Conecte-se agora

Moisés propõe que Capixaba e Plácido de Castro tenham status de “cidades-gêmeas” no Acre

Publicado

em

O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) encaminhará, nesta terça-feira, 6, pedido ao Ministério da Integração Nacional para garantir a condição de cidades-gêmeas a Capixaba e Plácido de Castro. Municípios com esse status, além da possibilidade de organizar planos de desenvolvimento conjunto, facilitando políticas de educação, saúde, segurança pública e de combate ao narcotráfico, ainda podem instalar lojas francas, os chamados free shops.
Caso o Ministério da Integração Nacional não atenda ao seu pedido, Moisés assegura que entrará com um projeto na Câmara Federal determinando a mudança de status para as duas cidades acreanas.

“Os dois municípios do Estado fazem fronteira com a Bolívia. Capixaba, com 11 mil habitantes, através da Vila Maparro, divididos pelo rio Caramano, e Plácido de Castro, com 18 mil habitantes, através da Vila Puerto Evo Morales, divididos pelo Igarapé Rapirrã”, explicou o parlamentar.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, serão consideradas cidades-gêmeas os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, integrada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar a unificação da malha urbana com cidade do país vizinho.

Para Moisés Diniz, a necessidade de se definir Capixaba e Plácido de Castro como cidades-gêmeas decorre da crescente demanda desses municípios por políticas públicas específicas, por serem fronteiriços e importantes para a integração sul-americana, levando em conta, ainda, que ambas as cidades se tornaram rota do tráfico de drogas, o que tem fragilizado sua população, especialmente a juventude.

A proposta apresentada pelo deputado está prevista na portaria nº 213, de 19 de julho de 2016, do próprio Ministério da Integração Nacional.

Anúncios

Cidades

Prefeitura impõe novas medidas contra aglomerações no município de Xapuri

Publicado

em

Durante ato de abertura da vacinação contra o coronavírus no município, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 21, o prefeito Ubiracy Vasconcelos assinou um novo decreto (045/2021) com medidas de prevenção no combate à Covid-19, que vem se agravando na cidade.

Nas últimas duas semanas, Xapuri voltou a apresentar números altos de novas contaminações, registrando recordes de confirmações diárias de novos infectados desde o início da pandemia, que fez os primeiros casos no município em 27 de abril do ano passado.

Com mais de 2 mil casos confirmados e 16 mortos, a cidade não tem contido as aglomerações desde a campanha eleitoral passada. Eventos em bares que promovem som ao vivo, entre outras atividades, têm causado ajuntamentos constantes de pessoas em espaços mínimos.

Em outros espaços, como supermercados ou mesmo locais públicos, o rigor com medidas consideradas como essenciais pelas autoridades em saúde para a prevenção de contaminações, como o uso de máscaras e o afastamento social, tem sido flagrantemente deixados de lado pela população.

Com as novas medidas, o funcionamento de atividade econômicas segue sendo regido pelo que dispõe o Pacto Acre sem Covid, mas lanchonetes, bares, restaurantes e distribuidoras poderão funcionar apenas até às 21 horas, sob pena de multa de R$ 250 em caso de desobediência.

Outra determinação importante é a proibição da permanência de pessoas em locais públicos, como ruas, praças e calçadas, entre às 10 horas da noite e às 5 horas da manhã seguinte. Fora desses horários, aglomerações com mais de 5 pessoas deverão ser dispersas pela polícia ou agentes de saúde.

Continuar lendo

Cidades

Fernanda Hassem recebe técnicos da Amac para ajustes em projeto de urbanização

Publicado

em

Uma equipe da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) composta pela coordenadora de projetos Micaelle Maia e pela arquiteta Thaís Paz esteve em Brasiléia nesta quarta-feira, 20, para fazer ajustes em um projeto de urbanização do município, que será encaminhado ao Ministério do Turismo.

O projeto, segundo a prefeita Fernanda Hassem, prevê três etapas que consistem na urbanização da rotatória de entrada da cidade, para quem vem de Assis Brasil, até o residencial Jatobá, com pavimentação, iluminação e paisagismo.

Do residencial Jatobá até o Hospital Regional, será construído um passeio público, com pavimentação, bancos e luminárias. O projeto prevê ainda uma pista de caminhada e uma ciclovia, com iluminação e paisagismo, na BR-317, sentido a Assis Brasil, até o km 4, nas proximidades do santuário de São Francisco de Assis.

Fernanda Hassem informou que a deputada federal Vanda Milani (Solidariedade) é parceira do município na viabilização dos recursos para o projeto.

“Estamos bastante otimistas com esse projeto. A previsão é que as obras iniciem ainda esse ano de 2021”, disse a prefeita em sua página do Facebook.

Continuar lendo

Cidades

Prefeito de Assis Brasil tem telefone clonado e golpistas pedem dinheiro a contatos

Publicado

em

A Assessoria de Comunicação do prefeito Jerry Correia, de Assis Brasil, alertou a familiares, amigos e imprensa, na manhã desta quinta-feira, 21, que golpistas estariam fazendo pedidos de dinheiro por meio do WhatsApp se passando pelo gestor municipal.

De acordo com a informação, vários contatos da lista telefônica do prefeito teriam recebido mensagens com pedido de dinheiro. O caso foi levado à polícia para investigações.

“Já estamos tomando as devidas providências e as autoridades policiais farão a investigação do caso”, disse Jerry Correia.

Essa não é a primeira vez que pessoas mal-intencionadas se passam por autoridades no Acre para dar golpes.

Em abril do ano passado, um servidor da saúde em Cruzeiro do Sul foi preso depois de ter criado um perfil falso nas redes sociais onde se passava pelo governador Gladson Cameli.

Se passando pelo governante, o golpista pedia dinheiro a senhoras com idade mais avançada e vulneráveis, preferencialmente. Depois de preso, ele confessou o crime.

Continuar lendo

Cidades

Senador Guiomard recebe primeiro lote e inicia vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

O município de Senador Guiomard recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, do governo do Estado. Nesta primeira remessa foram repassadas 89 doses que serão utilizadas na imunização dos profissionais ativos da área de saúde.

A secretária Municipal de Saúde, Dayane Reis. pede que a população tenha paciência pois todos serão vacinados. “A demanda da vacina é muito grande neste momento. Assim como o Acre, todos os demais estados brasileiros precisam, mas por enquanto essa foi a quantidade repassada. O governador Gladson tem acompanhado o processo desde o início e garantido que o nosso estado fosse um dos primeiros a receber, e assim continuará. Toda semana o estado vai receber mais doses e vai repassar aos municípios e assim iremos vacinar os grupos prioritários e depois toda a população”, disse.

As próximas pessoas a serem imunizadas são os demais profissionais de saúde, idosos acima de 80 anos e pessoas acima de 60 anos que moram em instituições que abrigam idosos, como asilos.

A Prefeitura de Senador Guiomard mantém a Academia Intermediária de Saúde, que é a unidade de referência da Covid-19, com toda equipe especializada para atender casos suspeitos ou confirmados, da doença.

“Preciso agradecer ao governador que foi rápido e ágil em trazer a vacina. Esse ano de 2020 foi muito turbulento e perdemos muitas vidas por conta dessa doença, mas agora temos a vacina como uma garantia que tudo será superado, mesmo assim precisamos continuar nos cuidando e tendo atenção. Nossas equipes estão trabalhando e preparadas para começar a vacinação”, ressaltou a prefeita Rosana Gomes.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas