Menu

Justiça determina que mais de 500 famílias paguem por espaço invadido no Panorama

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pedido de reintegração de posse feito no Processo n°0007665-46.2012.8.01.0001 foi convertido em perdas e danos pelo Juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, pois a área, conhecida como Panorama, objeto da disputa jurídica atualmente abriga mais de 500 famílias. Com isso, os proprietários serão ressarcidos pelo terreno, as pessoas ocupantes do lugar não serão removidas à força e terão a oportunidade de adquirirem os lotes.

Refletindo sobre como resolver a questão de uma maneira menos danosa para todos os envolvidos, a juíza de Direito Zenice Cardozo, titular da unidade judiciária, observou que “o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse, para satisfazer o interesse dos autores, acarretará graves danos à esfera privada de diversas famílias que ocupam lotes desmembrados da área primitivamente invadida. A desocupação não resolverá o problema e projetará novos conflitos”. Por isso, a magistrada converteu a reintegração em perdas e danos.

Anúncio

A área de 40 hectares, herdadas pelos oito autores da ação, começou a ser invadida em março de 2012, por um grupo de pessoas que ocuparam o lugar para ser vingarem do dono, em função de ação trabalhista, contudo, quando foi possível o cumprimento da liminar de reintegração, os autores não buscaram executar a medida. Durante o tramite do processo, onde ocorreram tentativas de conciliação sem sucesso, o terreno transformou-se em um bairro com iluminação pública, coleta de lixo e outras famílias mudaram-se para o lugar.

Sentença

Na sentença, a juíza de Direito Zenice Cardozo verificou que os autores comprovaram ter a posse da área invadida e o terreno não era improdutivo, pois eles criavam gado. Também ficou comprovado que os primeiros invasores ocuparam o terreno com má-fé:

“Pelo depoimento do Sr. F., percebe-se que os invasores se dirigiram à área em questão de forma orquestrada, isto é, sabendo quem era o ‘dono do local’, já que a área pertencia ao antigo patrão de sua mãe, e mais, que a invasão se deu por vingança, entendendo-se que a mãe havia sido prejudicada em ação trabalhista”, anotou a juíza.

Assim, a magistrada verificou ter ocorrido o esbulho e, portanto, foi deferida medida de reintegração em favor dos autores, pois conforme enfatizou Zenice Cardozo os primeiros invasores não estavam “imbuídos da necessidade de moradia e tampouco tinham outra finalidade altruística”.

Mas, avaliando a situação atual do caso, a juíza registrou que “a área em questão está ocupada, hodiernamente, por 600 famílias, ou mais”, por isso, necessita de uma “análise muito mais aprofundada do que a simples verificação do direito material dos autores, sem a análise de outros direitos fundamentais e coletivos que circundam a questão posta”, escreveu Cardozo.

Sobre essa questão a juíza reiterou: “Há de ressaltar que o ‘Panorama” como é conhecida a área invadida, nos últimos anos tornou-se praticamente um bairro da cidade de Rio Branco, quer pelas famílias que foram se aglomerando no local, aliada a chegada do poder público, município, realizando obras de infraestrutura no local, com abertura de ruas principal e secundárias, ressalte-se em área particular, em litígio, com significativo investimento público no local. Com isso, muitas pessoas pagaram por lotes no local e construíram sua casa com total boa fé, prova disto é que muitos moradores vieram aos processo e chegaram a oferecer aos autores valores pelos respectivos lotes ocupados”.

Então, depois de discorrer e analisar todos os elementos do processo, a magistrada converteu a reintegração de posse em perdas e danos, explicando que os ocupantes devem indenizarem “(…) os autores (ou ocupantes que sucederam os autores) nos valores das áreas que ocupam, tudo a ser apurado em liquidação de sentença (liquidação de sentença pelo rito ordinário), em processo autônomo e individual, distribuído por dependência”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.