Menu

Festival Pachamama apresenta múltiplas atividades gratuitas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Festival Pachamama promove uma palestra e cinco mostras de filmes latino-americanos, nesta segunda-feira (21). Em outra ponta, a organização se desdobra para criar um espaço de exibição na Cidade do Povo, a partir das 19h, como parte da ação inclusiva “Cinema nos Bairros”. Após a sessão, ainda na comunidade, o ator Luiz Carlos Vasconcelos (Carandiru; Queridos Amigos) interpreta o Palhaço Xuxu no espetáculo “Silêncio Total, Vem Chegando um Palhaço”.


A socióloga boliviana Silvia Rivera ministra a palestra “Sociologia da Imagem”, às 14h, no auditório do Bloco de Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac). A conferência reflete a necessidade de se considerar as formas não alfabéticas como um caminho até a compreensão da experiência colonial e pós-colonial nos Andes. Rivera é também professora da Universidad Mayor de San Andrés, em La Paz, e ativista do povo nativo aymará.

Publicidade

No Cine Recreio, às 14h, a Mostra Índio apresenta obras dirigidas por três mulheres brasileiras. A estreia mundial de “Hup Boyoh”, de Jéssica Mota e Alice Riff, e, em seguida, “Para Onde Foram as Andorinhas?”, de Mari Corrêa. A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens começa às 15h, na Filmoteca Acreana, com as produções “Pau de Selfie”, “De Falso a Legal en una Toma”, “Entre Imagens – Intervalos”, “Forastero”, “A Morte do Cinema” e “Los Exploradores”.


A Mostra Competitiva de Longas-Metragens exibe, a partir das 17h, as obras “Las Lecturas”, da peruana Lorena Best Urday, e “Os Pássaros Estão Distraídos”, de João Vieira Torres e Diogo Oliveira, no Anfiteatro Garibaldi Brasil da Ufac. Às 19h, a Mostra Mirada Latina traz o filme “Alba”, da equatoriana Ana Cristina Barragán, seguido da Mostra Identidades, com “Eldorado XXI: O Som e a Fúria”, dirigida pela portuguesa Salomé Lamas. Ambos no Cine Recreio.


Com programação gratuita, o 7° Festival Pachamama é executado coletivamente pelo governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), Saci Filmes, Yaneramai Films e Ministério da Cultura (MinC). O evento recebe patrocínio do Banco da Amazônia e apoio do Cineclube Opiniões, Mistika, Cinema das Ideias, Canal Brasil, Jornal Opinião, Hotel Best Western Plus e da prefeitura de Rio Branco. Confira a programação completa em www.cinemadefronteira.com.br.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido