Menu

Em feira de profissões na Uninorte, psicologa diz que apoio da família é essencial na escolha da carreira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Escolher a carreira profissional não é algo fácil. O assunto causa muitas dúvidas nos adolescentes quando chegam próximo de terminar o ensino médio para ingressar no ensino superior. O retorno financeiro, a pressão da família, vocação ou não pela área, são algumas dúvidas que, muitas vezes, podem causar transtorno de ansiedade no adolescente.


unnamed

Publicidade

Mas a situação pode piorar com a cobrança dos pais em obrigar o filho a seguir uma área profissional que ele não tenha afinidade. É o que diz a psicóloga Talita de Carvalho, coordenadora da Clínica de Psicologia da União Educacional do Norte (Uninorte/Iesacre).


Segundo ela, os filhos devem conversar abertamente com os pais quando o assunto é escolher a profissão. “Todos nós sabemos que os pais querem o melhor para os filhos, mas a pressão no adolescente para ele escolher uma profissão que ele não tenha afinidade pode causar problemas futuros”, disse a psicóloga.


unnamed-1


Foi seguindo esta linha que a Uninorte/Iesacre promoveu a I Feira de Profissões. A atividade iniciou nesta quinta-feira (10) com apresentações de vários cursos a diversos estudantes do ensino médio. O evento, que segue também nesta sexta-feira (11), proporciona aos visitantes aulas práticas dos cursos, palestras sobre várias doenças, roda de conversas e ainda atendimento de teste vocacional aplicado pelos psicólogos.


A diretora de Ensino da Uninorte/Iesacre, Vanessa Vogliotti Igami ressaltou que o evento é uma contribuição para ajudar os adolescentes a escolherem a profissão que mais se identificam.


“Faz parte do nosso propósito contribuir na formação superior. Muitos jovens estão em dúvida e nossa missão é ajudar. São 24 cursos em funcionamento na Uninorte/Iesacre e todos estão sendo apresentados. Todos os atendimentos também são gratuitos”, disse.


unnamed-2


Embora a feira seja voltada para estudantes do ensino médio, a comunidade em geral interessada em saber sobre o mercado profissional de diversas áreas também pode participar.


A estudante Larissa Carioca, 17 anos, da Escola Lourival Sombra, foi uma das visitantes que aproveitou o stand do curso de direito para tirar algumas dúvidas. Segundo ela, seguir a carreira jurídica é o sonho profissional.
“Quero ser juíza. Gosto da área criminal. Acho interessante poder ajudar as pessoas. Veja algumas coisas erradas no mundo e quero consertá-las. Ser juíza é o que quero para meu futuro”, ressaltou.


unnamed-3

Publicidade

Todas as áreas apresentadas na Feira de Profissões são acompanhadas pelos acadêmicos, coordenadores e professores.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido