Categories: Acre Destaque 7 Editorial Notícias Política

Um caldeirão, uma vice e uma forma estúpida de fazer política

Por
Roberto Vaz

É mesmo de estupidificar: a acomodação de Socorro Neri (PSB) como pré-candidata a vice na chapa de Marcus Alexandre terá reflexos até na bancada federal. Sai o petista Sibá Machado para a entrada em cena de Moisés Diniz.


O afago nos comunistas terá ainda uma boquinha para a ex-deputada Perpétua Almeida na Educação, no lugar de Diniz. E Sibá será acomodado na Secretaria de Indústria e Comércio.


Para quem não está afeito às manobras do poder, fica difícil entender por que tantas mudanças a partir de uma única razão – ou seja, escalar uma ex-tucana, recém-filiada ao PSB, para vice de Marcus Alexandre. Se esse for o seu caso, leitor, acalme-se: o motivo também nos parece obscuro, daí a conclusão fácil de que ele decorre da vaidade de um governador disposto a mover mundos e fundos para fazer prevalecer a sua vontade.


Se Socorro Neri, como dizem muitos presidentes de partidos que integram a Frente Popular, não soma votos a Marcus Alexandre na proporção da trabalheira que sua indicação deu a Sebastião Viana, o PCdoB tira, segundo este último. Mas se tiram votos, por que, afinal de contas, tanta malemolência com os comunistas para que não saiam magoados do episódio?


Eis a verdade: os companheiros aprenderam a suportar os camaradas não pelo que eles somam como aliados, mas pelo dano que seriam capazes de causar como adversários. Nesse aspecto, o PCdoB é apenas o mal necessário, já que o malefício poderia ser maior em caso de rompimento.


Aos demais partidos políticos que integram a chapa – à exceção do PSB, que cresceu nos últimos tempos, a ponto de poder indicar agora a vice do prefeito da capital –, sobram as migalhas do poder. Nada, portanto, a se comparar aos benefícios cedidos aos camaradas, sempre muito bem tratados pela cúpula petista.


Pelo que também se pode analisar retroativamente do noticiário, ao convencer Sibá Machado a abrir mão do mandato em benefício de Moisés Diniz, o governador Sebastião Viana jogou a toalha em sua tentativa de convencer o deputado federal César Messias (PSB) de concorrer à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Era esse o trunfo que acomodaria Diniz na Câmara, nem que fosse pelo período que durasse a campanha eleitoral.


A mudança de estratégia, com a persuasão de Sibá, revela que Messias segue recalcitrante. A vida em Brasília deve ser boa demais para que ele encare a aventura de se meter na disputa em Cruzeiro do Sul, sobretudo depois de ter queimado o próprio filme votando contra o impeachment da presidente Dilma.


Quem achou que o PCdoB sangraria até a morte com a decisão de alçar Socorro Neri à condição de vice viu que não basta cortar apenas uma das cabeças da Hidra de Lerna, já que no lugar, conforme a mitologia, surgem outras duas.


Moisés Diniz e Perpétua Almeida vêm a ser as duas cabeças que nascem no lugar da que foi cortada – e responde pelo nome de Marcio Batista.


 


 


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024