Menu

Pesquisar
Close this search box.

Enrolado na justiça, Aldemir Lopes descumpre decisão judicial ao participar de reunião na Casa de Ulysses

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, considerado a principal liderança do MDB na região do Alto Acre, pode ter sérios problemas com a justiça por causa de uma foto divulgada durante a entrevista do pré-candidato ao governo do Acre, Coronel Ulysses Araújo, ao jornalista Roberto Vaz, no Bar do Vaz.


Durante o bate-papo, o Coronel mostrou uma imagem em que aparece ladeado por lideranças do MDB e o senador Gladson Cameli (PP). No contexto, Ulysses explica que esse encontro teria ocorrido durante a noite, num jantar em sua residência, onde até mesmo seus familiares haviam presenciado. Segundo o militar, nessa reunião, Gladson teria  formalizado o convite para que ele abrisse mão da candidatura ao governo e se tornasse vice na chapa do PP.

Anúncios


Para tentar esconder o rosto de Aldemir, Ulysses pôs o dedo no rosto do ex-prefeito para que ele não fosse identificado, mas de acordo com a apuração do ac24horas, tratava-se do ex-prefeito que é acusado de fraudar licitação, lavagem de capitais, corrupção ativa e passiva, peculato e organização criminosa enquanto administrava a cidade de Brasiléia.


A mesma imagem foi divulgada na página do ex-deputado federal João Correia no facebook. Para que o rosto de Aldemir não fosse visto, o dirigente do MDB mostrou a foto cortada.



Aldemir já foi preso em operações da Policia Federal em duas oportunidades, mas recentemente, no final de fevereiro deste ano, o Desembargador Samoel Evangelista concedeu um Habeas Corpus ao político do MDB, desde que cumprisse algumas medidas cautelares, como por exemplo, ficar em casa durante o periodo da noite. Entre outras regras, Aldemir está proibido de manter contato com testemunhas, devendo manter distancia de 200 metros.


Antes de deixar a prisão, a Defesa de Aldemir solicitou que o ex-prefeito cumprisse as medidas em Rio Branco e não em Brasiléia, comarca onde o réu responde a vários processos contra a administração pública.  A justiça concedeu esse beneficio, mas recentemente emedebista pleiteou perante a justiça visitar um filho recém-nascido em Brasiléia.



Com o descumprimento do acordo judicial, Aldemir pode retornar a prisão, caso a Justiça e o Ministério Público resolvam se manifestar.


ENTENDA O CASO

Aldemir Lopes foi preso preventivamente no dia 13 de setembro do ano passado durante a 4ª fase da Operação Labor, batizada de Dolos-Apate, deflagrada pela Polícia Federal do Acre.


Ao todo, foram cumpridos 37 mandados judiciais em Brasiléia e Rio Branco. Outros sete mandados de prisão, 14 de busca e apreensão e 16 de condução coercitiva também foram realizados durante a mobilização da PF.


Além dos direcionados aos ex-prefeitos, mandados de prisão preventiva foram expedidos contra vereadores, ex-vereadores e ex-secretários municipais. A Operação Labor investiga uma organização criminosa formada por empresários e agentes políticos suspeitos de fraudar licitações.


A investigação da polícia começou em 2015 após uma denúncia. O grupo é acusado de contratar empresa de fornecimento de mão de obra terceirizada à Prefeitura Municipal de Brasiléia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido