Menu

Festival Pachamama apresenta múltiplas atividades gratuitas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Festival Pachamama promove uma palestra e cinco mostras de filmes latino-americanos, nesta segunda-feira (21). Em outra ponta, a organização se desdobra para criar um espaço de exibição na Cidade do Povo, a partir das 19h, como parte da ação inclusiva “Cinema nos Bairros”. Após a sessão, ainda na comunidade, o ator Luiz Carlos Vasconcelos (Carandiru; Queridos Amigos) interpreta o Palhaço Xuxu no espetáculo “Silêncio Total, Vem Chegando um Palhaço”.

A socióloga boliviana Silvia Rivera ministra a palestra “Sociologia da Imagem”, às 14h, no auditório do Bloco de Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac). A conferência reflete a necessidade de se considerar as formas não alfabéticas como um caminho até a compreensão da experiência colonial e pós-colonial nos Andes. Rivera é também professora da Universidad Mayor de San Andrés, em La Paz, e ativista do povo nativo aymará.

Anúncio

No Cine Recreio, às 14h, a Mostra Índio apresenta obras dirigidas por três mulheres brasileiras. A estreia mundial de “Hup Boyoh”, de Jéssica Mota e Alice Riff, e, em seguida, “Para Onde Foram as Andorinhas?”, de Mari Corrêa. A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens começa às 15h, na Filmoteca Acreana, com as produções “Pau de Selfie”, “De Falso a Legal en una Toma”, “Entre Imagens – Intervalos”, “Forastero”, “A Morte do Cinema” e “Los Exploradores”.

A Mostra Competitiva de Longas-Metragens exibe, a partir das 17h, as obras “Las Lecturas”, da peruana Lorena Best Urday, e “Os Pássaros Estão Distraídos”, de João Vieira Torres e Diogo Oliveira, no Anfiteatro Garibaldi Brasil da Ufac. Às 19h, a Mostra Mirada Latina traz o filme “Alba”, da equatoriana Ana Cristina Barragán, seguido da Mostra Identidades, com “Eldorado XXI: O Som e a Fúria”, dirigida pela portuguesa Salomé Lamas. Ambos no Cine Recreio.

Com programação gratuita, o 7° Festival Pachamama é executado coletivamente pelo governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), Saci Filmes, Yaneramai Films e Ministério da Cultura (MinC). O evento recebe patrocínio do Banco da Amazônia e apoio do Cineclube Opiniões, Mistika, Cinema das Ideias, Canal Brasil, Jornal Opinião, Hotel Best Western Plus e da prefeitura de Rio Branco. Confira a programação completa em www.cinemadefronteira.com.br.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.