Conecte-se agora

Tião Bocalon se coloca como “Plano B” da oposição em 2018

Publicado

em

Fiz ontem algumas perguntas ao ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) e ele, respondeu por escrito, revelando, inclusive, que se coloca como “Plano B” ao governo em 2018. Sobre duas candidaturas da oposição ao governo: “Não vejo, como nunca vi, problema com mais de uma candidatura ao governo. Hoje, o nome do senador Gladson Cameli (PP) é unanimidade. Tem muita água para passar debaixo desta ponte. Se lá na frente as coisas mudarem, não corro de responsabilidades”. Sobre o Senado: “como são duas vagas, pensamos que merecemos uma delas, por tudo o que já fizemos por esta oposição quando o PT estava no auge. Neste momento, organizamos o partido para ter chapas puras para Estadual e Federal. A nossa chance de disputar o Senado é grande”. E complementa Bocalon : “os que fazem a defesa da minha candidatura a Federal é por ter medo de ir para uma disputa conosco. Jamais imaginei que em 2016, na eleição,municipal, tomaria uma rasteira.Vamos construir nosso caminho com aqueles que reconhecem a nossa luta nos últimos 10 anos em defesa, sempre, de um projeto coletivo”. A dedução é que Tião Bocalon (foto) disputa um cargo majoritário em 2018. É justo.

 Os tempos mudaram
Há bem pouco, em qualquer eleição para a FAMAC, o candidato apoiado pelo PT tinha 90% dos votos. Os tempos mudaram. Com um esquema que tinha deputados, secretários municipais e estaduais, a direção petista, a candidata do PT, Terezinha Santana, venceu a disputa da presidência por cinco votos, da candidata Thamires Pinheiro, que não tinha um pau para dar num gato.

Acabar no MP
A chapa perdedora pretende acionar o MP para saber quem pagou a hospedagem dos eleitores do interior, que vieram votar em Rio Branco e bancou as passagens aéreas.

Delação do fim do mundo
A Ministra Carmén Lúcia homologou a delação da Odebrecht, chamada de “delação do fim do mundo”, pela sua letalidade. A revelação dos nomes só se dará após a PGR apresentar a Denúncia contra cada um dos acusados. Sabe-se que tem político do Acre citado no caso.

Muito mais
Alguns nomes que estão vazando são a ponta do iceberg. Com 77 delatores, claro que a lista de quem pegou dinheiro de propina para a campanha ou mesmo para guardar deve ser longa.

Influência em 2018
De acordo como vierem as delações da Odebrecht pode até mexer na disputa majoritária do governo acreano, na eleição do próximo ano. Por enquanto, tudo que se pode fazer é esperar.

Na expectativa
Com o fim do recesso jurídico deve voltar para a pauta do TJ, o pedido de “CPI da Venda de Casas”, que tem parecer favorável do MP e de dois desembargadores. Este é um fato que deve movimentar muito a Aleac, caso a justiça acate o pedido da oposição para a sua instalação.

Ainda que assim
Mesmo o PT tendo maioria, devendo apontar o Presidente e o Relator, há campo para que a oposição faça um grande de um barulho político com as convocações que fará, afinal, 2018 é ano de eleição. E de um limão se faz uma limonada.

Registrando um fato
Não vou dar o nome porque me pediu para não parecer por ser uma figura conhecida e não querer sensacionalismo. Mandou-me a Nota: “Luis Carlos, tive que recorrer ao PS no fim de semana e fui tratado como em um hospital particular, contrariando o que dizem, por favor, me faça este registro”. Feito. Jornalismo tem sempre que ter duas mãos.

Valores invertidos
Na política, os valores são invertidos. O prefeito de Porto Valter, Zezinho Barbary (PMDB) por cumprir a sua palavra de votar no prefeito Marcus Alexandre (PT) para a presidência da AMAC foi execrado pela oposição. Ato de honestidade tem de ser elogiado e não criticado. Mesmo porque em 2018 estará no palanque da oposição.

Thiago Machado
Corre a notícia de que será candidato a deputado estadual pelo PSDC. Thiago é o fino da educação e trata de forma fidalga os que procuram os seus serviços de Despachante.

Parceria interessante
Muito interessante a parceria entre Governo do Estado e BASA para o uso de 368 milhões de reais disponíveis para a integração da classe produtiva. Disponibilizado o recurso já está.

O siba, é o cara!
“A ZPE não fracassou, ela só não andou”. A explicação esotérica é do secretário de Indústria e Comércio, Sibá Machado, justificando porque o projeto cantando em prosa pelo governo não conseguiu instalar um carro de pipoca na área. Sibá, é o cara! A cada frase ele se supera.

Mostrando serviço
A Delegacia de Homicídio está mostrando serviço.Tem conseguindo prender vários bandidos acusados de envolvimento na matança que vem acontecendo em Rio Branco. Boa notícia.

Voltando com tudo
A Assembléia Legislativa retorna as suas atividades amanhã. O que se espera é que aconteçam bons debates entre a base do governo e a oposição, para isso é que existe o Legislativo.

Quanto custa um vereador da capital
Vamos a quanto recebe um vereador de Rio Branco. 12 mil reais de salário. 17 mil para contratar assessores para os gabinetes. 5 mil reais para alugar carros e 4 mil reais para alugar um gabinete fora da Câmara. Somando os valores chega-se ao custo de 38 mil reais mensais. É quanto custa aos cofres públicos cada vereador.

O suficiente para um bom trabalho
Não é por falta de estrutura financeira que os vereadores da Capital não prestarão um bom mandato. Vamos esperar o começo das sessões para saber se justificarão os seus jetons.

Não apostem em ressarcimento
Os prefeitos, cujos municípios começam a sofrer com alagações não esperem que o governo federal faça o ressarcimento integral dos valores a serem gastos para dar apoio às famílias atingidas pela cheia. A ajuda federal costuma ser 10% do que cada prefeitura investiu.

Ganhando espaço
O vereador Roberto Duarte (PMDB) ainda nem começou o ano legislativo da Câmara Municipal de Rio Branco e já vem sendo um dos destaques entre os novos vereadores. Se continuar produzindo fatos polêmicos, não haverá como não ser divulgado. Abre caminho para a Aleac.

Até hoje reclama
O ex-deputado Gilberto Diniz debita não ter sido eleito vereador de Sena Madureira ao fato de ter sido preso dias antes da votação. E responsabiliza o primo e deputado Gehlen Diniz (PP), como o autor da denúncia que estava comprando votos. São primos, avaliem se não fossem!.

O xerife vai voltar
O ex-deputado Walter Prado diz que está se preparando para ser novamente candidato a deputado estadual. A tendência é que, Prado saia pelo PP do senador Gladson Cameli. Toda a sua família era do antigo PDS, em Tarauacá, seu pai Antonio Prado, inclusive foi prefeito

Candidato certo
O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Rogério Pontes (PMDB), tem candidato certo para deputado federal na eleição do próximo ano: deputado Eber Machado (PSDC). Significa dizer que, o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) não terá o seu apoio.

Muita arma e muita droga
Em Cobija se compra droga e armas como se compra sorvete na sorveteria. Se o Exército tivesse postos fixos de fiscalização na fronteira, por certo seriam aprendidas mais armas e muitas remessas de drogas deveriam deixar de entrar em Rio Branco. A droga move o crime.

Temer termina o governo
Lendo o artigo de um jurista sobre uma condenação da chapa Dilma-Temer pela justiça eleitoral, este fez uma explicação técnica de que, com tantos recursos ao dispor, Temer cumpriria o mandato e nem todos os recursos seriam esgotados. É a legislação brasileira.

Saiu estraçalhada
A oposição saiu estraçalhada da última eleição municipal de Brasiléia. Mas a prefeita Fernanda Hassem (PT) coloque sempre como sua meta que, o eleitor que nela votou, poderá não votar se não cumprir as promessas de campanha. E neste caso a oposição poderia tomar fôlego.

Virou entidade
O presidente da Federação de Futebol do Acre, Antonio Aquino, tem tanto tempo na frente do cargo que virou uma espécie de entidade. Conseguiu bater Fidel Castro em longevidade à frente de um cargo. Toniquim tem o mérito de construir sem ajuda do governo o estádio de futebol “Florestão”, uma obra ousada. Só isso já justifica sua eterna continuidade na função.

O mundo é um moinho, já dizia Cartola
Eike Batista foi considerado o sétimo homem mais rico do mundo. Vivia rodeado da nata da política brasileira. Presidentes e ministros lhe faziam todo tipo de reverência. Era manchete mundial. Quando agora é preso e tem a cabeça raspada, fico matutando com a cena patética e que ninguém jamais imaginaria que isso viesse ocorrer um dia: o mundo gira! Por isso você não deve ser arrogante e pisar os outros; ninguém sabe como será o dia de amanhã. O mundo é um moinho…. como diz a música inesquecível do sambista Cartola. Que o caso Eike sirva de lição, principalmente, para quem costuma usar o poder contra ex-aliados e até com os aliados. O amanhã sempre será outro dia e com uma noite pelo meio.

Acre

Casos de diarréia avança 32% em 2022 no Acre, alerta Saúde

Publicado

em

A incidência da diarréia aumentou 32% em 2022 quando comparadas ao mesmo período de 2021 no Acre. As chamadas doenças diarreicas agudas (DDA) estão afetando oito municípios do Acre este ano se avaliada a série histórica 2012-2022.

No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, o Estado se mantém fora da situação de surto. O período de maior aumento de casos de DDA é durante a estiagem, que começa na segunda quinzena de julho.

“Em 2021 a estiagem começou na segunda quinzena de junho, e este ano os rios já apresentam baixa medição desde a primeira quinzena de maio. Os municípios da regional do Juruá, Feijó e Tarauacá, apresentam notificações acima do limite superior”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Vigilância em Saúde (DTHA) da Sesacre, Débora dos Santos.

Os municípios da regional do Alto Acre, Brasileia e Epitaciolândia encerraram a SE 23 acima do limite superior. O município de Xapuri não informou até o fechamento do painel. Já os municípios do Baixo Acre, Jordão, Manoel Urbano, Sena Madureira e Senador Guiomard, encerraram a SE 23 acima do limite superior.

“Um ponto a ser considerado a respeito de Manoel Urbano é que o município vinha apresentando baixas notificações desde 2020. Em conversa com a secretária de Saúde e sua equipe, apresentamos o cenário, e o município passou a realizar um trabalho voltado para identificar e solucionar a subnotificação, o que explica o aumento de casos na região”, pontuou Débora.

O monitoramento das doenças diarreicas agudas é realizado diariamente com os municípios e compartilhado por meio de grupo de trabalho, via WhatsApp.

“Além dos alertas para municípios que estão com notificações acima do limite superior, também alertamos os municípios que estão com baixa notificação, como é o caso de Capixaba (duas notificações), Porto Acre (nenhuma notificação) e Porto Walter (duas notificações) na chamada chamada semana epidemiológica 23, que abrange os dias atuais.

Porto Acre não teve notificação em 12 das 23 semanas epidemiológicas. O alerta é para verificarmos se o número apresentado condiz com a realidade dos municípios ou se estamos tendo subnotificação”, enfatizou Débora.

No dia 13 de junho foi ativada a Sala de Situação das Doenças Diarreicas Agudas junto à de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, para monitoramento e envio dessas informações para toda a equipe da Saúde e população em geral.

Continuar lendo

Acre

Bocalom autoriza nova licitação para o transporte coletivo em Rio Branco

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 23, a a aplicação da pena administrativa de declaração de caducidade dos contratos de outorgas de concessões, firmados com as Concessionárias do Auto Viação Floresta, Via Verde Transportes e Transporte São Judas Tadeu extinguindo-se assim os referidos contratos.

De acordo com a justificativa legal, o consórcio das empresas estavam prestando serviço de forma inadequada e deficiente, tendo por base as normas, critérios, indicadores e parâmetros definidores de qualidade do serviço, agindo assim em desacordo com as cláusulas contratuais e disposições legais expostas na Concessão

O decreto autoriza ainda a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS, em caráter emergencial, a administrar, promovendo ajustes no Sistema de Transportes Coletivos de Rio Branco – SITURB, com o objetivo de aumentar a segurança, garantir a oferta e reduzir os transtornos aos usuários.

Bocalom revogou a criação da Câmara de Compensação Tarifária – CCT, cabendo à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS, o que faz com que seja revertida a operacionalização da bilhetagem eletrônica para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS. A prefeitura também revogou o decreto de intervenção parcial no SINDCOL. Ficam convalidados os contratos emergenciais nº 01/2022, de 08 de fevereiro de 2022 e nº 02/2022, de 29 de abril de 2022, firmados com a empresa Ricco Transporte.

Por fim, o decreto autoriza a RBTRANS a proceder a abertura de Processos Licitatórios, de mais de 50 linhas que operam no sistema de transporte de Rio Branco.

Confira abaixo:

 

Continuar lendo

Acre

Com alta dos combustíveis no Acre, empresas aumentam passagem

Publicado

em

Material jornalístico assinado por Fernando Oliveira, do jornal O Alto Acre, mostra que o novo aumento dos combustíveis repercutiu de maneira imediata nas tarifas dos serviços de transporte no Acre.

Segundo o repórter, a empresa de ônibus Transacreana, a Cooperativa Acre Táxis e os sindicatos de taxistas de Brasiléia e Epitaciolândia anunciaram reajuste nas passagens já a partir dessa semana.

O aumento foi aprovado e publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (21), pelo Conselho Superior da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC), que regula os reajustes tarifários para o transporte intermunicipal de passageiros no estado.

A empresa Transacreana, por exemplo, que faz transporte no Estado do Acre, anunciou um reajuste de 20% por cento nas passagens de ônibus entre os municípios do estado, que será cobrado dos passageiros já a partir desta sexta-feira (24).

De acordo com a justificativa do proprietário da Transacreana, Fernando Lourenzo, o pedido de reajuste já estava sendo feito a um mês e que nesse intervalo, a empresa já acumulava uma perda 15%, por que segundo ele, no sábado, o diesel aumentou em 11,9 % no estado.

“E a partir de agora, vamos ter essa variável toda vez que subir o combustível, vamos repassar”, disse.

Lorenzo afirmou ainda que é possível ter redução de horário dos ônibus em circulação entre os municípios acreanos devido ao impacto do reajuste do diesel. Disse ainda que 50% do reajuste será repassado aos passageiros para não haver interrupção do serviço da empresa no estado.

Com o aumento, as passagens da empresa para a viagem entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul passa para R$ 222. De Rio Branco para Xapuri, R$ 60, e para Brasiléia, R$ 72.

Já a Cooperativa Acre Táxis e os Sindicatos dos Taxistas de Brasileia e Epitaciolândia, anunciam um reajuste de 10% já a partir do próximo dia 27, por causa do aumento também na gasolina. A passagem em média cobrada pelos taxistas de Brasiléia e Epitaciolândia para a capital Rio Branco, passará de R$ 90 para R$ 100 reais.

Continuar lendo

Acre

Fiocruz reafirma tendência de crescimento das síndromes gripais

Publicado

em

O novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta terça-feira (21) mostra que o Acre está entre os 17 Estados que apresentam indícios de crescimento na tendência de longo prazo. Além do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo se enconram nessa condição.

Os demais apresentam sinal de estabilidade ou queda na tendência de longo prazo. No Rio Grande do Sul, em particular, observa-se também o aumento nos casos positivos para gripe em diversas faixas etárias.

Quanto às capitais, 19 apontam para sinal de crescimento na tendência de longo prazo e Rio Branco está nesse grupo. O boletim aponta que os casos de Covid-19 já correspondem a 71,2% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil nas últimas quatro semanas.

Com manutenção do sinal de crescimento de SRAG desde a Semana Epidemiológica (SE) 16, as estimativas apontam para 8,1 (7,2 – 9,0) mil casos na SE 23 (período de 5 a 11 de junho de 2022). A curva nacional mantém sinal de crescimento nas tendências de longo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas).

A análise sinaliza predominância na população adulta. Em crianças pequenas (0 a 4 anos) observa-se o predomínio do vírus sincicial respiratório (VSR), seguido de Sars-CoV-2 (Covid-19), rinovírus e metapneumovírus. Nas demais faixas etárias o Sars-CoV-2 é predominante entre os casos com identificação laboratorial.

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas a prevalência entre os casos positivos foi de 3,5% para influenza A, 0,3% para influenza B, 12,7% para vírus sincicial respiratório e 71,2% para Sars-CoV-2. Nesse mesmo período a prevalência entre óbitos para os resultados positivos para vírus respiratórios foi de 2,6% para influenza A, 0% para influenza B, 2,3% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 91,9% para Sars-CoV-2.

Este ano, 27.302 óbitos de SRAG foram registrados, sendo 20.890 (76,5%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 5.074 (18,6%) negativos e ao menos 561 (2,1%) aguardando resultado laboratorial. Desse total, 3,6% são de influenza A, 0,1% de influenza B, 0,7% de vírus sincicial respiratório (VSR) e 96,4% de Sars-CoV-2.

As síndromes gripais mataram ao menos dez crianças no Acre nas últimas semanas, uma situação piorada com a precariedade e descaso do sistema de saúde.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados

error: Conteúdo protegido!