Menu

Justiça obriga devolução de dinheiro contemplado em edital de incentivo a cultura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Juízo da Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco julgou procedente o pedido feito no Processo n°0700225- 16.2016.8.01.0001, condenando um proponente de projeto cultural a restituir a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) o valor de R$ 6.240, corrigido por juros. A quantia havia sido recebida pelo requerido, por meio de edital de incentivo, para desenvolver projeto cultural, mas ele não prestou contas do valor recebido.

A sentença é de autoria do juiz de Direito Anastácio Menezes e está publicada na edição n°6.006 do Diário da Justiça Eletrônico (fl.60), de quarta-feira (22).

Anúncio

O magistrado observou que “da análise dos elementos dos autos ressai induvidoso que o réu, embora beneficiado com recursos públicos do fundo de incentivo à cultura, não prestou contas conforme estava obrigado de acordo com a Cláusula 3 do Termo de compromisso e contrato de cumprimento do objeto nº 025 ao qual firmou parceria”.

O proponente foi classificado e aprovado no Edital do Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Funcultura), em 2011, para desenvolver projeto. Contudo, conforme contou a FEM, até o momento que ingressaram com o processo, no ano de 2016, o requerido se encontrava inadimplente com o Fundo de Fomento, por não ter prestado conta do valor recebido.

Sentença

O juiz de Direito Anastácio Menezes, titular da unidade judiciária, esclareceu que o requerido mesmo tendo sido citado não se manifestou, nem apresentou contestação, por isso, foi considerado sua revelia, e, o juiz presumiu como “verdadeiras as alegações de fato formuladas”.

Então, asseverando que “o ordenamento repudia esse tipo de comportamento, pois é evidente que o réu enriqueceu, sem justa causa, à custa de dinheiro público”, o magistrado julgou ser necessário obrigar o requerido a “obrigado a restituir o que indevidamente auferiu, com a atualização dos valores monetários”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.