Categories: Destaque Direita Flash Política Regional Notícias Política

Vereadores mantêm veto a projeto de Lei que acabava com cobrança em estacionamento privado

Published by
Ana Paula Batalha

 


Em sessão nesta terça-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco mantiveram o veto ao projeto de lei nº 19/2015, de autoria do vereador Fernando Martins (PCdoB), que dispõe sobre a cobrança de taxa de estacionamento privado no município de Rio Branco.


O projeto caminhava pela casa há mais ou menos um ano, foi aprovado em sessão anterior pelos parlamentares, porém, vetado pelo prefeito Marcus Viana (PT) e hoje, por mais de uma hora, foi discutido se o veto seria ou não derrubado. Por 6 a 4, os parlamentares mantiveram o veto.


O projeto tratava sobre a cobrança abusiva dos estacionamentos do Via Verde Shopping, do Hospital Santa Juliana, Pronto-Clínica, Santa Casa e da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). O autor pedia que no shopping, os clientes que consumissem mais de R$ 50 em produtos fossem isentos da taxa de estacionamento, que os hospitais cobrassem o mesmo valor da Zona Azul e que a faculdade isentassem os acadêmicos das taxas de estacionamento pelo fato de, mensalmente, eles já pagarem mais de R$ 1 mil em cursos, xerox’s e lanches no interior da unidade.


“Quero deixar a população ciente de que eu tentei ajudar. Ficamos debatendo uma hora para a derrubada do veto, mas vou continuar tentando, principalmente em hospitais que recebem verbas federais para manutenção e cobram taxas abusivas de estacionamentos. A população deve acordar e saber de seus direitos. Há muitas coisas que existem já no próprio Código do Consumidor. Na Uninorte estão articulando que o estacionamento pode também ser privatizado”, disse o autor do projeto, Fernando Martins.


O líder do prefeito na Câmara, Gabriel Forneck (PT), argumento que o projeto esquece outros locais e citou como exemplo a taxa de estacionamentos nos bancos e também na OCA. O vereador, que votou pela manutenção do veto, ainda frisou sobre as questões dos hospitais que, para ele, a melhor maneira seria entrar com ação judicial pelo fato de essas unidades receberem dinheiro público.


Share
Published by
Ana Paula Batalha

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024