Categories: Acre Cotidiano Notícias

Ambulância do SAMU: Mantida obrigação do Estado do Acre de indenizar condutor de veículo

Published by
Da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais julgou improcedente o Recurso Inominado (RI) interposto pelo Estado do Acre nos autos da Reclamação Cível nº 0012087-46.2015.8.01.0070, mantendo, por consequência, a condenação do Ente Público ao pagamento de indenização por danos materiais em decorrência de um acidente de trânsito envolvendo uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


A decisão, que teve como relator o juiz de Direito Anastácio Menezes, publicada na edição nº 5.673 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE, fl. 23), desta sexta-feira (1º), considera que  motorista do veículo oficial “não empreendeu os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito”, tendo dado causa ao acidente, não havendo, assim, motivos para a reforma da sentença condenatória.


Entenda o caso

Anúncios


A autora buscou a tutela de seus direitos junto ao Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco objetivando o recebimento de danos materiais decorrentes de um sinistro de trânsito envolvendo uma ambulância do SAMU, a qual se deslocava, segundo ela, “em alta velocidade” para atender a uma ocorrência.


O pedido foi julgado procedente por aquele Juízo, considerada a responsabilidade objetiva do Ente Público e a presença dos pressupostos indenizatórios previstos em lei – dentre eles a demonstração do nexo causal entre “a conduta voluntária ilícita” por parte do condutor da ambulância e os danos causados ao veículo conduzido pela autora.


O Estado do Acre, por sua vez, interpôs RI junto à 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, sustentando, em síntese, que a autora da ação não tem legitimidade para figurar no polo ativo do processo, já que não seria a real proprietária do veículo envolvido no acidente, além de que o sinistro teria ocorrido por culpa exclusiva da condutora, “ao ignorar o dever de dar preferência à ambulância que seguia em atendimento”.


Decisão de 2º Grau


O relator do recurso, o juiz de Direito Anastácio Menezes, no entanto, ao analisar o caso, rejeitou a argumentação do Estado do Acre, entendendo que não há motivos para a reforma da sentença.


De acordo com o magistrado, contrariamente à alegação do Ente Público, a condutora do veículo, embora transitasse em carro de terceiro, é parte legítima para figurar na ação. “Embora não seja proprietária do veículo, (a autora) encontrava-se na condução do mesmo quando da ocorrência do fato, havendo comprovado o pagamento correspondente ao conserto do bem. Destarte, apresenta-se legitimada para pleitear a reparação de danos”, anotou o relator em seu voto.


O relator assinalou ainda que restou comprovada, durante a instrução processual, a “conduta culposa do preposto (representante; no caso, o motorista da ambulância), que não empreendeu os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito e colidiu no veículo conduzido pela parte recorrida”, impondo-se, dessa maneira, a responsabilidade do Ente Público em indenizar os danos decorrentes do sinistro.


Por fim, o relator votou pelo não provimento do RI interposto pelo Estado do Acre, no que foi acompanhado, à unanimidade, pelos demais juízes que compõem a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, que, assim, mantiveram a sentença exarada pelo Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco “por seus próprios fundamentos”.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Fátima Bernardes vê roubo em Paris e faz alerta sobre segurança

Neste sábado, 27 de julho, Fátima Bernardes utilizou seu Instagram para desabafar sobre um furto…

27/07/2024

Marília Gabriela, de 76 anos, impressiona ao exibir foto rara com a neta

Marília Gabriela encantou a web nesta quinta-feira, 25/07, ao publicar uma foto inédita com a…

27/07/2024

Cerca de 50 kg de droga é apreendida em ônibus que saiu de Rio Branco

Neste sábado (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 50 kg de drogas,…

27/07/2024

Festival Tanabata Matsuri celebra cultura japonesa em Rio Branco

A segunda edição do festival Tanabata Matsuri, organizado pela Associação de Nerds do Acre (Anac),…

27/07/2024

Sabrina Sato, Galvão Bueno e Mauren Maggi participam de abertura da Casa Brasil

A Casa Brasil, em Paris, recebeu convidados especiais nesta sexta-feira, 26, dia de abertura. O…

27/07/2024

Trio é preso com duas armas de fogo e um simulacro na capital

Três indivíduos foram presos por porte ilegal de arma de fogo pela Polícia Militar, sendo…

27/07/2024