Conecte-se agora

Acre abre licitação para serviço de bloqueio de radiocomunicadores no presídio Francisco de Oliveira Conde

Publicado

em

Finalmente uma ação mais efetiva poderá acontecer no sistema de segurança pública do Estado do Acre. O diário oficial desta segunda-feira (9) divulga processo licitatório para o serviço de bloqueio de sinais radiocomunicadores – BSR no presídio Francisco de Oliveira Conde.

Segundo o aviso de licitação, o meio de solução deve abranger recursos logísticos e infraestrutura necessária para o perfeito funcionamento do bloqueio nas dependências do maior presídio do Acre.

A medida acontece após quase vinte anos de gestão da Frente Popular do Acre nos presídios do estado, foi o que reparou o ex-presidente do sindicato dos agentes penitenciários, Adriano Marques em postagem feita nas redes sociais. A contratação do serviço é anunciada no momento mais agudo da crise do sistema penitenciária em toda a Amazônia.

Para as autoridades do sistema público de segurança não restam dúvidas de que as ações de incêndio a prédios e bens públicos, homicídios e outros delitos tem sido coordenado de dentro da FOC, onde líderes de facções criminosas coordenam as ações via telefone celular. A extrema fragilidade no controle das unidades prisionais parece ter sido reconhecida.

De acordo com o que a reportagem apurou, em todo o Brasil, 65% das penitenciárias do não têm detectores de metais nem aparelhos para o bloquear o sinal de celulares, inclusive, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim, no Amazonas, onde aconteceu uma das maiores rebeliões dos últimos anos com 56 detentos mortos numa guerra entre facções.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou que mais de 3 mil scanners serão instalados nos presídios brasileiros, a partir do lançamento do Plano Nacional de Segurança Pública.

Para José Janes, presidente da Associação e Sindicato dos Agente Penitenciários do Acre, a medida é muito boa, mas o estado precisa investir no ser humano e nas condições de trabalho dos agentes, que ameaçam uma grande paralisação após visita ao ministro da Justiça.

“Tem dificuldades para sentar, o secretário Emylson Farias quer estar somente na mídia, não negocia com os agentes” afirmou Janes.

Acre

Contribuintes ativos do ICMS crescem 22% desde 2019 no Acre

Publicado

em

Os contribuintes ativos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Acre cresceram 22% entre 2019 e 2021, segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que possui painel de dados específico.

Eram 44.043 em 2019, e chegaram a 53.894 em 2021, segundo os dados painel que retratam até março deste ano. Em 2020, os contribuintes ativos eram 51.842 no Estado.

O painel inclui todos os contribuintes ativos de ICMS relativo ao Simples Nacional; operações de débito e crédito; produtor rural, entre outros.

O Confaz avisa que os dados constantes no Painel são de responsabilidade exclusiva das Secretaria de Fazenda, Economia, Tributação e Receita dos Estados e do Distrito Federal.

Continuar lendo

Acre

Queda de árvore mata adolescente na zona rural de Capixaba

Publicado

em

Um adolescente identificado apenas como Ítalo, de 14 anos, morreu após ser atingido por uma árvore na noite deste domingo, 24, no Ramal do Silveira, localizado na Alcoobrás, zona rural do município de Capixaba, interior do Acre.

Segundo informações da polícia, Ítalo trafegava no ramal na garupa de uma motocicleta modelo Honda CG/125 Fan, de cor preta, juntamente com uma criança de 12 anos, que conduzia a moto.

Uma árvore caiu em cima das vítimas. Com o impacto Ítalo sofreu um afundamento de crânio e perda de massa encefálica.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram ao local, Ítalo já se encontrava sem vida. Foi prestado atendimento à outras duas vítimas que sofreram apenas escoriações e ficaram no local.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos e em seguida o corpo ser liberado aos familiares.

Continuar lendo

Acre

Cantor Frank Aguiar está no Acre para participar da festa do daime

Publicado

em

O cantor Frank Aguiar, que já havia tomado daime no Acre há oito anos, está novamente no Rio Crôa, na cidade de Cruzeiro do Sul, participando de um festival da bebida da floresta.

Em um vídeo, ele aparece cantando e tocando violão com um grupo próximo à uma fornalha, onde estão  as panelas com o daime cozinhando.

O cantor, que já foi deputado federal por São Paulo e vice-prefeito de São Bernardo do Campo, também esteve na terra indígena Katukina, localizada na BR-364, próximo à Cruzeiro do Sul.

Nas redes sociais,  o artista disse que o final de semana está sendo muito bom no Acre. “Como é bom estar em meio a natureza. É showwww papai “, afirmou.

Em dezembro do ano passado, uma entrevista à revista Quem, o cantor Frank Aguiar, um dos mais conhecidos cantores de forró do país, também chamado no mundo musical de o “cãozinho dos teclados”, citou uma experiência no Acre como um divisor de águas em sua vida.

Durante o bate papo com a revista, Aguiar revelou que sete anos atrás quando esteve no Acre fazendo um show em Cruzeiro do Sul, se sentindo no  fundo do poço, passando por crises com os filhos e com a política, teve uma  experiência com o que chama de chá milagroso, que mudou a vida dele.

“Sete anos atrás, fiz um show em Cruzeiro do Sul, no Acre. Depois do show, o prefeito me convidou para conhecer as belezas do Rio Croa. Alugamos uma canoa e me apresentaram o chá milagroso, que além da cura, expandia a consciência. Naquela época estava no fundo do poço e passando por um momento de conflitos com meu filho e com a carreira política. Naquele momento resolvi toda a minha vida. Foi como se eu tivesse feito dez anos de terapia com o melhor psicólogo. Lá ouvi uma voz me falando que eu seria uma ponte para que outras pessoas pudessem ter suas evoluções”, relembra ele, que também fez cursos de inteligência emocional.

Veja o vídeo:

video
Continuar lendo

Acre

Sem mortes, Acre registra 9 casos de Covid-19 neste domingo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou 9 novos casos de infecção por coronavírus neste domingo, 24 de outubro. O número de infectados aumentou para 88.033, em todo o Estado.

Uma boa notícia é que o boletim não contabilizou nenhuma notificação de óbito, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.844 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 248.993 notificações de contaminação pela doença, sendo que 160.917 casos foram descartados e 43 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.067 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 10 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas