Menu

Jorge Viana: “Não dá para conviver com a pobreza numa das mais ricas regiões do mundo que é a Amazônia”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana (PT) esteve no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta, 26, e participou da Câmara Temática de Meio-Ambiente. O evento acontece no Resort Hotel e reúne governadores, secretários e técnicos dos oito estados da Amazônia Legal. Ele elogiou a iniciativa do governador Tião Viana (PT) de promover a união entre os estados amazônicos a partir de uma agenda de interesses comuns em diversas áreas sociais.


Como presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (Câmara Federal e Senado), o senador acreano destacou a importância de investimentos na produção sustentável na Amazônia para potencializar a sua preservação.

Publicidade

“Temos 25 milhões de moradores na região e já reduzimos em 80% o desmatamento. Assim melhoramos a imagem ambiental do Brasil, mas não ganhamos nada com isso. Por isso, é muito importante a gente ter investimentos para o uso sustentável da floresta. A nossa biodiversidade representa ativos econômicos que não podem ser destruídos, mas manejados para gerarem prosperidade e renda aos seus moradores. Quando a floresta voltar a ter produção econômica também será mais fortemente defendida e conservada,” salientou Viana.


Desperdício dos ativos da Amazônia


O senador acreano também destacou que muitos países do mundo gostariam de ter disponível o potencial florestal do Brasil. Mas que alguns setores da política e do empresariado olham para essa riqueza a ser explorada de maneira sustentável como um problema.


“A Amazônia só vai para as manchetes dos jornais quando temos notícias ruins, o que é natural no território continental que ocupa. A Amazônia é vista no Brasil como um problema, quando na verdade é uma solução. Não reconhecem o potencial da região que representa 20% de toda a biodiversidade mundial e 12% da água doce do planeta. Todos queriam ter a Amazônia, mas o Brasil reclama por tê-la e acaba desprezando os seus 25 milhões de moradores. Para melhorarmos a nossa imagem no exterior temos que ter investimentos como nos tempos do presidente Lula (PT) e no primeiro mandato da Dilma (PT). Assim é possível gerarmos uma economia sustentável usando de maneira inteligente um ativo florestal que ninguém tem,” garantiu Jorge.


Miséria em cima da riqueza natural


Um outro ponto abordado por Jorge Viana é a condição em que vivem os moradores da Amazônia.


“Somos da terra do Chico Mendes. No ano que vem, completa 30 anos do seu assassinato. Ele estabeleceu uma agenda ambiental que o mundo ignorava. O cuidado com a floresta, os índios, os extrativistas e o clima. É lamentável que o Brasil não pense nessas questões. Por exemplo, as emissões das companhias aéreas precisam ter compensação financeiras para a preservação do meio-ambiente. Dessa forma poderemos enfrentar melhor aqueles que querem seguir destruindo a floresta. É preciso valorizar os nosso ativos florestais para beneficiar quem vive na Amazônia ou no Cerrado. Não dá para conviver com a pobreza e a miséria numa das mais ricas regiões do mundo que é Amazônia. Mas como pensam que a Amazônia é um problema querem saquear as suas riquezas e destruí-la,” finalizou Jorge Viana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido