Menu

Pesquisa mostra crescimento do número de jovens, ricos e graduados favoráveis a descriminalização da maconha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma recente pesquisa divulgada na mídia nacional revela que os mais ricos e com grau de escolaridade superior tem crescido entre os que são favoráveis à descriminalização da maconha no Brasil. Em números gerais os favoráveis a liberação da maconha subiu para 32% da população, contra 66% que não querem a liberação da droga.


A pesquisa que entrevistou 2.765 pessoas foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo e traz percentuais preocupantes para os especialistas na área da saúde que são contra a descriminalização e os grupos conservadores e religiosos.

Publicidade

Os dados da pesquisa mostram que 80% dos entrevistados dizem que nunca fumaram maconha. Mas 14% afirmam que experimentaram ao menos uma vez, e 5% assumem que fumam atualmente. Esta taxa dividida entre homens e mulheres tem outro percentual, com 27% dos homens que já fumaram maconha e 12% das mulheres também afirmando que usaram a droga.


Os jovens entre 16 a 24 anos também foram entrevistados e 40% acham que fumar maconha não deveria ser considerado crime. Já os entrevistados com 60 anos ou mais, somente 24% acham que usar maconha não deveria ser considerado crime.


Os índices entre as pessoas com nível superior que acham que fumar a droga não deveria ser crime, chega a 42%. Já os que têm somente o ensino fundamental esse percentual cai para 24%.


A população considerada mais rica, ou que recebem mais de 10 salários mínimos, 53% são favoráveis à descriminalização da maconha. Os que recebem até dois salários somente 26% são favoráveis.


A região norte do Brasil de acordo com a pesquisa fica em segundo lugar nos que são contra a descriminalização da maconha com 73%, perdendo somente para o nordeste do país que 74% da população são contra a legalização da maconha.


A pesquisa que faz detalhes desde 1995 mostra que o percentual de pessoas favoráveis à descriminalização da maconha tem aumentado nas ultimas décadas. Em 1995 os contrários a descriminalização era de 81% da população, contra 17% favorável a legalização. No ano de 2012 as taxas tiveram alteração, apresentando somente 77% da população sendo contra o uso da droga de forma legalizada, contra 20% dos que era favorável ao uso. Em 2017 este percentual cresceu 12% dos que são favoráveis à descriminalização, chegando a 32% dos favoráveis, contra ainda a maioria dos que são contra o uso da droga, que é 66% da população brasileira.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/12/1946754-apoio-a-descriminalizacao-da-maconha-cresce-e-chega-a-32-66-sao-contra.shtml


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido