Categories: Destaque 5 Notícias Política

Justiça nega pedido de Senador Gladson Cameli para excluir perfil no Facebook e indenização no Acre

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O juiz da 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, Giordane Dourado negou o pedido do senador Gladson Cameli (PP), que ingressou com uma ação na Justiça solicitando a exclusão do perfil denominado “Empate Digital”, sem autoria conhecida, da rede social Facebook. Cameli afirma que a página estaria sendo utilizado para reiteradamente veicular publicações anônimas ofensivas com a finalidade de denegrir-lhe a imagem. O senador pedia a condenação da empresa Facebook Serviços On Line do Brasil Ltda, ao pagamento de indenização de R$ 20 mil por danos morais.


Na decisão, o juiz destaca que as publicações apresentadas como provas de ataques pessoais a Gladson Cameli “expõem algumas expressões que poderiam, em tese, ser de fato reputadas ofensivas, mas há outras que, apesar de cáusticas e satíricas, estariam no âmbito de proteção da liberdade de expressão. “Não diviso, dessa forma, a existência de real anonimato que justifique a exclusão do perfil “Empate Digital” da rede social Facebook, cabendo ao demandante insurgir- se especificamente, na via judicial, contra as publicações que reputar ofensivas ao seu estado de dignidade”.


Sobre a negativa do pedido de indenização, a decisão destaca que, “Após a entrada em vigor do Marco Civil da Internet, ficou bem resolvida na ordem jurídica nacional a responsabilidade dos provedores de aplicações de internet, como o Facebook, por atos praticados por terceiros, ou seja, por usuários que inserem conteúdos em plataformas mantidas e gerenciadas por aqueles provedores. A clareza da norma afasta, portanto, a responsabilidade da reclamada Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. pelos eventuais danos morais sofridos pelo reclamante, ante a falta de comprovação do descumprimento de prévio comando judicial de exclusão dos conteúdos lesivos”.


O anonimato das publicações supostamente ofensivas ao senador Gladson Cameli foi descartado na decisão judicial, já que de acordo com o que foi analisado pelo magistrado, o perfil não existia exclusivamente para promover os ataques pessoais e difamatórios alegados por Gladson Cameli, mas apresentava outros conteúdos sobre manifestações sociais, criticas a atuação de políticos e do próprio sistema político brasileiro. Essa pode ser uma das primeiras sentenças no Brasil (se não for a primeira) a analisar o novo conceito de anonimato na internet à luz do Marco Civil da Internet. A decisão do juiz Giordane Dourado foi publicada na tarde desta terça-feira (12).


Leia a decisão na integra

Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024