Menu

Queimadas estão proibidas em todas as cidades do Acre, diz Instituto do Meio Ambiente

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os acreanos estão proibidos de fazer qualquer tipo de queimada. A decisão é administrada pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), que emite, quando solicitadas, as Autorizações para Uso Controlado do Fogo. Mas o documento está com emissão suspensa por orientação da Comissão Estadual de Riscos Ambientais.

Segundo informou o Imac, a proibição do uso do fogo para limpeza de pastagens e qualquer tipo de queima se dá em razão do início do período de estiagem. Contudo, a decisão, também tomada em 2016, não impediu mais de 8 mil denúncias de queimadas ilegais, todas registradas pelo órgão e pelo Corpo de Bombeiros.

Anúncio

Já este ano, explicou o instituto estadual, a Operação Floresta Viva já está em execução, e as fiscalizações ficarão ainda mais intensas nos próximos dias. Na capital as denúncias devem ser feitas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), por meio do telefone 3228-5765.

Previsão do tempo

Segundo os órgãos de controle e monitoramento, a previsão é de que o Acre enfrente em 2017 mais um severo período de estiagem. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que monitora o clima na região, informou que de julho a setembro haverá poucas chuvas e as temperaturas serão elevadas.

“Junho e julho são dois dos meses mais quentes do ano, e as temperaturas devem ficar acima da média. Ainda teremos eventos de friagem, mas não com intensidade capaz de diminuir as temperaturas por muito tempo. Assim, o calor vai prevalecer em grande parte do estado”, afirmou o meteorologista Luiz Alves, do Sipam.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.