Menu

Estudo mostra pontos positivos e negativos de campanha na TV em 2016, em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) da Universidade Federal do Paraná criou o indicador Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) para avaliar o quadro eleitoral no País em 2016, quando foram eleitos os prefeitos das capitais. Os indicadores de análise foram definidos na forma de 14 categorias temáticas e compilados no e-book “Eleições 2016: Análise do HGPE nas Capitais Brasileiras”, dos pesquisadores Ary Azevedo, Fernando Castro e Luciana Panke, publicado esta semana pela UFPR.

O HGPE de Rio Branco analisou 31 programas eleitorais dos dois principais candidatos em 2016 –Eliane Sinhasique, do PMDB, e Marcus Alexandre, do PT. Estes Programas Eleitorais foram exibidos dentro do período de 26.08.2016 até 29.09.2016 em períodos do dia não especificados no conteúdo disponibilizado pelos candidatos na internet e tiveram uma média de duração de 3 (Marcus Alexandre) a 4 minutos (Eliane Sinhasique).

Anúncio

“Marcus Alexandre utilizou os dois primeiros programas eleitorais na televisão para falar diretamente com o eleitorado pautando a sua candidatura à reeleição e apresentando sua vice-prefeita, a professora Socorro Neri (PSB). Sua família, composta por ele, a esposa e três filhos ainda crianças, também esteve presente no conteúdo do programa eleitoral, tendo a finalidade de gerar empatia no eleitorado. Desde o seu primeiro HGPE até o último, ele sempre aparece como uma pessoa simples e um político acessível. O típico pai de família, trabalhador, aquela pessoa que não precisa de bens e de riqueza para viver”, relata o CEL.

Uma característica de cada candidato se mostrou frutífera para possíveis futuras pesquisas. A primeira delas remete ao fato de Marcus Alexandre englobar em seus programas eleitorais, temas específicos voltados para nichos de eleitores/mercado como gênero feminino e público empresariado.

O estudo lembra que ele utiliza a maioria dos seus programas eleitorais para tratar de questões mais previsíveis de serem abordadas em uma campanha eleitoral (saúde, educação, meio-ambiente etc), mas ele também se mostrou atento a grupos de eleitores preocupados com questões mais pontuais, relacionadas a um interesse específico e que no final das contas podem representar as parcelas de desempate em uma disputa eleitoral.

Já Eliane Sinhasique utilizou sua trajetória e ascensão na vida pessoal como sinônimo de força e conquista feminina. Ela se mostrou como uma líder guerreira, uma mulher porta-voz do povo que cobrava atitude das autoridades. Mas em contrapartida ela também se mostrou bastante direta ao atacar o candidato da oposição, fator que mostra que as mulheres podem ter mais dificuldade em exercer a diplomacia e entrar em negociações dentro da esfera política do que os homens.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.