos órgãos federal e estadual se referia a uma fiscalização, aparentemente de rotina, do uso de agrotóxicos e destinação das embalagens, que é de responsabilidade do Ministério e do órgão de defesa estadual, além do controle da comercialização e do transporte de defensivos agrícolas.

O que causou a revolta do pecuarista e agricultor Jorge Moura foi a presença do Exército durante a fiscalização, situação que ele considerou desnecessária, desrespeitosa e como uma demonstração de intimidação. Em um vídeo gravado no ato da chegada das equipes à fazenda, Moura confronta um funcionário do Mapa pela presença dos militares.

“O doutor do Ministério da Agricultura me vem aqui na fazenda, eu sou agricultor, pago o salário dele, trabalho dia e noite para pagar o salário dele, e olha o que ele trouxe aqui (o vídeo mostra os soldados do Exército). Não precisa você trazer o Exército, não. Nós não somos bandidos, não. Você nos respeita. Isso é um absurdo”, protestou o maior produtor de soja do estado.

Um pouco mais tarde, Jorge Moura distribuiu um áudio a colegas pecuaristas e produtores rurais de Capixaba relatando o que ocorreu em sua propriedade e afirmando que há uma inversão de valores no Acre e que os empreendedores que buscam produzir alimentos para sair da dependência de outros estados sofrem perseguição no estado.

“Nós somos autossuficientes apenas em farinha de mandioca e carne de boi e tanto eu prezo para a gente produzir arroz, feijão e frutas, mas, realmente, nós somos muito perseguidos. Parece até que a gente é bandido. É uma tristeza para nós que somos produtores aqui na região de Capixaba passar por um constrangimento desses”, diz.

Responsável pela substituição de grandes áreas de pastagens destinadas à pecuária pela agricultura, o empresário Jorge Moura enfrenta atualmente um grande prejuízo na sua plantação de soja em razão do surgimento de uma doença chamada ferrugem asiática, causada por um fungo que ataca as plantações da leguminosa.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, que lamentou o episódio e afirmou que a entidade vai fazer denúncia ao Ministério da Agricultura e ao governo do Acre a respeito do incidente. Para ele, não há nenhuma contestação à fiscalização, mas à maneira como os órgãos fizeram o procedimento.

“O que nos assusta é essa truculência toda, essa demonstração de força, com um caminhão de soldados do Exército muito bem armados, claramente com o objetivo de intimidar e de constranger, numa atitude desnecessária porque não estava havendo nenhuma posição do proprietário de impedir qualquer ação do Poder Público, que tem legitimidade para tal”, disse Veronez.

ac24horas também procurou o presidente do Idaf, Francisco Thum, que ainda não tinha tomado conhecimento do problema envolvendo o pecuarista e os servidores. De acordo com ele, o trabalho é coordenado pelo Mapa, com acompanhamento do Idaf, e voltado para a fiscalização de agrotóxicos, mas também relacionado a roubos de gados na região da fronteira acreana.

A reportagem ainda tentou falar com o superintendente do Mapa no Acre, Fernando Bortolozzo, mas o seu telefone estava fora de área de cobertura nas tentativas de ligação. Um pedido de informações sobre a operação, via mensagem, foi enviado a ele e a sua manifestação sobre o assunto será acrescentada a essa matéria assim que ele responda.

ASSISTA AO VÍDEO:

Continuar lendo

Cotidiano

Ex-governadores Romildo e Iolanda Fleming participam de cerimônia de aniversário do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 15, a solenidade de aniversário de 59 anos do Estado Acre, no Calçadão da Gameleira, contou com a presença ilustre dos ex-governadores Romildo Magalhães e Iolanda Fleming.

Ambos estiveram na tribuna de honra ao lado do governador Gladson Cameli e da primeira-dama, Ana Paula Cameli.

A ex-governadora Iolanda Lima foi vice-governadora entre 1983 e 1986, e, posteriormente, governadora de 1986 a 1987. Já Romildo Magalhães foi governador do Acre de 17 de maio de 1992 a 31 de dezembro de 1994.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas