Categories: Blog do Crica Notícias Política

Sebastião recebeu em seu gabinete seus principais adversários políticos

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Puxado pelo coordenador da bancada federal, senador Sérgio Petecão (PSD), deputados federais e senadores de partidos opostos, reuniram-se ontem com o governador Tião Viana para uma discussão conjunta sobre a violência no estado. Quem diria ver numa mesa, pacificamente, adversários ferozes como o governador, deputado federal Major Rocha (PSDB) e o senador Gladson Cameli (PP), travando uma discussão pacífica sobre encontrar meios para conter a ação dos bandidos na capital, que chegou ao insuportável. Sei que, a ala dos “cuecas e das calcinhas apertadas do PT” deve ter torcido o nariz para o fato. Mas, política grande se faz desta maneira, quando é para se combater um adversário da população, deve-se mandar os partidos às favas e sentar e unir forças. Na campanha de 2018, cada um abra a sua caixa de ferramentas e parta para o confronto político. Não podia era o governo ficar de cara torcida para a oposição e a oposição de cara torcida para o governo, ante uma população acuada em suas casas. Foi importante o papel do senador Sérgio Petecão (foto) pela iniciativa da reunião. Agora é todos os deputados federais e senadores correr para liberar os 70 milhões de reais de emendas parlamentares e cobrar resultados pela sua boa aplicação no sistema de segurança.


Uma entrevista lúcida
A entrevista na VEJA do senador Humberto Costa (PT) foi como balde de água fria nos radicais do PT que, continuam achar que nada aconteceu de ilegal durante os governos Lula e Dilma. Para ele, PT tem de pedir desculpas ao povo pelos atos de corrupção praticados e mudar.


Não cola mais
O senador Humberto Costa (PT) tem razão ao pregar que o partido mude o disco do “Fora, Temer” e parta para fazer uma análise dos erros e deixar de estar culpando a Lava-Jato.


Trump, era uma “brincadeira”, lembram?
Na política, quando se cria uma empatia entre o candidato e o eleitor, este não quer nem saber se é da extrema direita, simplesmente, vota. O Trump, nos EUA, no início da campanha era levado na brincadeira. Não levem na brincadeira a candidatura do Bolsonaro à presidência.


Quebra a hegemonia do PMDB
A aliança PSD-PSDB-DEM virou a maior força política da campanha de 2018. Evita que o PMDB possa dizer como deve e como não deve ser a chapa majoritária da oposição, principalmente, nas questões das escolhas do vice e candidatos ao Senado. Consenso só há para o governo.


Para não repetir
Os dirigentes do PSD, PSDB e DEM, com os quais converso, são unânimes que o senador Gladson Cameli (PP) é a bola da vez. Mas ressalvam que, esta aliança impede que o PMDB e PP repitam o que fizeram na campanha da capital para prefeito e vice: chegar com um prato feito e empurrar goela abaixo sem discussão. E, convenhamos: PSD-DEM-PSDB estão certos.


Muito simples
O prefeito de Mâncio Lima, Isac Lima, tem um caminho muito simples de percorrer: se achar alguma irregularidade do antecessor Cleidson Rocha: encaminhar para o TCE e MP. E tocar a sua gestão. Este bate-boca infantil sobre como foi recebida a prefeitura é uma tolice.


Vale para todos
Não consegue me comover essa choradeira dos prefeitos atuais, que receberam as prefeituras quebradas e vivem de atacar os antecessores. Todos os prefeitos eleitos sabiam como iam encontrar as prefeituras, não tem inocente nesta história. Isso vale para todos.


Brincando de pegadinhas
Até a semana passada o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) dizia ser sua candidatura a Senador irreversível. Na reunião das oposições ontem, mudou o discurso e admitiu que, poderá ser o candidato a deputado federal. O Bocalon não está mais na idade de brincar de pegadinhas.


Até entendo
Mas até entendo o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM). O seu partido só tem um vereador no Estado. Sua única saída para não ser engolido de novo é buscar entrar em uma coligação.


Problema do PT
Chiadeira sem sentido essa de alguns dirigentes de partidos nanicos com o anúncio de que o militante Cesário Braga será o novo presidente regional do PT. O acham “radical”. Isso é questão interna do PT, tem de escolher para a presidência quem quiser, mesmo porque, o ninho petista não é nenhuma congregação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.


E mais uma coisa
E tem mais uma coisa, seja o Cesário Braga, o João ou o Praxedes, o novo presidente do PT, os dirigentes dos partidos nanicos não têm o que escolher, seja qualquer um deles vão lhe dizer o que fazer na eleição de 2018. Sempre não foi assim? Que valentia é esta agora, seu Zé?


Fato sacramentado
Na reunião dos dirigentes dos partidos de oposição acontecida ontem, foi referendado o que era uma linguagem comum: o senador Gladson Cameli (PP) é o candidato da unidade. No tocante à questão do Senado este é um assunto para se resolver depois das pesquisas.


Derrubar mitos
Uma pesquisa na oposição para a escolha dos nomes que comporão a chapa para o Senado é essencial, até para derrubar mitos. As pesquisas colocarão cada um no seu devido lugar.


Araruta tem seu dia de mingau
O que era cobrado aconteceu ontem, por uma iniciativa do senador Gladson Cameli (PP) os dirigentes da oposição sentaram para conversar de forma civilizada sobre a eleição de 2018. A última vez que um fato dessa natureza ocorreu foi quando se fundou o MDA, que aglutinou todos os partidos de oposição e ganhou com Flaviano Melo (PMDB) a prefeitura do PT.


Não me lembro
Após a era MDA não me recordo de nenhum momento que a oposição tenha chegado unida em torno de uma candidatura ao governo, como agora com o senador Gladson Cameli (PP). Todos que disputaram o governo após o fim da MDA foram traídos durante as campanhas


Conversa política
O deputado federal Major Rocha (PSDB) senta hoje com o ex-vereador Raimundo Vaz (PR), para tentar lhe convencer de que seja candidato a deputada estadual pelo PSDB. Rocha quer forma uma chapa competitiva para a Aleac, com alguns nomes que já tiveram mandatos.


Batman e Robin
Não me perguntem quem é o Batman e quem é o Robin que não saberia responder. Mas os deputados Major Rocha (PSDB) e Luiz Gonzaga (PSDB) só andam juntos, igual aos dois personagens das histórias em quadrinhos. Gonzaguinha tem colado até na sombra do Rocha para viabilizar a sua candidatura para a Câmara Federal.


Não haverá desculpas
Com os 70 milhões de reais que virão das emendas parlamentares não haverá mais motivo para o comando da PM não comprar um lote de motos e restabelecer o serviço de ronda, que chegou a acontecer com sucesso. E também viaturas, as atuais estão sucateadas.


Nas mãos dos vereadores
O projeto enviado pelo prefeito Marcus Alexandre para subsidiar as passagens de ônibus para que não fiquem em 4 reais e a tarifa estudantil pule para 1,90, deverá ser votado nesta quarta-feira . Como a base do prefeito tem ampla maioria a aprovação será sem problemas.


O fenômeno Jair Bolsonaro
Aonde chega num aeroporto há uma multidão esperando o deputado federal Jair Bolsonoro ((PP) para saudá-lo, abraçá-lo e pedir autógrafos. A VEJA retratou bem este fenômeno na Paraíba, aonde chegou pregando que todo cidadão tem o direito de ter uma arma em casa, que bandido tem que trabalhar na cadeia para se sustentar e que Direitos Humanos tem que amparar as famílias das vítimas. É contra o casamento gay e outras posições extremadas. Você pode lhe chamar de louco, homofóbico e do que quiser, mas o eleitor menos esclarecido, que é maioria, e  que  está de saco cheio acha o discurso adorável, porque não crê mais nos políticos tradicionais. E vota naquele que representa a antítese à atual classe política. Aconteceu algo parecido como a eleição do Fernando Collor. Nas pesquisas está entre os três primeiros. Não levem o Jair Bolsonaro na galhofa! O eleitor esclarecido é minoria no País.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Ex-BBBs expõem Globo: “Estão nos impedindo de trabalhar”

Vários participantes do BBB 24 tiraram a sexta-feira, 26,  para desabafar nas redes sociais. Todos reclamam…

27/04/2024

Personal diz que recebeu proposta financeira para expor caso com Gracyanne Barbosa

O personal trainer Gilson de Oliveira se pronunciou mais uma vez na noite desta sexta-feira, 26.…

27/04/2024

Moradores do Triângulo Novo reclamam que posto permanece fechado

Moradores da região do Bairro Triângulo Novo estão revoltados com o fato do posto de…

27/04/2024

Luiz Calixto diz que não fez ameaça a policial penal: “se ajoelhou ao poder do crime”

O secretário-adjunto de Governo, Luiz Calixto, negou neste sábado (27) que tenha feito ameaças ao…

27/04/2024

Acreana que mora nos EUA é assaltada e faz desabafo: “não é mais seguro”

A acreana Edilaine Germini, natural de Brasiléia, que mora em Chicago, nos Estados Unidos, e…

27/04/2024

Proposta na Camara municipal cria cadastro de pedófilos em Manaus

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) discute Projeto de Lei (PL) que cria cadastro municipal…

27/04/2024