O Sindicato dos Taxistas de Rio Branco vai protocolar na próxima semana junto a Superintendência Municipal de Trânsito (RBtrans), uma proposta para abrir mão da cobrança da bandeira 2 durante o mês de dezembro, prática regularizada pela prefeitura e que garante o décimo terceiro da categoria.
Esperidião Teixeira, presidente do Sindicato da categoria disse que o momento econômico que o país atravessa e a concorrência desleal com aplicativos e o transporte clandestino obriga a diretoria a propor a medida para tentar garantir o equilíbrio financeiro dos profissionais.
¨ É uma proposta que visa diminuir o lucro mas atrair os clientes. Vamos trabalhar com nossos associados conscientizando todos que o momento exige esse sacrifício. Estamos em desvantagem e precisamos nos manter no mercado¨, disse Teixeira.
O sindicalista ainda disse que a proposta está sendo debatida internamente mas que a maioria ja acenou em concordar com a medida. Tradicionalmente, os taxistas adotam a bandeira 2 durante todo o mês de dezembro, como se fosse o décimo terceiro salário da categoria.
Hoje a bandeira 2 custa R$ 5,10 por km rodado. Rio Branco possui 612 táxis credenciados junto á RBtrans
Transporte clandestino age livremente
Ainda segundo Esperidião Teixeira, os aplicativos que atuam no transporte de passageiros em Rio Branco não são a maior concorrência da categoria. Ele apontou o transporte clandestino como a maior concorrência para os taxistas credenciados.
O sindicato da categoria fez um levantamento e identificou dezenas de carros que atuam no período noturno, onde os motoristas se identificam como membros do aplicativos, mas na verdade trabalham por conta própria, na clandestinidade.