Menu

Pesquisar
Close this search box.

Idosa de 62 anos com cisto cerebral perde movimentos, mas ainda assim recebe alta do Hospital do Juruá


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A aposentada Maria de Fátima Rodrigues, de 62 anos, vive os piores dias de sua vida. Ela não anda, quase não consegue ficar sentada e fala muito pouco. Ainda assim, a idosa recebeu alta médica do Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, onde ficou internada por cerca de 30 dias, e teve de voltar para casa, no bairro João Alves. Aos cuidados dos filhos por ter perdido os movimentos, ela sofre ainda com desmaios, insônia e depressão.


Exames de ressonância magnética acusaram a existência de um cisto no cérebro de Maria de Fátima. O tumor não é maligno, segundo os profissionais que a avaliaram. Mas a família protesta contra o que chamam de descaso das autoridades da saúde estadual no Vale do Juruá. E reclamam do tratamento que receberam no hospital.

Anúncios


“Minha mãe recebeu alta depois de um mês de internação. O neurologista de Rio Branco diz que o tumor é pequeno demais pra cirurgia, e alega que ela pode conviver com ele pro resto da vida. Mas quem a vê nessa situação sabe que ela não está bem”, desabafa Otacione Rodrigues Gomes, 26, filha de Maria de Fátima.


Ela e o irmão, Cláudio Erlândio, 29, são os filhos da idosa que mais têm se dedicado a lhe prestar auxílio. “Eu já nem durmo direito, e quando o telefone toca, meu coração só falta sair pela boca”, relata Cláudio Erlândio ao descrever o desespero da família.


Segundo eles, a mãe chegou a entrar, há algumas semanas, na lista do TFD (Tratamento Fora de Domicílio), mas foi excluída pouco antes da viagem sob a justificativa de que o neurologista estava com viagem marcada para Cruzeiro Sul. Apesar da promessa de atendimento, a paciente segue sem a avaliação de um profissional especializado, já que a chegada deste último tem sido adiada desde então.


Não bastassem todos esses percalços, a aposentadoria de Maria de Fátima tem sido gasta apenas com medicamentos – que não são fornecidos pela rede estadual ou municipal de saúde – e com alimentação.


Maus-tratos e humilhações

Os filhos de Maria de Fátima descrevem ainda um clima de humilhações e muita indiferença – por parte dos profissionais e membros da diretoria – vivido no Hospital Regional do Juruá.


“Até pra beber água lá eu fui humilhada”, afirma Otacione. “E não fomos os únicos. O atendimento é assim pra todo mundo”.


Para Cláudio, o pior vexame ocorria sempre que pedia informações sobre o quadro clínico da mãe. “Ninguém nos dizia nada. Cansei de ficar em pé no corredor, à espera da médica responsável por ela, e quando a encontrava, ela dizia que não podia fazer mais nada e me dava as costas”, conta ele.


Sem suportar mais a situação desesperadora vivida pela família, Otacione e Cláudio Erlândio denunciaram, dias atrás, o caso no programa Bom Dia Juruá, do jornalista Alexandre Gomes. Em meio à entrevista, eles receberam um telefonema do secretário municipal de Saúde, Edir Clemente Nascimento, que se colocou à disposição para ajudar no que fosse preciso até que o Estado tome providências e ofereça atendimento especializado a Maria de Fátima.


O outro lado

A reportagem do ac24horas entrou em contato com o representante da Saúde no Juruá, Itamar de Sá, que prometeu cobrar da Secretaria Estadual de Saúde uma posição sobre a vinda do neurologista à região. Ele também colocou o repórter em contato com o coordenador do Complexo Regulador do TFD, o médico Vitor Hugo, o qual assegurou que Maria de Fátima também recebe cuidados do programa Melhor em Casa, do governo estadual.


“Não está confirmada a malignidade do tumor no cérebro da paciente. Fui à casa dela hoje pela manhã, e me falaram que ela está tendo convulsões. Vi a filmagem que fizeram, mas não receitei um anticonvulsionante por ter concluído que este não é o caso”, disse ele.


video
play-sharp-fill


Para Vitor Hugo, Maria de Fátima apresenta um quadro de depressão por achar que está com câncer no cérebro. E, segundo ele, o que se vê no vídeo feito pela família (e reproduzido nesta matéria) é que ela está tendo o que popularmente se chama de “crise nervosa”.


O coordenador do TFD no Juruá confirmou ainda que a idosa deverá aguardar a chegada do neurologista à região, pois, de acordo com ele, enviá-la à capital pode não ser uma solução para o problema.


“Nem sempre mexer com um cisto cerebral resolve. Muitas vezes, as cirurgias causam lesões piores que a existência de um tumor no crânio”, justificou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido