Desmentindo boatos que tem circulado nas redes sociais, o Detran/Acre esclareceu que os novos equipamentos que estão em fase de instalação não utilizarão imagens para promover autuações de multas.
Segundo o procurador Jurídico do órgão, Fábio Ferreira, que foi o responsável pela licitação, a única alteração que os equipamentos irão promover é a possibilidade de identificar, pela leitura da placa, veículos em situação irregular – por exemplo, furtados ou eventualmente utilizados para atividades ilícitas.
“Infelizmente nas redes sociais temos recebido cada dia mais as famosas fake News. E essa questão eh mais uma delas. A única evolução tecnológica trazida pelos novos equipamentos eh a leitura automática de placas. A Referida inovação visa a identificação de veículos com restrições.. judiciais ou administrativas para subsidiar as ações dos integrantes dos órgãos de segurança. Principalmente nos casos de roubo/furto, sequestros e demais situações em que se poderá acompanhar o percurso de determinado veículo.”
O Procurador informou ainda que os novos equipamentos por ora não estão funcionando, e, que, somente serão ativados após serem aferidos pelo Inmetro, sendo que a população será informada com antecedência quando isso irá ocorrer.
Outra informação importante fornecida pelo Detran, é que serão mantidos os atuais pontos de localização dos radares, os quais já são de amplo conhecimento da população.
Quanto à troca dos equipamentos, Fábio informa que faz parte do processo de modernização do Detran, e neste caso específico em coordenação com a Secretaria de Segurança Pública para propiciar mais segurança para a população, já que o Detran faz parte do Sisp (Sistema Integrado de Segurança Pública).
“Para que o referido sistema passe a funcionar.. ainda teremos que agir em conjunto com a Secretaria de Segurança para a integração dos sistemas que utilizamos”, lembra.