Categories: Acre Destaque 3 Notícias

Acre registra 2 casos de homens solteiros em busca de adoção

Published by
Da redação ac24horas

Dois pedidos de habilitação interpostos por homens solteiros (interdependentes) para adoção de crianças estão sendo analisados pelo Juízo da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco. Os candidatos possuem 45 anos e preenchem todos os requisitos necessários para a realização do procedimento.


A legislação vigente no Brasil permite que todas as pessoas com mais de 18 anos possam adotar uma criança ou adolescente, entretanto a demanda ainda tem sido baixa no estado acreano. O titular da unidade judiciária, juiz de Direito Romário Divino, alerta que o desejo de adotar deve ser consciente e não fruto de um sentimento, como piedade, dó, ou para atender a necessidade de uma pessoa que se sente só.


Romário Divino destaca ainda que o número de homens solteiros interessados na adoção é consideravelmente menor que as interessadas mulheres.


De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente, dos mais de 37 mil pretendentes inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, 5.019 são pessoas solteiras. Em média, elas representam cerca de 15% do total de crianças adotadas em todo o país.


Na maioria dos pedidos formulados por pessoas do sexo masculino interdependentes, o instinto paternal revela- a situação de homens solteiros ou mesmo separados que estão em busca de realizar o sonho de ter um filho, independente do casamento.


No Educandário Santa Margarida, localizado na Capital Acreana, existem 22 crianças disponíveis para adoção, na faixa etária de zero a 12 anos, contudo ainda há adolescentes que sonham com um lar nos abrigos Maria Tapajós e Sol Nascente.


Como adotar
Adotar é um acolhimento voluntário de um integrante de uma família. O efeito jurídico da adoção é de natureza constitutiva. Para adotar, além de preencher alguns formulários, estão previstas entrevistas para avaliação psicossocial do adotante. Na entrevista, o pretendente a pai preencherá a ficha de triagem onde poderá solicitar o tipo físico, idade e sexo da criança.


Com o processo sendo aprovado, o interessado estará habilitado para adoção e fará parte de uma lista, junto ao Cadastro Nacional de Adoção. Para saber como funciona o Cadastro Nacional de Adoção, acesse o Guia do Usuário.
A restrição é que o adotado deve ser 16 anos mais novo que o adotante. O processo de adoção para os solteiros demora o mesmo tempo que para os casais. Para se candidatar, basta ir ao Fórum, com a identidade e um comprovante de residência, e abrir um processo de habilitação para adoção. (Com informações do TJAC)


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Colisão entre carro e moto deixa policial penal ferido

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou o Policial Penal Itomar Fernandes Batista,…

22/05/2024

Fla avança na Copa do Brasil com gol de joelho e protesto contra Gabigol

O Flamengo sofreu, mas marcou no fim com Pedro e venceu o Amazonas novamente por…

22/05/2024

Senado aprova PL que amplia cotas raciais em concursos para 30%

O Senado aprovou nesta 4ª feira (22.mai.2024) o PL (Projeto de Lei) 1.958 de 2021,…

22/05/2024

Flu vence Sampaio, avança na Copa do Brasil e John Kennedy volta a marcar

O Fluminense não deu brecha para qualquer tipo de zebra, venceu o Sampaio Corrêa por…

22/05/2024

Botafogo é eficiente, volta a bater o Vitória e avança na Copa do Brasil

O Botafogo está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe…

22/05/2024

Liderança de organização criminosa é presa em ação conjunta da Polícia Civil

A  Polícia Civil do Acre (PCAC), deflagrou uma operação de combate ao crime organizado na…

22/05/2024