Menu

Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul alerta para surto de doenças no pós-cheia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul se antecipam aos possíveis surtos de doenças no período pós-enchente. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Marcicleide Oliveira, alertou, através de ofício, os enfermeiros das unidades básicas de saúde sobre os riscos de contração de doenças decorrentes da alagação e a maneira de preveni-las.

Segundo ela, as principais enfermidades a que estão sujeitos os atingidos pela enchente são leptospirose, hepatite A, febre tifoide, cólera e diarreias.

Anúncio

Crianças e adolescentes que costumam nadar nas águas estão mais sujeitos a contrair doenças.

Para orientar os moradores sobre os riscos decorrentes da alagação, as equipes da Secretaria de Saúde contam com o aporte do Corpo de Bombeiros, que possui embarcações usadas nas vistorias às áreas atingidas.

Uma das recomendações feitas aos alagados é que eles não reaproveitem alimentos que tenham entrado em contado com a água da cheia.

A prefeitura também tem distribuído hipoclorito de sódio aos moradores dos bairros afetados. O produto é usado na purificação da água para consumo humano.

A coordenação da Vigilância Epidemiológica trabalha ainda numa cartilha, a ser distribuída aos desabrigados no retorno para casa.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.