Conecte-se agora

Sebastião Viana cumpre extensa agenda em Capixaba nesta sexta

Publicado

em

Sebastião Viana cumpre desde cedo extensa agenda no município de Capixaba, interior do Acre. Na propriedade do agricultor Jorge Moura, localizada na BR-317, na Fazenda Campo Esperança, Viana acompanha a colheita de 140 hectares plantados de milho. A previsão é de que 14 mil sacas do grão sejam colhidas na propriedade.

Mais tarde, Sebastião reinaugura o escritório da Seaprof em Capixaba. O valor da reforma custou mais de 230 mil reais e o recurso é oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA).

Também em Capixaba, o governador lança o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), um dos principais instrumentos de garantia da compra da produção e incentivo ao produtor.

Seu último compromisso no município é a inauguração do Programa Luz Para Todos no Projeto de Assentamento Nova Promissão, localizado no km-139 da BR-317, onde mais de 170 famílias serão beneficiadas com a eletrificação rural.

Cotidiano

Projeto Acolher Para Transformar do Tribunal de Justiça atenderá pessoas em situação de rua

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre promoverá nos dias 2 e 3 de junho, em Rio Branco, o projeto Acolher Para Transformar, voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua.

A iniciativa faz parte da edição especial do Projeto Cidadão e integrará benefícios como emissão de documentos e atendimento médico, odontológico, jurídico e previdenciário.

O acesso a documentação civil é uma forma de garantir direitos e promover a cidadania, reduzindo a invisibilidade deste público. Esta realização é a segunda etapa e conta com diversos parceiros do Estado. A primeira atividade iniciou dia 26 de abril e ocorreu até o dia 4 de maio, com um mutirão na rua do Fórum Barão de Rio Branco.

A juíza-auxiliar da Presidência, Andrea Brito, enfatizou que a iniciativa contribui com o objetivo de garantir o acesso à Justiça. “O nome do evento reflete então o lema dessa política institucional: acolher para transformar”, enfatizou a magistrada.

Continuar lendo

Cotidiano

Prazo para municípios preencherem informação sobre saneamento termina dia 30

Publicado

em

O prazo para os municípios atualizarem os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em relação ao abastecimento de água, rede de esgoto, resíduos sólidos urbanos e águas pluviais, termina nesta segunda-feira, 30.

A ferramenta é fundamental para o planejamento do saneamento básico no país, tanto para a instância federal como também para estados e municípios.

As informações ajudam a orientar a aplicação de investimentos, a construção de estratégias de ação e o acompanhamento de programas e das atividades destes serviços fundamentais, que afetam diretamente a qualidade de vida da população.

Os municípios que não atualizarem os dados no sistema ficarão inadimplentes e terão bloqueados os acessos aos recursos federais.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Acre, apenas Rio Branco, Bujari e Brasileia possuem serviço de esgotamento sanitário, mas no sistema do SNIS, em 2019, somente o município de Rio Branco apresentou dados da coleta de esgoto acompanhada de tratamento.

Para mais informações, basta acessar a página do SNIS, no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Continuar lendo

Cotidiano

Conselho alerta para cautela e reforço às medidas de controle da Covid-19 no país

Publicado

em

Em apresentação realizada nesta quinta-feira (26) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), a entidade alertou que, apesar da publicação de portaria pelo Ministério da Saúde declarando o encerramento da Emergência Saúde Pública de Importância Nacional, o momento ainda exige cautela.

Apesar de observada a manutenção de casos e óbitos pela Covid-19 em diversas regiões do mundo, a estagnação no avanço das coberturas vacinais representa um grave risco para o surgimento de novas ondas e variantes.

Destaca-se que a vacinação contra a Covid-19, conforme todos os dados apresentados tem demonstrado ser a estratégia principal para controle epidemiológico do vírus, com efetiva redução de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos, tendo também seu papel na redução da transmissão.

O Conass também acompanha, em parceria com a organização internacional Vital Estrategies e com dados do Facebook, o relato de sintomas de Covid-19 pelos internautas, que apesar de também estarem presentes em outras doenças respiratórias agudas, tem prenunciado o aumento de casos, como foi observado antes do grande aumento de casos pela variante Ômicron, e estes relatos vêm aumentando consideravelmente nas últimas semanas.

Além disso, vem sendo observado aumento na proporção de casos positivos para o SARS-CoV-2, nos exames realizados, tanto na Rede de Laboratórios de Saúde Pública, como nos laboratórios privados, conforme recente relatórios do Instituto Todos Pela Saúde (ITpS), que apontou alta na prevalência de casos prováveis da sublinhagem BA.2 da Ômicron nas últimas semanas.

Há a necessidade de pactuação de plano de controle epidemiológico, definindo indicadores e estratégias de controle, reforçando ainda a necessidade de manter as demais medidas de prevenção, como o uso de máscaras e higiene frequente das mãos.

Foram apresentados ainda os dados sobre o aumento dos casos de SRAG, especialmente em crianças menores de 5 anos, tanto pela permanência de casos de Covid-19, como pelo aumento de infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório. Os estados observaram aumento na demanda de leitos de UTI pediátrica, o que segundo o assessor técnico, reforça a necessidade de implementar ações de Vigilância Integrada das Doenças Respiratórias Agudas e o fortalecimento da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.

Outra análise importante divulgada ontem, foi o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz. O documento ressalta que aproximadamente 48% dos registros da SRAG foram decorrentes da doença. Além disso, 84% das mortes pela síndrome também estão relacionadas ao coronavírus.

Continuar lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco deve remover 200 toneladas de resíduos durante operação de limpeza

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco executa nesta sexta-feira, 27, a quarta edição do mega mutirão de limpeza geral nos bairros Santa Quitéria e Conquista. A expectativa é remover aproximadamente mais de 200 toneladas de resíduos.

Estão sendo feitos trabalhos de limpeza geral como: capinagem, roçagem, retirada de entulhos, raspagem, varrição, desobstrução de bueiros e caixas coletoras de esgoto.

O mega mutirão conta com reforço de todas as máquinas e trabalhadores da SMCCI, no total são mais de 400 homens e mais de 100 máquinas e equipamentos, como: caçambas, retroescavadeiras, caminhões, tratores e carros de apoio.

“As ações fazem parte do programa: “Cidade Limpa, Povo Desenvolvido”, que tem o objetivo de levar serviços de limpeza a todos os bairros da capital acreana, praças e espaços públicos, proporcionando melhor qualidade de vida à população”, afirma Joabe Lira, secretário de Cuidados com a Cidade.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!